O que é React JS?
Quais são as características do React JS?
Por que utilizar React JS?
Exemplos de uso do React JS
Diferenças entre React JS e React Native
Como aprender React JS?

React JS: entenda o que é e como essa biblioteca pode ser aplicada

O React JS é uma biblioteca com base na linguagem JavaScript utilizada para o desenvolvimento de interfaces de usuários (UI) em aplicativos web.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
React JS: entenda o que é e como essa biblioteca pode ser aplicada

O crescimento das indústrias de desenvolvimento web tem exigido tecnologias mais avançadas para auxiliar na criação de sites e aplicativos na web de forma mais fácil e eficiente.

Nessa conjuntura, o React JS surge como uma biblioteca de JavaScript desenvolvida pelo Facebook para manipular os dados exibidos e operar na atualização das aplicações desejadas.

Essa ferramenta pode ser empregada em diversas aplicações web e móveis, o que permite ser empresas de diversos segmentos. E você? Já conhecia o React JS? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa ferramenta.

Acompanhe a leitura a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é React JS?
  • Por que utilizar React JS?
  • Exemplos de uso do React JS
  • Diferenças entre React JS e React Native
  • Como aprender React JS?

Vamos à leitura?

O que é React JS?

O React JS é uma biblioteca de JavaScript criada pelo Facebook para auxiliar no desenvolvimento de aplicações para a web e para dispositivos móveis.

Essa biblioteca também apresenta um conjunto de trechos de códigos de JavaScript que podem ser reaproveitados para a criação da interface do usuário (UI).

Além disso, é imprescindível ressaltar que o ReactJS não é um framework JavaScript, uma vez que sua atuação se concentra na renderização de componentes da camada de visualização de uma determinada aplicação.

Nessa linha, a presente biblioteca do JavaScript comporta-se como uma alternativa a frameworks, com o objetivo de desenvolver funções mais complexas.

Sendo assim, o objetivo principal do React é a redução dos erros que podem ocorrer durante a construção das UIs, uma vez que são utilizados componentes, os quais permitem a criação de uma interface de usuário completa.

Quais são as características do React JS? 

A principal característica do React é a facilidade de ser compreendido. Nesse sentido, é uma ferramenta muito útil para as pessoas que estão iniciando os estudos em programação.

Logo abaixo, você encontra os principais elementos do React JS e suas respectivas características.

Componentes

O React JS é responsável por dividir a interface de usuários em diversas partes de códigos isolados e reutilizáveis, as quais são chamadas de componentes.

Nesse sentido, os componentes reutilizáveis podem ser utilizados em outros sites ou aplicativos.

Props 

Os componentes apresentam entradas arbitrárias, conhecidas como props. Essas propriedades comportam-se como objetos com diversas informações que apresentam variados tipos, como string, número e função.

State

Os States são informações desenvolvidas dentro do componente. Assim, diferentemente dos props, os states comportam-se de maneira mutável.

Virtual DOM

O DOM (Document Object Model) é constituído por uma página da web que consta com uma árvore de dados. Nesse sentido, as informações da árvore de dados são armazenadas pelo React JS na memória, o que admite que atualizações sejam realizadas de forma mais acelerada.

Essa configuração torna possível que uma nova árvore virtual DOM seja gerada, a partir de alterações nos dados. Com isso, comparações podem ser realizadas, a fim de encontrar alternativas para aplicar no DOM.

JSX

O JSX é uma extensão que visa auxiliar na sintaxe do JavaScript, muito semelhante ao HTML. Esse elemento é utilizado para descrever as interfaces de usuário.

Dessa maneira, o JSX permite que códigos do JS possam ser misturados com a sintaxes HTML, possibilitando que a escrita dos componentes sejam armazenadas de forma mais fácil em apenas um arquivo de código.

Uma dica especial!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Por que utilizar React JS?

O React Js é uma ferramenta amplamente utilizada por diversas companhias mundiais, como  Netflix, WhatsApp, American Express e Instagram. Nesse sentido entende-se que a aplicação do React confere diversos benefícios para os usuários.

Logo abaixo, você encontra algumas razões para se utilizar o React JS.

1. Fácil utilização 

O React comporta-se como uma biblioteca de código aberto para interfaces gráficas (GUI), a qual tem por função facilitar a experiência dos usuários com a interface.

Assim, o React é uma ferramenta muito simples de ser escrita, compreendida e utilizada.

2. Suporte a componente reusável em JavaScript

O React é uma ferramenta que utiliza a componentização de elementos. Nesse viés, é possível organizar os projetos a serem desenvolvidos.

Além disso, permite a reutilização de componentes desenvolvidos em outras aplicações que apresentem a mesma função.

3. Componente de fácil escrita 

O componente do React apresenta uma escrita muito fácil, visto que utiliza uma sintaxe opcional de JavaScript, o JSX.

