O que é SERP?
Qual é a importância do SERP para as práticas de SEO?
Quais são os elementos de uma SERP?
Como conquistar as features na SERP?

Potencialize seus resultados!

Aprenda o que é a SERP do Google e como conquistar o seu topo!

Neste artigo você vai entender o que é a SERP do Google e como ter bons resultados nela pode ser o diferencial que falta para seu conteúdo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é a SERP do Google e como conquistar o seu topo!

Muitas empresas estão utilizando estratégias de marketing digital, principalmente com o marketing de conteúdo para atrair clientes e aumentar suas vendas.

Por isso, possuir um Blog estruturado e estar nas primeiras posições da SERP pode ser uma ótima forma de garantir o faturamento da sua empresa.

Dessa forma, criar um conteúdo de alta qualidade e possuir backlinkssão algumas das maneiras do Google entender que seu conteúdo é bom e deve estar no topo dos resultados orgânicos..

Além disso, também é possível usar o ubersuggest como ferramenta de pesquisa de palavras-chave para otimizar o processo de criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, acompanhe os tópicos a seguir, pois abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é SERP? 
  • Qual é a importância do SERP para as práticas de SEO?
  • Quais são os elementos de uma SERP?
  • Como conquistar as features na SERP?
  • Potencialize seus resultados em SEO!

Vamos lá?

O que é SERP?

A SERP (Search Engine Results Page ou página de resultados de motores de busca) é a página que contém os resultados da pesquisa realizada em um motor de busca, por exemplo: o Google.

serp


Você já parou para pensar como os motores de busca decidem quais páginas irão aparecer nas primeiras posições?

Os algoritmos do Google realizam esta tarefa de determinar o ranqueamento das páginas, levando em conta diversas práticas e ferramentas de SEO.

Para relembrar: SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, ou, em tradução para o português, Otimização para Motores de Busca, sendo, portanto, um conjunto de técnicas que buscam otimizar os sites, blogs e páginas da web, para que possam ter mais acessos e alcançarem as primeiras posições do Google.

Para ter um bom tráfego orgânico (chegar até o público alvo sem investimento em anúncios ou links patrocinados), é necessário realizar diversas otimizações dentro de seu site ou blog, alinhado com essas estratégias de SEO.

Basicamente, todas essas estratégias estão relacionadas ao aumento da qualidade do site e o aumento da qualidade do conteúdo que ele apresenta, desta forma o Google irá definir que o site é bom e merece estar nas primeiras posições da SERP.

Conheça o Storytelling!

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!

Ebook Storytelling, baixe agora!

Além disso, existem várias maneiras diferentes de aparecer na SERP do Google, que não se limita apenas aos resultados na forma de lista que já sabemos como é.Tais como : featured snippets, Google Videos, Google Imagens, Google Shopping, etc.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você realmente sabe qual é a relevância da SERP dentro do SEO? Continue a leitura e entenda mais sobre isso no próximo tópico!

Qual é a importância do SERP para as práticas de SEO?

Quando o usuário realiza uma pesquisa sobre um tema no Google, ele satisfaz a sua necessidade de achar aquilo que buscava. Afinal, “Se não tem no Google, não existe”.

Brincadeiras à parte, é na SERP que ele vai encontrar os resultados que procurava, e por isso ela é tão importante.

Todo o conteúdo da SERP possui informações de qualidade e que estão muito bem organizadas. Dentro das práticas de SEO, seu objetivo será sempre ocupar as primeiras posições da SERP.

Logo, avaliar a SERP permite observar como o trabalho de SEO afeta o seu ranqueamento ao longo do tempo. Desta forma, é possível ver a eficiência de suas estratégias e adequá-las caso seja necessário.

É importante dizer que, quando realizar uma alteração no site, vai demorar para o Google identificá-la e como consequência e também para que a SERP seja atualizada com o novo posicionamento de seu site. 

Vale ressaltar que dentre as técnicas de SEO, existem o SEO On Page e também o SEO Off Page, que são ferramentas muito interessantes para ampliar seu entendimento sobre o assunto.

Além disso, você quer conhecer mais sobre os elementos que compõem uma SERP? É esse o assunto que abordaremos no próximo tópico, não deixe de conferir!

Quais são os elementos de uma SERP?

Além do modelo padrão de resultado apresentado na SERP que conhecemos (aquele com título, descrição e URL) existem outras formas em que o Google nos apresenta os resultados.

Ter o resultado apresentado dessas outras maneiras, é uma ótima maneira de aumentar o tráfego de seu site e o seu CTR (click-through rate).

Featured Snippets

Um dos principais elementos são os Featured Snippets, que são caixas de informações que aparecem dos resultados de busca e são relacionados com a intenção de busca do usuário por meio da palavra-chave, existem três tipos de Snippets:

  • Parágrafo: é apresentado um parágrafo para o usuário na SERP contendo as informações e respostas para aquilo que ele pesquisou.

parágrafos

  • Lista: é apresentado ao usuário listas baseadas em sua pesquisa, por exemplos: dicas para economizar dinheiro, passo a passo, ranking, etc.

listas

  • Tabela: é apresentado ao usuário uma tabela com de finalidade comparativa, por exemplo: preços de produtos, programações de eventos, horários e voo, etc.

Outros tipos de elementos na SERP

  • Perguntas frequentes: são caixas com perguntas e respostas relacionadas com a sua pesquisa. Ao clicar na seta, a caixa abre e apresenta a resposta.

perguntas frequentes

  • Dicionário: este elemento é autoexplicativo, mas o Google também pode apresentar a descrição fonética e a tradução.

  • Painel de informações: o Google coleta uma variedade de informações de diferentes sites, incluindo dados verificados de fontes oficiais, classificações públicas, estatísticas e outros pontos exibidos em mapas, quando os usuários realizam pesquisas relevantes de pessoas, lugares, organizações e etc;

painel de informações

Como conquistar as features na SERP?

Como já sabemos, uma das formas de aparecer no topo do Google é através do SEO, mas para conseguir as features algumas outras ações precisam ser tomadas, tais como:

Conquiste as primeiras posições

Geralmente, os primeiros resultados da SERP são mais estáveis, onde estes, raramente irão parar na segunda página, o máximo que chega acontecer é alternar entre as primeiras posições com as outras páginas.

E uma das maneiras de conseguir snippets é ter essa estabilidade, desta maneira o Google classifica seu conteúdo como relevante.

Fique de olho na concorrência

Descubra quem são os seus principais concorrentes do termo de busca e esteja atento a eles caso queira obter mais snippets.

Caso você observe um snippet de seu concorrente, procure repetir a fórmula só que de uma maneira melhor e mais otimizada, sendo esta, uma ótima estratégia para conseguir a posição zero.

Atenção na escalabilidade do conteúdo

Conteúdos que apresentam conceitos, devem apresentar no início do texto a palavra-chave e também nos intertítulos.

Semelhante, acontece nos conteúdos que são organizados por meio de tópicos. Lembra do Snippet de lista? Para que o Google reconheça a sua lista, ele precisará estar separado em tópicos.

Uma outra dica, é criar parágrafos mais curtos e com subtítulos entre alguns conjuntos deles, para facilitar a leitura pelo usuário, afinal, o Google prioriza cada vez mais a experiência do usuário dentro da página.


Potencialize seus resultados!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Voitto Pro, Programa de Aceleração de Carreira, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, com 200 certificações, um plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte ao  currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Comece agora, clique naimagem abaixo!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Storytelling, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Storytelling

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.