O que é Radar Chart?
Aplicações do Radar Chart no WCM
Como aplicar o radar chart no pilar de Desenvolvimento de Pessoas
E aí, preparado para aplicar a melhoria contínua?

Aprenda a usar o Radar Chart para melhorar a performance da empresa

Descubra como o Radar Chart pode te auxiliar no desenvolvimento de pessoas dentro das empresas, medindo e comparando a melhoria do desempenho do profissional.

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Aprenda a usar o Radar Chart para melhorar a performance da empresa

Você deve estar se perguntando como que um tipo de gráfico pode gerar tantos benefícios para uma organização.

Pois é, o Radar Chart, ou Gráfico Radar, não é qualquer gráfico. Ele pode ser utilizado como uma das principais ferramentas na melhoria contínua.

Melhorar o desempenho operacional é um dos grandes desafios que as empresas têm para aumentar sua competitividade no mercado, que está cada vez mais exigente e buscando por transformações.

Para garantir vantagens competitivas, muitas empresas estão adotando novas metodologias e ferramentas que impulsionam essas transformações, com baixo investimento.

A metodologia que utiliza o Radar Chart como ferramenta é chamada de World Class Manufacturing, considerada uma evolução do Lean Manufacturing, e que possui como princípio o envolvimento de toda a organização para aplicar métodos sistemáticos de baixo custos.

Quer entender melhor como tudo isso é possível e se qualificar para gerar ganhos, reduzindo custos para as organizações? Veja o que você aprenderá neste artigo:

  • O que é o Radar Chart?
  • Aplicações do Radar Chart no WCM
  • Como aplicar o Radar Chart no pilar de desenvolvimento de pessoas do WCM?

O que é Radar Chart?

O Radar Chart, que significa Gráfico de Radar em português, é uma representação visual de alguns dados numéricos, assim como qualquer outro gráfico. Entretanto, essa forma de visualização é mais adequada quando você pode ter diferentes latências para dados que se relacionam e você pretende compará-los.

O melhor jeito de entender isso é com um exemplo, portanto, vamos tornar esse assunto mais visual.

Exemplo de Radar Chart no WCM

Na figura acima é possível observar três áreas pintadas de cores diferentes, na qual cada uma corresponde a um nível de implementação de um pilar técnico do WCM. Facilmente você pode notar que o nível atual do pilar na empresa ainda é muito baixo em comparação ao nível requerido de implementação.

Isso seria muito difícil de explicar caso não houvesse esse gráfico como exemplo.

Esse mesmo gráfico pode ser preenchido por linhas ou tracejados, também. De maneira geral, ele é muito importante para que o sistema de auditoria do WCM consiga analisar a evolução da implementação dos pilares dentro da organização.

E agora, antes de continuarmos, que tal aprender sobre ferramentas que podem ser utilizadas no World Class Manufacturing?

Baixe agora o nosso Ebook 7 Ferramentas do WCM e conheça as 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing!

Ebook 7 Ferramentas do WCM. Baixe agora!

Aplicações do Radar Chart no WCM

O gráfico de radar, também conhecido como gráfico aranha ou gráfico estrela, é aplicado em diversas situações, dos mais diversos segmentos.

Uma ótima aplicação para desenvolvimento pessoal é a estratégia de HARD Goals, desenvolvida por Mark Murphy. Essa técnica auxilia na definição de objetivos pessoais e por meio do Radar Chart você pode saber onde precisa atacar mais para atingir seus objetivos.

Mas o que isso tem a ver com a metodologia WCM? Tudo! Assim como é importante saber o quão distante você está dos seus objetivos e em que precisa melhorar para alcançá-lo, as empresas também precisar saber onde chegar e como chegar.

Cada pilar dessa metodologia de melhoria contínua é implementado de maneira sistemática, através de métodos e ferramentas que funcionam como um passo a passo. Acesse nosso artigo sobre os 10 pilares técnicos do WCM e saiba mais.

