Navegando pelas redes sociais, é muito provável que você já tenha se deparado com um influenciador digital, não é mesmo? Tais, fazem parte de uma estratégia de conteúdo muito bem sucedida: o marketing de influência!
Você sabe o que é e como funciona esse conceito? Muito além de apenas combinar com um criador de conteúdo que ele exiba seu produto nas redes sociais, essa estratégia envolve muitas ferramentas e gera resultados exponenciais.
Ficou curioso para saber mais sobre o marketing de influência? Então, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois, te contaremos os detalhes sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
De uma maneira objetiva, podemos definir o marketing de influência como uma estratégia de apresentação de um produto ao seu público alvo através da influência de uma pessoa que cria conteúdos nas redes sociais.
Essa pessoa é popularmente conhecida como “digital influencer” e como o próprio nome já diz, ela tem o papel de influenciar o público a adquirir o produto que ela está anunciando.
Dessa forma, o principal objetivo da estratégia de marketing digital é induzir a tomada de decisão do consumidor através da confiança que ele tem no criador de conteúdo que ele acompanha.
Além disso, é imprescindível que o criador de conteúdo independente tenha um nicho bem definido e um público engajado para que essa estratégia tenha os melhores resultados possíveis.
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Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já tem o conhecimento teórico deste conceito, que tal conhecer alguns exemplos para ampliar ainda mais sua percepção? Confira no próximo tópico!
Para entender melhor quais são as características dos influenciadores digitais na prática, conheça algumas personalidades que atuam nesse ramo de criação de conteúdo e visualize o conceito na prática:
Virgínia tem 22 anos e atua como youtuber e influenciadora digital através das redes sociais desde 2016. Atualmente ela tem cerca de 35,5 milhões de seguidores só no instagram e conta com um bom engajamento de seus fãs.
Diante disso, ela é constantemente contratada por diversas empresas para fazer publicidade de seus produtos e serviços. A influenciadora pode chegar a ganhar milhares de reais em apenas uma publicidade.
Whindersson Nunes tem 27 anos e atua com criação de conteúdo na internet desde 2012, já tendo sido considerado o maior canal de youtube de todo o Brasil. Atualmente, ele tem milhões de seguidores em suas redes sociais.
No instagram, ele acumula atualmente 57,8 milhões de seguidores!
Dessa forma, ele chama atenção de diversas empresas para impulsionar o reconhecimento e vendas de determinado produto, pois ele é um potencial influenciador na decisão de compra de muitas pessoas.
Existem muitas personalidades famosas que podem ser consideradas digitais influencers e servir de ponte para a venda e divulgação de um produto. Mas, engana-se quem acha que esse nicho é restrito aos famosos!
Muitas empresas se mostram muito interessadas no investimento em pequenos produtores de conteúdos independentes, que tenham um nicho bem definido e um público engajado, sem considerar o número de seguidores.
Isso porque a influência vem da identificação, então, pessoas comuns também podem ser grandes influências e levar a tomada de decisões de compra esperadas, desde que seus seguidores se identifiquem com a pessoa e o produto.
Depois de aprender tanto sobre marketing de influência, você ainda pode estar se questionando: Quais são as vantagens dessa estratégia? Confira o tópico a seguir para saber isso e muito mais!
Entender quais são as vantagens que uma estratégia pode proporcionar é essencial para avaliar se vale ou não a pena adotá-la em seu negócio. Diante disso, conheça as vantagens do marketing de influência:
A confiança é a base do marketing de influência, afinal, você só consegue ser influenciado positivamente por alguém que você se identifica e confia nas indicações que te oferece.
Por isso, essa estratégia traz muita credibilidade para sua marca, visto que, as pessoas confiam mais no que a marca promete quando alguém que se identificam, testam e recomendam.
A acessibilidade é um fator muito importante para o marketing de conteúdo, afinal, para influenciar alguém é necessário ter acesso a essa pessoa, não é mesmo?
E hoje, a internet é esse canal que permite que pessoas do mundo inteiro estejam conectadas no mesmo lugar e é um recurso amplamente acessível que vem sendo cada vez mais disseminado.
Ter uma marca visível e reconhecida é um dos principais objetivos de toda empresa! E através do marketing de influência esse fator pode ser potencializado e esse objetivo fica cada vez mais próximo de se concretizar.
Fazer parcerias de forma estratégica é algo benéfico para ambas as partes, visto que, além de compartilhar experiências , ainda é possível estabelecer um networking muito enriquecedor.
Depois desses benefícios apresentados, fica muito mais fácil avaliar se vale ou não a pena adotar essa estratégia no seu negócio, não é mesmo? E não acaba por aqui, confira dicas de como aplicá-la no tópico a seguir!
Ficou interessado no marketing de influência para o seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois nós listamos algumas dicas de ouro para te ajudar nisso:
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho acaba servido e não se chega a lugar nenhum. Por isso, ter metas claras e realistas é tão importante, inclusive para o marketing de influência.
Dessa forma, planeje quais são as ações que vão ser tomadas pelo influencer e quais os resultados esperados disso.
Conhecer seu público-alvo é essencialpara influenciá-lo na tomada de decisão esperada. Diante disso, tenha claro qual nicho você pretende alcançar e busque influenciadores que estejam alinhados com isso.
Melhor do que realizar algo é realizar algo que tenha um propósito muito bem definido. Por isso, ser estratégico é tão importante para alcançar os resultados almejados dentro do marketing de influência.
A todo momento uma nova tendência é lançada, e estar atualizado delas é um grande diferencial para o seu negócio!
Logo, busque sempre alinhar seu marketing de influência com as principais tendências nessa área para ter os resultados ainda mais potencializados.
O que faz com que um Influencer digital seja um canal eficiente entre seu produto e o público-alvo é a identificação que ele gera com esse último.
Por isso, não interfira ou mecanize a forma de divulgação do criador de conteúdo, pois isso pode interferir negativamente nos resultados e gerar uma quebra de confiança.
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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