O que é PaaS?
Onde o PaaS é usado com mais frequência?
Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?
Quais as vantagens de usar a PaaS?
Aprenda como explorar o potencial da Tecnologia Blockchain!

Entenda como funciona e quais os benefícios do PaaS (Plataforma como Serviço)!

Conheça o que é a PaaS (Plataforma como Serviço), quais as diferenças entre ela e a IaaS assim como a SaaS e ainda, confira as principais vantagens do seu uso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como funciona e quais os benefícios do PaaS (Plataforma como Serviço)!

PaaS, sigla para Platform as a Service (Plataforma como Serviço), é um modelo de computação em nuvem que oferece uma plataforma completa para o desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos.

Com o aumento da digitalização de empresas multinacionais e também startups, os serviços de computação em nuvem vêm se tornando cada vez mais populares, e um deles é o serviço PaaS.

Este serviço oferece inúmeras ferramentas para que a empresa se preocupe apenas com o que agrega valor, com o desenvolvimento da aplicação e contato com o cliente.

Sendo assim, separamos alguns tópicos para auxiliar você no entendimento do PaaS, sendo eles:

  • O que é PaaS?
  • Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?
  • Onde o PaaS é usado com mais frequência? 
  • Quais as vantagens de usar a PaaS?

Vamos à leitura?

O que é PaaS?

O PaaS (Plataform as a Service) ou em português “Plataforma como Serviço”, relativamente parecido com o XaaS, é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem.

Este serviço possui recursos capazes de fornecer tudo, desde aplicativos mais simples, até aplicativos mais complexos, todos eles habilitados para a nuvem.

Seu funcionamento consiste em você adquirir os recursos necessários oferecidos por um provedor de serviços de computação em nuvem, como por exemplo, a Amazon Web Service, pagando conforme o uso e realizando o acesso por meio de uma conexão segura com a internet.

Da mesma forma que o IaaS, o PaaS também possui infraestrutura, com servidores, armazenamento e rede, além de ferramentas para desenvolvimento, serviços de business intelligence, sistemas de gerenciamento de banco de dados e entre outros

O PaaS foi criado com o objetivo de dar suporte para o ciclo de vida completo de aplicativos web, sendo possível realizar a compilação, testes, implantação, seu gerenciamento e atualização.

Uma grande vantagem do PaaS é que ele permite com que a empresa evite gastos e a dificuldade para a compra e gerenciamento de softwares, infraestrutura, ferramentas de desenvolvimento e outras funcionalidades.

É necessário apenas que você gerencie os aplicativos e serviços que estão em desenvolvimento, o resto ficará por conta do servidor do serviço em nuvem.

Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, você vai descobrir qual é o uso mais frequente do PaaS, não deixe de conferir!

Onde o PaaS é usado com mais frequência?

O PaaS é usado com mais frequência em diversas áreas, incluindo desenvolvimento de aplicativos, implantação de sistemas, gerenciamento de dados e análise de dados. Algumas das principais áreas de uso do PaaS são:

Estrutura de desenvolvimento

O PaaS oferece uma estrutura completa para o desenvolvimento de aplicativos, aqui, os desenvolvedores podem realizar a compilação a fim de desenvolver ou até mesmo personalizar os programas que são embasados em nuvem.

Alguns recursos da nuvem que estão contidos no PaaS, permite reduzir significamente a quantidade de codificação que os desenvolvedores precisam realizar.

Business Intelligence

É comum também usar o PaaS para realizar análises de Business Intelligence, isso porque, o PaaS possui ferramentas que permite às organizações analisar e minar dados, descobrindo tendências, informações e padrões, podendo prever os resultados, otimizar as previsões e aprimorar o retorno sobre investimento.

Outros Serviços

Além de tudo, o PaaS oferece outros serviços, que são capazes de otimizar as aplicações, através do fluxo de trabalho, segurança e agendamento.


Agora que você já sabe o que é Paas e quais são os seus principais usos, basta se questionar se você sabe diferenciar eles dos demais serviços? Se não, esse é o assunto do nosso próximo tópico, confira!

Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?

O objetivo geral do IaaS é oferecer serviços para que sua empresa possa focar no que realmente agrega valor, como desenvolvimento do código e o relacionamento com os clientes.

Além disso, existem duas outras opções de plataformas de desenvolvimento no mercado, que são: IaaS (Infraestrutura como Serviço) e o SaaS (Software como Serviço).

