O marketing é uma das formas mais eficientes de promoção de um produto ou serviço, e cada vez mais a evolução e especialização dessa área vem chamando a atenção de empreendedores de todos os nichos.
São várias as formas que essa área pode ser dividida em alguns exemplos, tais como: marketing de conteúdo digital, trade e outbound marketing, entre outros. Hoje, vamos falar de uma forma que vem se destacando muito: o marketing invisível.
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois te contaremos mais detalhes sobre os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
O nome marketing invisível parece contraditório, não é mesmo? Afinal, o propósito do marketing é promover a imagem de algo, enquanto algo invisível visa ocultar alguma um todo ou parte.
Mas, é justamente essa ideia de ocultar uma parte que faz o marketing invisível uma estratégia tão forte: o intuito dele é chamar atenção de uma forma diferente do tradicional que coloca o foco principal no produto ou serviço.
Assim, as estratégias de marketing invisível buscam chamar atenção do consumidor de forma mais sutil do que o marketing feito do modo tradicional, o que, leva o cliente a tomar decisão de compra de forma induzida.
Muito interessante, não é mesmo? Quer saber mais sobre essa estratégia na prática? Confira no próximo tópico as principais funcionalidades do marketing invisível!
Já pensou em anunciar um produto ou serviço sem deixar claro que é um anúncio? Esse é o objetivo principal das estratégias de marketing invisível! Para entender melhor como isso funciona na prática, podemos exemplificar como:
Esse recurso é muito interessante, porque o foco principal não é colocar o produto em si em um anúncio, e sim, compartilhar como a experiência com o produto pode ser muito vantajosa, o que induz a compra.
Além disso, essa é uma forma muito eficiente de testar qual vai ser a reação de seus leads sobre esse produto, afinal, antes mesmo de anunciar sobre ele, a pessoa já tem a oportunidade de entrar em contato com o mesmo.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
Agora que você já sabe o que é e como funciona esse conceito, que tal pontuar algumas das vantagens que o marketing invisível pode trazer para o seu negócio? Confira mais sobre esse assunto no próximo tópico!
Afinal, o marketing invisível vale a pena ou não? Para te ajudar a responder essa pergunta com mais assertividade, veja e entenda quais são as principais vantagens da sua utilização a seguir:
Através do uso do marketing de conteúdo é possível fazer uma boa análise de como o consumidor vai se comportar em relação ao produto ou serviço. Dessa forma, pode-se traçar estratégias de promoção mais eficientes para outras pessoas.
Mesmo que o anúncio do produto seja feito de forma indireta, uma das grandes contribuições desse tipo de estratégia é o aumento da visibilidade da marca, o que é um fator muito positivo.
Ninguém gosta de estratégias de marketing que querem forçar o consumidor a adquirir um produto, não é mesmo? Por isso, a forma amigável que o marketing invisível é divulgado é muito positiva para ambas as partes envolvidas na venda e compra.
O que achou deste conteúdo até aqui? Muito interessante, não é mesmo?
E não acabou ainda, no próximo tópico, não deixe de conferir quais são as principais dicas para a implementação dessa estratégia!
Se você chegou até aqui, já deve estar ansioso para colocar em prática o marketing invisível e ver como os resultados dessa prática podem se manifestar de forma surpreendente no seu negócio, certo?
Para te ajudar no alcance desse objetivo, confira algumas dicas de como você pode aplicar essa estratégia de forma prática e eficiente:
Produzir conteúdos é uma das principais estratégias de crescimento e alcance de resultados atualmente. Por isso, aliado ao marketing oculto, essas duas ferramentas são imbatíveis na promoção do seu negócio!
Dessa forma, invista em marketing de conteúdo de forma integrada ao invisível, para que a visibilidade da sua marca aumente cada vez mais e promover os seus produtos.
Você conhece o funil de vendas? Tal se trata de uma ferramenta para qualificação de seus leads, onde eles têm acesso a diferentes conteúdos de 3 etapas: topo, meio e fundo de funil.
Seu uso é muito interessante para o marketing invisível, visto que, podem ser feitas diferentes abordagens das etapas do funil nele, visando assim, atingir diferentes objetivos.
As redes sociais, hoje, podem ser consideradas o coração do marketing. Por isso, a estratégia de ocultismo não poderia deixar de ser incluída também nesse canal que tem um poderoso alcance.
Estabelecer parcerias é muito importante! Por isso, crie relações com parceiros do mesmo nicho que o seu, para alcançar uma grande parte do seu público-alvo!
Além disso, fazer networking é essencial para o sucesso do seu negócio, visto que, ter uma boa rede de contatos é imprescindível para estabelecer parcerias estratégicas.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro de tudo o que é mais relevante para a sua formação profissional!
Além disso, separamos uma super dica para você, não deixe de conferir o próximo tópico!
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!