Para cada um dos pilares, existe um nível de implementação dentro da empresa que deverá ser atingido de acordo com as pontuações estabelecidas pela Associação WCM.

Para que os gestores consigam analisar e acompanhar a implementação desses pilares, o gráfico radar serve para ilustrar o quanto ainda é necessário para alcançar o nível de classe mundial e atingir níveis bronze, prata ou ouro de implementação.

Portanto, esse gráfico é considerado uma ferramenta do WCM e precisa ser construído para que as empresas atinjam seus objetivos. Ele também serve como uma forma de saber em qual etapa está o projeto e motivar as equipes de acordo com o crescimento das práticas aplicadas.

Mas se é um gráfico utilizado em todos os pilares, por que ele é uma das principais ferramentas apenas do pilar de Desenvolvimento de Pessoas? É isso que vamos conferir abaixo.

Como aplicar o radar chart no pilar de Desenvolvimento de Pessoas

Embora sua aplicação seja adequada em todos os pilares, ele é uma premissa apenas do pilar de desenvolvimento de pessoas. Ao seguir os 7 passos de implementação deste pilar, um dos passos é a construção do Radar Chart.

Este pilar proporciona à todas as pessoas envolvidas, conhecimentos necessários para executar as atividades do WCM.

É por conta disso que ele é uma das principais ferramentas deste pilar, pois por meio dele é possível identificar os gaps desse conhecimento e então desenvolver essas competências para que consigam implementar os demais pilares.

Agora que você já sabe tudo sobre essa ferramenta, vamos entender como desenvolver.

1. Atividades chaves

A primeira ação a se tomar é identificar quais são as atividades chaves que cada pessoa terá que desenvolver, como por exemplo:

2. Competências necessárias

A partir das atividades que as equipes deverão desempenhar, é identificado quais as competências necessárias para executar de maneira que os resultados sejam positivos e ágeis.

3. Nível de conhecimento

O próximo passo é identificar o nível de conhecimento que é requerido para cada uma das competências necessárias.

4. Pré - avaliação

Chegou o momento de avaliar qual o nível de conhecimento das pessoas, dessa forma, você poderá comparar com o nível de conhecimento requerido que foi definido no passo anterior.

Para descobrir esse nível, os gestores fazem a aplicação de testes para cada pessoa. Todos os esses dados devem ser plotados em um Radar Chart.

5. Aplicação de treinamentos

Com os resultados obtidos por meio do pré-teste e plotados no gráfico, você pode observar a necessidade da melhoria dos conhecimento das pessoas e, assim, desenvolver suas competências necessárias para as atividades.

Para isso, você pode aplicar o treinamento ou colocar as pessoas envolvidas para executarem uma tarefa mais simples, mas que forneça o desenvolvimento a eles.

6. Pós - teste

Por fim, é realizado um novo teste após o treinamento para avaliar sua eficácia e saber se eles estão aptos para executar as atividades.

O gráfico de radar é desenvolvido a cada etapa, e ao final, você conseguirá saber se as equipes estão preparadas para iniciar a implementação dos pilares.

E aí, preparado para aplicar a melhoria contínua?

Agora que você já aprendeu como utilizar o Radar Chart para capacitar as pessoas das empresas e entendeu sua importância nos métodos de implementação do WCM, chegou o momento de você se aperfeiçoar na melhoria contínua e garantir uma carreira de sucesso.


Já conhece o Radar Chart? Ainda não?

Pensando nisso, separamos a Planilha Radar Chartpara você ter não só um exemplo, mas aprender e criar o seu próprio! Com ela você poderá aplicar os conhecimentos aprendidos e implementar o gráfico que irá trazer vantagens competitivas para sua organização.

Com essa incrível ferramenta você pode melhorar o desempenho operacional e consequentemente aumentar sua competitividade no mercado. Por isso, o Radar Chart se torna uma das melhores ferramentas de melhoria contínua!

Baixe o material agora e comece a aplicar o Radar Chart!

Radar Chart


Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Radar Chart

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Radar Chart

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.