O que é o Modern Agile?
Os Princípios do Modern Agile
Como aplicar o Modern Agile no cotidiano da organização
Dica de Ouro!

Como elevar o patamar da organização à um novo nível com o Modern Agile

Aprenda como aplicar os princípios do Modern Agile e porque eles são tão importantes para que sua organização alcance o sucesso.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Como elevar o patamar da organização à um novo nível com o Modern Agile

Em 2001, 17 profissionais se reuniram nas montanhas nevadas de Utah, nos Estados Unidos, e descreveram um documento, que seria uma revolução na maneira pela qual os softwares eram desenvolvidos. Este documento foi chamado de Manifesto Ágil.

O documento foi difundido em quatro valores e 12 fundamentos a serem seguidos, essenciais para que um produto final gere valor para o cliente, de maneira genuína.

No entanto, com a evolução da economia, do mercado, e com a complexidade moderna, os valores e fundamentos do manifesto foram revistos para uma nova maneira de praticar e entender seus objetivos.

A partir desse ponto surgiu o Modern Agile, também conhecido como Manifesto Ágil 2.0, que é o que vamos aprender agora, nos seguintes tópicos:

  • O que é o Modern Agile?
  • Os princípios do Modern Agile;
  • Como aplicar o Modern Agile no cotidiano da organização;

O que é o Modern Agile?

Modern Agile é o nome que se deu há uma evolução na maneira de entender o pensamento e a filosofia ágil, para que se tornassem mais simples e eficientes.

Foi introduzido por Joshua Kerievsky, CEO da Industrial Logic, no qual percebeu que as maneiras ágeis de se trabalhar foram difundidas para outras linhas de negócio, que não se baseiam somente no desenvolvimento de softwares.

Para Joshua, o Manifesto Ágil se perdeu em ferramentas e se tornou mais burocrático do que gerador de resultados consistentes. E, a nova forma de tratar a agilidade é orientada por princípios e livre de estruturas.

Dessa forma, descreveu o Modern Agile em quatro princípios fundamentais.

Os Princípios do Modern Agile

Torne as pessoas sensacionais (Make People Awesome)

No Modern Agile, ao invés de se preocupar em entregar produtos incríveis para os clientes, primeiramente, precisamos entender como deixar as pessoas incríveis, a partir do produto que foi adquirido.

E isso inclui todas as pessoas que usam, compram, vendem, financiam. Esse princípio se baseia em visualizar seus pontos problemáticos, suas aspirações, o que as impedem de alcançar seus objetivos e procurar torná-las sensacionais.

Faça da segurança um pré-requisito (Make Safety a Prerequisite)

A segurança é uma necessidade humana básica. E, neste princípio, ela diz respeito à criação de um ambiente organizacional propício à tolerância.

Nas organizações é comum o medo de se expor, de mudanças e, principalmente, o medo de errar. Com isso, não há espaço para o desempenho e a alta performance.

Este princípio nos diz que é necessário estabelecer segurança entre os membros do time, antes de iniciar qualquer trabalho. De forma com que haja o pensamento intrínseco de que erros são importantes para que algo pior possa ser evitado no futuro e que tudo pode ser visto pela ótica do aprendizado.

Experimente e aprenda rapidamente (Experiment & Learn Rapidly)

No Modern Agile não há pessoas sensacionais ou ambientes seguros se não houver aprendizado.

A  grande chave aqui é experimentar sempre, falhar e corrigir de maneira rápida, para que assim seja possível atingir a melhoria contínua.

Pensando nisso, criamos uma planilha completa, baseada nas ferramentas da qualidade, para te ajudar a encontrar a causa fundamental do problema que está comprometendo a produtividade do seu time!

Com ela, você também vai possuir um modelo de Plano de Ação para que consiga, de maneira eficiente, implementar as soluções que encontrou.

É só clicar aqui!

Presente da Voitto!

Confira agora a nossa Planilha de MASP (Método de Análise de Solução de Problemas) e aprenda a se organizar de acordo com essa metodologia!

O MASP é um método estruturado que organiza e orienta a forma como analisamos todas as atividades envolvidas na solução de problemas. Nossa Planilha MASP utiliza ferramentas consagradas de qualidade, que direcionam para atuação na causa fundamental do problema, garantindo ações eficazes e sustentáveis.

Não perca tempo e baixe agora mesmo sua planilha!

Planilha MASP Método de Análise e Solução de Problemas

Agregue valor continuamente (Deliver Value Continuously)

Este último princípio vem como uma junção dos anteriores. Afinal, não é possível ajudar ninguém a ser sensacional, seguro ou a aprender constantemente se não houver a entrega de valor. Não é mesmo?

É assim que se pensa no Modern Agile. Grandes quantidades de valor são divididas em partes menores e estas são entregues de forma constante, com segurança e rapidez.

Porém, oferecer entregas menores não significa, necessariamente, que será concedido um projeto ou produto a todo instante. Elas podem se basear em uma ideia ou um escopo, com o intuito de receber feedbacks continuamente e entender o cliente.

Como aplicar o Modern Agile no cotidiano da organização

É importante ressaltar que o fato do Manifesto Ágil possuir uma outra maneira de ser interpretado e analisado pelo Modern Agile, não significa que ele está em desuso, visto que, em essência, percebemos que ambos se tratam de: Pessoas, Entrega de Valor e Melhoria Contínua.

O primeiro passo para fazer com que a organização atue de maneira ágil é entender quais são os gargalos da equipe e pensar pela ótica do cliente, focando, acima de tudo, nas pessoas, antes de agir com métodos e ferramentas “milagrosas”.

É preciso se perguntar a todo instante: Quais são suas aspirações? O que as move? Como posso torná-las sensacionais?

Crie valores na sua organização que permaneçam, mesmo que as ferramentas e metodologias ágeis se modifiquem futuramente. Treine seu time regularmente. Pense constantemente em como o negócio está evoluindo para a agilidade, e se tudo está sendo realizado da melhor maneira possível.

Está com dúvidas de como fazer tudo isso? Confira essa dica de ouro que separamos pra você!

Dica de Ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.