O que é rebranding?
Quando realizar um rebranding?
Como realizar um rebranding?
Quais são os cases de sucesso mais relevantes de rebranding?
Confira nossa super dica para você!

Saiba como o conceito de Rebranding poderá salvar a sua marca

Aprenda o que é, e como realizar o rebranding dentro de sua empresa para criar uma nova relação com seu público e aumentar as suas vendas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como o conceito de Rebranding poderá salvar a sua marca

O rebranding é uma estratégia que busca criar uma nova relação entre a empresa e o cliente. Ela pode ser aplicada em algumas situações específicas dentro da marca.

Outro termo conhecido que é similar a este é o personal branding, porém este está ligado como a sua imagem pessoal é passada para as outras pessoas.

Cada vez mais as empresas estão precisando se adequar a novos padrões, o rebranding é uma ótima forma de se fazer isso!

Deseja aprender mais sobre o rebranding? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você a entender este conceito:

  • O que é rebranding?
  • Quando realizar um rebranding?
  • Como realizar um rebranding?
  • Quais são os cases de sucesso mais relevantes de rebranding?
  • Confira nossa super dica para você!

Vamos à leitura?

O que é rebranding?

O rebranding é a ressignificação da imagem de um produto ou empresa. De maneira geral, ela é uma estratégia planejada, que tem o objetivo de mudar a forma que os clientes enxergam e se relacionam com a marca.

Dentre as ações que fazem parte de um rebranding temos: mudança no logotipo, na identidade visual entre outros elementos.

Uma marca diz a respeito das interações e relações que o consumidor tem com alguma empresa, como se fosse um símbolo.

Por exemplo, algumas marcas simbolizam a sustentabilidade, outras simbolizam a diversão com os amigos, outras sinônimo de inovação, etc.

O branding pode ser tanto a associação da marca ao produto, quanto às cores, logos e ícones.

Além disso, a principal associação que podemos fazer ao branding é em relação às experiências que o consumidor tem para com a marca, conceito este que se assemelha também ao primal branding.

Ou seja, ele está inteiramente ligado aos sentidos e sensações que faz com que os consumidores tomem a decisão de comprar um produto ou uma marca.

É claro que possuir uma paleta de cores bonita é interessante, mas apenas isso não é o suficiente. Existem inúmeros outros elementos que fazem parte da imagem de uma marca.

Além disso, é necessário lembrar que qualquer tipo de atividade ligada ao branding tem alguma função dentro do negócio.

E é exatamente por isso que às vezes se faz necessário gerar uma nova impressão que os clientes possuem perante a marca, através de um rebranding.

Toda a decisão de fazer um rebranding da marca parte do planejamento estratégico, quando ele identifica uma necessidade de alteração para se adequar aos padrões do mercado e garantir o reposicionamento da marca.

Mas é claro que não são todas as marcas que precisam de um rebranding, existem momentos específicos para utilizar desta estratégia, e é exatamente isso que vamos ver no tópico seguinte.


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Quando realizar um rebranding?

Como vimos anteriormente, o objetivo principal do rebranding é levar a marca para uma nova direção, consolidando seus objetivos e visão para posteriormente alterar sua identidade para refletir estas mudanças.

O objetivo do rebranding pode variar de uma empresa para outra. Existem alguns fatores que fazem com que uma marca decida optar por realizar um rebranding, sendo eles:

  • Alguma mudança relacionada a missão, visão e valores da empresa;
  • Quando a empresa perdeu sua reputação e a marca precisa melhorar sua imagem de volta;
  • Quer conquistar novos segmentos de clientes;
  • A empresa possui um novo CEO que deseja trilhar um novo caminho;
  • Houve uma fusão com outra empresa.

Um rebranding em grande escala é diferente de somente atualizar ou alterar elementos visuais, como o site de uma empresa, logotipo ou qualquer elemento.

Caso você tenha decidido que sua empresa precise de uma nova marca e está fazendo isso pelos motivos certos, agora você precisa fazer escolhas sobre alguns outros fatores, sendo eles:

  • É necessário alterar o nome da empresa ou somente o logotipo?
  • Você precisa de uma nova identidade visual ou o novo logo consegue se adequar às cores e padrões já existentes?
  • Existem elementos absolutamente necessários que devem ser mantidos no rebranding? 
  • Gostaria de começar completamente do zero?

Após responder essas perguntas, você conseguirá direcionar um melhor caminho para começar a executar o seu branding. Mas como fazer isso na prática? Vamos conferir!

Como realizar um rebranding?

O primeiro passo para realizar o rebranding é entender o problema que a empresa está passando. Após isso comece a trabalhar com feedbacks tanto internos quanto externos para obter insights como proceder para a solução é entender como a marca é assimilada pelo público alvo.

Tendo isso definido, você já pode iniciar com o processo de rebranding, seguindo os seguintes passos:

Identidade visual

A identidade visual não é apenas o logo escolhido para representar a empresa. Tem todo um contexto de cores por trás, onde essas cores estarão presentes nos produtos, nas campanhas, no site, etc. É extremamente importante que estes elementos estejam alinhados com um padrão.

Existem diversas ferramentas de branding que você pode usar para construir a identidade visual de sua empresa.

Coloque a marca em mídias relevantes

A modernização da marca deve ser acompanhada de exposição estratégica por meio de canais de mídia.

Então, se você não tem uma estratégia de uso de redes sociais bem estruturada, essa é uma ótima oportunidade para você ser criativo.

É importante que o canal escolhido seja relevante aos interesses da função para facilitar a rápida divulgação das mudanças realizadas.

Portanto, se o seu rebranding é encontrar um público mais jovem, garantir uma presença ativa em redes como Twitter e Instagram é fundamental.

Monitore seu público

É essencial que o processo de rebranding seja notado pelo público. Para evitar que aconteça o inverso, busque criar expectativas na sua audiência através do marketing digital.

Você pode divulgar as mudanças da cultura organizacional, do modelo de negócio e até mesmo novos produtos através de anúncios em mídias sociais, e-mail marketing, site da empresa e diversos outros lugares.

E não deixe de fazer o monitoramento para ver a reação do público perante as novas mudanças.

Muitas empresas já realizaram o rebranding e obtiveram muito sucesso, vamos conferir alguns cases no próximo tópico.

Quais são os cases de sucesso mais relevantes de rebranding?

Havaianas

É comum as pessoas reclamarem do alto preço dos famosos chinelos, referindo-se ao passado em que tais produtos eram bem mais baratos.

Isso porque em 1993, a Havaianas percebeu que apenas a classe de renda mais baixa comprava seus produtos.

Foi quando, em 1994, a empresa decidiu lançar uma nova coleção com 40 novas cores, três vezes o preço de mercado do produto antigo, e investir em publicidade com celebridades. O que acabou sendo um grande sucesso para a marca!

Natura

A decisão de se realizar o rebranding da marca se deu após uma pesquisa realizada com os consumidores, consultores e revendedores. Essa pesquisa mostrou que a empresa não seguia as novas tendências do mercado.

Foi então que a empresa resolveu resgatar o propósito dos seus fundadores, trazendo para a marca o humanismo, equilíbrio, criatividade e transparência, elementos que na maior parte das vezes eram pregados apenas no discurso inicial da marca.

O processo de rebranding também contou com um maior destaque na utilização de ingredientes naturais brasileiros para a criação dos cosméticos. O logotipo passou a ter uma ar mais “leve” e as embalagens passaram a ter mudanças gradativas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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