O que é social media?
O que é preciso para se tornar social media?
Como ganhar dinheiro sendo um social media?
Dica bônus!

O que é social media? Veja qual a sua importância na era digital!

Descubra o que é social media e saiba porque empresas de todos os tamanhos estão procurando esse profissional para alavancar seus rendimentos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é social media? Veja qual a sua importância na era digital!

A era digital possibilitou a expansão de barreiras locais ao realizar negócios, e por isso, para as empresas se faz cada vez mais vantajoso estar inserida e investir no mercado digital.

A nova realidade em que marcas precisam ter uma presença virtual forte faz um social media ser muito procurado. Ele é um profissional cada vez mais requisitado, conforme as empresas vão entendendo a necessidade de se adaptar ao mercado atual.

Portanto, para te mostrar mais sobre a profissão de social media, neste artigo preparamos os seguintes tópicos:

  • O que é social media?
  • O que é preciso para se tornar social media?
  • Como ganhar dinheiro sendo um social media?

O que é social media?

O social media é o profissional responsável por desenvolver a estratégia de mídia social de uma empresa e gerenciar seus canais nas redes sociais. Isso geralmente inclui Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, YouTube e Pinterest. São muito requisitados por empresas que precisam de forte presença digital, como ecommerce.

Além de definir a maneira como uma marca se relaciona com seu público, os gerentes de social mídia analisam os resultados de suas campanhas utilizando métricas de engajamento, como curtidas, cliques e compartilhamentos. Antes da Internet, a função mais semelhante era a de representante de relações públicas.

Assim, as principais responsabilidades do social media incluem criar postagens envolventes, analisar o desempenho das campanhas de marketing digital e se comunicar com as pessoas por meio dos canais sociais da empresa.

O dia a dia de trabalho desse profissional consiste em produzir novos conteúdos para as empresas, inovando constantemente para lançar novas ideias e formatos e medindo o desempenho dessas ideias.

Por isso, o social media precisa se manter atualizado com as novas tendências e notícias do nicho de atuação do cliente. Isso vai guiar a estratégia para o próximo lançamento de um produto, criar um vídeo, projetar GIFs, coordenar mensagens com equipes de comunicação interna, veicular anúncios pagos e muito mais.

O social media normalmente responde a um diretor de mídia social, chefe de conteúdo ou marca. Eles trabalham com outros grupos criativos, como marketing e relações públicas, bem como com o departamento jurídico, para coordenar e executar iniciativas de marketing e campanhas.

Como dito anteriormente, é necessário analisar o desempenho das campanhas realizadas, então o que é melhor do que ter uma planilha prontinha para você colocar seus dados e realizar suas análises?

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O que é preciso para se tornar social media?

O social media normalmente possui um diploma de bacharel em marketing, relações públicas ou similar. Ainda, o profissional de social media precisa desenvolver suas habilidades em áreas específicas, com cursos de especialização e capacitação.

A primeira delas é a escrita persuasiva, ou copywriting. A gigantesca maior parte da comunicação nas redes sociais é feita de forma escrita, então, é essencial criar mensagens que sejam rapidamente entendidas pelo público da empresa e promover um sentimento positivo para a marca.

Os textos precisam ser envolventes e de fácil leitura, com títulos chamativos e eficazes. O social media também precisa estar atento a algumas nuances, por exemplo, o Linkedin exige um tom mais profissional, enquanto o Facebook é mais leve e divertido. Assim, é preciso saber a persona com a qual está se comunicando.

Isso demanda um bom conhecimento das próprias mídias sociais. Saber que tipo de conteúdo funciona melhor em qual plataforma, compreender como otimizar o conteúdo com base na plataforma e a capacidade de envolver um público por meio de postagens são habilidades necessárias.

O social media também precisa se manter atualizado. Com o mundo em constante mudança das mídias sociais e digitais, o profissional deve ficar ligado nas novas ferramentas de medição que outros estão usando e nos conteúdos que os concorrentes estão postando diariamente.

Uma especialização em SEO (Search Engine Optimization) pode ser considerada para esse profissional. O SEO tem um grande impacto na estratégia de mídia social. Um social media se esforça para sempre otimizar o conteúdo nas redes sociais para atrair um público maior, levando a mais clientes em potencial e fechando mais vendas.

Embora grande parte do conteúdo que o social media coloca nas redes sociais seja escrito, o conteúdo visual também é necessário.

Um GIF ou a foto certa pode ser compartilhada centenas ou até milhares de vezes, e você precisa entender os tipos de imagens que funcionam bem em cada rede social. Assim, é importante ter um conhecimento geral de design para criar elementos gráficos visualmente atraentes que complementam as postagens.

Como ganhar dinheiro sendo um social media?

O social media é importante para negócios de qualquer tipo e tamanho, porque as redes sociais são o principal canal onde os clientes estão ativos hoje em dia.

Esse profissional ganha dinheiro com os clientes e negócios que atende. Se trabalha para uma empresa, normalmente recebe um salário fixo. Se for autônomo, o mais comum é cobrar uma taxa por hora, mês ou por projeto.

Geralmente, são oferecidos diferentes níveis de pacotes de serviços mensais. Eles vão desde postagem nas redes sociais três a quatro vezes por semana, até postagens diárias nas redes sociais em várias plataformas.

As pequenas empresas normalmente não têm uma equipe dedicada em tempo integral para gerenciar seus canais de mídia social. No entanto, elas ainda desejam alcançar mais público. Por isso, o serviço é terceirizado para o social media.

Por outro lado, várias grandes empresas também não tem uma estratégia de mídia social para sua marca. Dessa forma, o social media é requisitado para ajudar a desenvolver o conhecimento da marca. Ele formula um plano de ação baseado em metas de marketing para alcançar os objetivos.

Além disso, o social media pode atuar como um analista de indicadores de marketing digital. Essas métricas fornecem informações que facilitam a empresa a canalizar recursos para os fatores que estão gerando o maior retorno do investimento para suas estratégias de marketing.

Por isso, habilidades em análise de dados fazem parte das competências do social media, pois revelam os verdadeiros resultados das campanhas de marketing.

Ainda, o trabalho de um social media pode envolver a produção de conteúdo em si. Ele pode ser responsável por escrever e agendar artigos de blog, projetar designs de páginas, elaborar imagens para os perfis e postagens, entre outras coisas. Por isso, é um mercado de trabalho relativamente amplo.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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