A popularização do uso das redes sociais mudou a forma com que os clientes se comportam. Com isso, essas ferramentas se tornaram canais de comunicação importantíssimos para construir relacionamentos entre empresas e seus consumidores. E é nesse contexto que surge o social selling!
Com o objetivo de agregar nas ações de marketing, essas estratégias estão voltadas para a aproximação com o cliente, tornando a interação mais dinâmica e consequentemente impactando positivamente no processo de vendas.
Quer entender mais a fundo como o social selling pode ser aplicado na sua empresa? Confira aqui mais sobre essa metodologia e como planos de ação com base nela podem ser elaborados através dos seguintes pontos:
O conceito de social selling pode ser definido como o uso das redes sociais para criar um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente.
Essa aproximação tem como objetivo associar marketing e vendas, alcançando mais potenciais consumidores, bem como fidelizar os que já são usuários da marca.
Sendo assim, com as estratégias de vendas corretas, o social selling pode ajudar a alavancar os resultados de uma empresa.
Vale ressaltar que esse termo não deve ser confundido com social marketing. Visto que esse tem como fundamento o contato entre prospects e vendedores one-to-one, enquanto social selling tem um propósito mais amplo.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
O social selling é essencial para construir uma relação mais profunda com o cliente e estratégias de marketing digital mais assertivas. Mas o mais importante é entender quais são as consequências que isso pode trazer.
As redes sociais como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram, são formas de impulsionar o processo de vendas, seja através de mais confiança na marca ou até mesmo no alcance do primeiro contato com um potencial consumidor.
E por isso, o social selling é uma estratégia pautada no alinhamento da equipe de vendas online e física com a de marketing. Buscando sempre provocar os clientes e mostrar os produtos e serviços de uma marca são soluções para as dores deles.
E agora que você entendeu a importância dessa metodologia, é hora de descobrir quais são as vantagens que as empresas podem ter a usando. Veja a seguir as principais.
O uso das redes sociais para estreitar a relação com os consumidores gera uma maior confiança. Afinal, existe um canal de comunicação aberto em que os clientes podem entender o valor do que a empresa oferece e como o produto ou serviço funciona.
Além disso, esse contato mais próximo por meio de redes sociais como Instagram e Facebook pode ser um meio para tirar eventuais dúvidas e resolver problemas. Assim, a empresa reforça ainda mais o seu atendimento com foco no cliente.
Um dos indicadores de marketing digitalé o Custo de Aquisição de Clientes. Essa é a métrica que quantifica o valor que é necessário investir para que a empresa consiga um novo cliente, ou seja, converter um prospect.
Como o social selling é uma ferramenta que busca a produção de conteúdos que irão atingir clientes em massa e atuar pontualmente no contato mais direto quando há necessidade, o CAC tende a reduzir.
Além disso, o social selling é uma estratégia que utiliza ferramentas de marketing orgânico, que não precisam de investimento financeiro para serem impulsionadas.
Hoje em dia, usar as redes sociais não é apenas uma forma de automatizar o marketing digital, mas também uma maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio.
A tecnologia permitiu que as barreiras geográficas fossem quebradas e com isso a sua marca pode ser conhecida por pessoas que antes não poderiam fazer parte do ciclo de impacto dos seus produtos ou serviços.
Sendo assim, usar o social selling é uma forma de potencializar novas oportunidades de negócios, aumentando o funil de vendas e consequentemente também os resultados frente às metas.
Agora chegou o momento de entender como colocar em prática as estratégias de social selling. Vamos nessa?
Para que você consiga utilizar a seu favor e se beneficiar com as vantagens do social selling, separamos para você as principais práticas que levam ao sucesso dessa estratégia. Vamos lá?
A maior vantagem das redes sociais é o uso dos seus recursos para se conectar com os seus clientes. Para que isso seja possível algumas das melhores estratégias são:
Para que o cliente se interesse pela sua marca, ele precisa entender como o seu produto ou serviço pode solucionar uma dor. Por isso, é recomendado que alguns posts sejam feitos com base nisso.
Por exemplo, uma empresa em que o cerne da venda é um suporte para celular. Faça vídeos mostrando como esse objeto facilita na hora de lavar louças e assistir séries e vídeos ao mesmo tempo.
Com certeza você já ouviu alguém dizer que foi impactado pelo algoritmo de alguma rede social. Para contornar objeçõesou desafios nessa vertente é preciso explorar diversos tipos e estratégias de mídias sociais para promover o seu conteúdo.
Por isso, produza vídeos, imagens, textos, áudios e mais formatos que sejam atrativos. Além disso, é sempre importante lembrar que um grande diferencial é o uso de SEO para otimizar a entrega das publicações das suas redes.
Vale ressaltar que estudar copywriting, gatilhos de venda, técnicas de encantamento e melhoria da experiência do usuário também podem fazer com que os potenciais clientes se interessem mais pela sua marca.
Gostou desse conteúdo? Esperamos que tenha sido uma leitura produtiva! Para mais conteúdos como esse, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto!
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!