O JSX torna possível a combinação de HTML com JavaScript, o que permite a simplificação da estrutura de codificação escrita dos sites. Além disso, essa extensão também auxilia na renderização de funções distintas, a qual é facilitada.

Apesar do JSX não ser uma extensão de grande popularidade, ela tem se mostrado bastante eficiente, principalmente no desenvolvimento de componentes específicos e em aplicações que necessitam de um grande rendimento.

4. Melhor desempenho com Virtual DOM

O React torna mais eficiente o processo de atualização do DOM, sigla para Document Object Model.

Nesse sentido, a utilização do Virtual DOM reduz os problemas que podem surgir no processo de atualização, visto que é uma etapa que apresenta diversas complicações em projetos voltados para aplicações na web.

Além disso, a presente ferramenta possibilita a construção de Virtual DOM e de outros elementos na memória. Assim, quando ocorre uma mudança no DOM, a parte virtual modifica instantaneamente.

5. Amigável a SEO 

O React é uma ferramenta que possibilita a criação de uma interface de usuário que pode ser encontrada e acessada por diferentes meios de busca.

Nesse sentido, o React, ao melhorar o processamento das aplicações, impulsiona os resultados do SEO, pois a rapidez do carregamento de um site é crucial para otimizar o SEO.

Exemplos de uso do React JS

O React é amplamente utilizado para a criação de páginas web mais complexas, as quais necessitam ser atualizadas constantemente.

A título de exemplo, a rede social Facebook utiliza o React para criar a sua interface de usuário, a qual necessita ser atualizada em tempo real com os novos dados de amigos, de mensagens e de notificações.

Nesse sentido, o React enquadra-se perfeitamente em tal aplicação, uma vez que permite a atualização da interface de usuário de uma forma mais eficaz e rápida.

Além disso, essa ferramenta também pode ser utilizada para desenvolver aplicações web que necessitam ser escaláveis e sustentadas por grandes equipes.

O React, por operar como uma biblioteca modular, permite que os componentes sejam reaproveitados e compartilhados com diversas aplicações.

Tal funcionalidade permite manter e expandir uma aplicação. Além disso, é ideal para que as equipes consigam trabalhar de maneira mais eficiente em conjunto.

Por fim, o React também pode ser empregado em conjunto com o React Native no desenvolvimento de aplicações móveis para Android e iOS. Assim, é possível criar aplicações móveis mais eficientes e de alta qualidade.

Confira, logo abaixo, outras aplicações do React Js:

  • Aplicativos para a reprodução de música;
  • Aplicativos de redes sociais, como o Instagram; 
  • Aplicativos de mensagem; 
  • Aplicativos web full-stack;
  • Aplicativos de informações meteorológicas; 
  • Aplicativos para criação de listas de tarefas.

Diferenças entre React JS e React Native

A diferença mais notória entre o React e o React Native é o tipo de aplicação desenvolvida por eles.

Nesse viés, o React opera como uma biblioteca para criar telas de forma mais declarativa, ou seja, permite a construção de aplicações web voltadas para navegadores.

Por outro lado, o React Native funciona como uma biblioteca criada para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, os quais podem apresentar a configuração de Android ou iOS.

Desse modo, enquanto o React é utilizado para criar aplicações web, o React Native é voltado para a criação de aplicações móveis.

Como aprender React JS?

Antes de iniciar a aprendizagem em React com base em componentes funcionais, é muito importante apresentar um conhecimento sólido em JavaScript.

Esse passo é necessário, pois o React é uma biblioteca de JavaScript, o que requer o entendimento de como essa linguagem de programação funciona, a fim de utilizar a ferramenta de forma mais eficiente.

Além disso, o React, por ser uma ferramenta utilizada para criar interfaces de usuários, requer um conhecimento sobre estruturação e estilização de documentos HTML. Assim, para criar componentes visuais eficientes é preciso obter um conhecimento prévio sobre HTML e CSS.

O conhecimento em programação funcional também é muito útil para as pessoas que desejam começar a aprender React, visto que os componentes funcionais são baseados em procedimentos.

Assim, é preciso entender como cada procedimento opera e como eles podem ser utilizados na construção de aplicações. Nesse viés, é importante saber um pouco sobre closuras e hierarquia funcional.

Outro ponto muito importante é o entendimento sobre as componentes do React. Nesse sentido, deve-se compreender como elas se relacionam e como elas podem ser combinadas para construir as interfaces desejadas.

Por fim, é necessário saber a maneira como o React manipula os dados, uma vez que tal ferramenta utiliza uma abordagem diferente conhecida como ‘’estado’’ e ‘’efeito colateral’’ que pode ser um pouco difícil de entender.

Portanto, a utilização do React pode ser um desafio para os novos usuários. No entanto, com a prática essa utilização vai se tornando mais simples.

DICA DE OURO!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Completo Do Lgpd Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.