Vamos conferir um pouco melhor a respeito dessas outras duas?

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Este é um dos serviços mais simples, oferecendo apenas um provedor que faz o gerenciamento de toda a infraestrutura para você. Para acessá-lo, o usuário utiliza uma Interface de Programação de Aplicações (API) ou um painel de controle.

Basicamente, o serviço consiste apenas no aluguel da infraestrutura. Ficando de responsabilidade do usuário o gerenciamento dos outros componentes, como o sistema operacional e aplicações.

Enquanto isso,  o provedor cuida do hardware, da rede, do armazenamento dos servidores, segurança e também por corrigir interrupções e fazer reparos no hardware.

SaaS (Software como Serviço)

Já o SaaS é o serviço mais completo de todos, pois além de toda a infraestrutura e ferramentas de desenvolvimento,  gerenciamento de banco de dados e análise de negócios, ele também faz o gerenciamento da aplicação para você, realizando atualizações, correções de bugs, entre outras tarefas.

Além disso, é possível o usuário se conectar a aplicação através de um browser de internet ou de uma API, eliminando a necessidade de ter a aplicação instalada de maneira local em cada computador.

Separamos abaixo uma tabela, para ajudar você a entender melhor quais funcionalidade que cada um dos três serviços de computação em nuvem oferecem:

Tabela com as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS.


Além de tudo, existe um serviço de computação em nuvem que é mais recente, o BaaS (Blockchain como Serviço).

BaaS (Blockchain como Serviço)

O BaaS é um serviço semelhante aos outros apresentados, porém, ele oferece soluções que são criadas dentro da cadeia de blocos por empresas especializadas e que possuem a infraestrutura necessária para operar a rede.

Até porque, trabalhar com blockchain não é algo tão simples de ser realizado.

Quais as vantagens de usar a PaaS?

Agora que você já conhece o que é o PaaS e as sua diferenças entre os outros serviços de Cloud Computing, vamos conhecer as principais vantagens deste serviço:

Economia com servidores e armazenamento

É comum que ao escrever novas aplicações e testá-las, naturalmente é consumido uma quantidade extra de recursos computacionais. Pois, as condições de testes chegam a ser bem mais severas do que as condições de uso normal.

Portanto, é necessário ter espaço extra de armazenamento, que após o uso, tal entrará em hibernação, requerendo gastos com energia, refrigeração e manutenção.

O PaaS elimina essa necessidade, pois, o usuário irá pagar apenas por aquilo que está sendo usado, proporcionando uma maior redução de custos.

Recursos de Banda

Um processo de deployment em um data center próprio, pode consumir todo o recurso de banda e prejudicar os sistemas de produção. Através do PaaS, isso tudo pode ser feito na nuvem e não em um data center interno.

Manutenção do Hardware e Software

Em geral, o custo para gerenciar e realizar a manutenção do hardware local e atualizações de softwares são altos.

O provedor de PaaS é quem irá arcar com essa tarefa para o hardware e para os softwares de base, garantindo o funcionamento contínuo e a segurança.

Suporte 

O PaaS consegue reduzir drasticamente o esforço do time de TI da empresa, fazendo com que a equipe de desenvolvimento foque em tarefas que realmente importam.

Custos variáveis

Uma das principais vantagens do PaaS é você pagar somente por aquilo que você usa (pay for use). Não sendo necessário gastos iniciais altos para empresas que estão começando.


Depois da apresentação dessas vantagens, ficou bem mais fácil ponderar se vale ou não a pena adquirir esse serviço, não é mesmo? Esperamos que tenhamos ajudado você nessa tomada de decisão.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar atualizado das informações mais relevantes.

Por fim, se liga nesse presente que temos para você!

Aprenda como explorar o potencial da Tecnologia Blockchain!

Você quer entender melhor como a tecnologia blockchain está revolucionando diversos setores e descobrir suas aplicações práticas?

Não perca a oportunidade de baixar nosso ebook exclusivo sobre os 9 Estudos de Caso de uso da tecnologia Blockchain.

Acesse agora mesmo e tenha acesso a um conteúdo completo que irá te guiar por esse universo inovador. Não deixe essa chance escapar!

Clique na imagem abaixo e baixe o ebook para explorar as possibilidades e potencialidades da tecnologia blockchain.

Banner do ebook "9 estudos de casos com uso da tecnologia blockchain."

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.