O que é o social selling?
Qual a importância e vantagens do social selling?
Como aplicar o social selling?
Impulsione suas vendas!

Quer impulsionar as suas vendas? Conheça a estratégia Social Selling!

Descubra como utilizar as redes sociais para se aproximar dos seus clientes e aumentar as suas taxas de conversão de vendas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer impulsionar as suas vendas? Conheça a estratégia Social Selling!

A popularização do uso das redes sociais mudou a forma com que os clientes se comportam. Com isso, essas ferramentas se tornaram canais de comunicação importantíssimos para construir relacionamentos entre empresas e seus consumidores. E é nesse contexto que surge o social selling!

Com o objetivo de agregar nas ações de marketing, essas estratégias estão voltadas para a aproximação com o cliente, tornando a interação mais dinâmica e consequentemente impactando positivamente no processo de vendas.

Quer entender mais a fundo como o social selling pode ser aplicado na sua empresa? Confira aqui mais sobre essa metodologia e como planos de ação com base nela podem ser elaborados através dos seguintes pontos:

  • O que é o social selling?;
  • Qual a importância e vantagens do social selling?;
  • Como aplicar o social selling?
  • Impulsione suas vendas! 

O que é o social selling? 

O conceito de social selling pode ser definido como o uso das redes sociais para criar um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente.

Essa aproximação tem como objetivo associar marketing e vendas, alcançando mais potenciais consumidores, bem como fidelizar os que já são usuários da marca.

Sendo assim, com as estratégias de vendas corretas, o social selling pode ajudar a alavancar os resultados de uma empresa.

Vale ressaltar que esse termo não deve ser confundido com social marketing. Visto que esse tem como fundamento o contato entre prospects e vendedores one-to-one, enquanto social selling tem um propósito mais amplo.

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Qual a importância e vantagens do social selling? 

O social selling é essencial para construir uma relação mais profunda com o cliente e estratégias de marketing digital mais assertivas. Mas o mais importante é entender quais são as consequências que isso pode trazer.

As redes sociais como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram, são formas de impulsionar o processo de vendas, seja através de mais confiança na marca ou até mesmo no alcance do primeiro contato com um potencial consumidor.

E por isso, o social selling é uma estratégia pautada no alinhamento da equipe de vendas online e física com a de marketing. Buscando sempre provocar os clientes e mostrar os produtos e serviços de uma marca são soluções para as dores deles.

E agora que você entendeu a importância dessa metodologia, é hora de descobrir quais são as vantagens que as empresas podem ter a usando. Veja a seguir as principais.

Aumento da fidelização dos clientes

O uso das redes sociais para estreitar a relação com os consumidores gera uma maior confiança. Afinal, existe um canal de comunicação aberto em que os clientes podem entender o valor do que a empresa oferece e como o produto ou serviço funciona.

Além disso, esse contato mais próximo por meio de redes sociais como Instagram e Facebook pode ser um meio para tirar eventuais dúvidas e resolver problemas. Assim, a empresa reforça ainda mais o seu atendimento com foco no cliente.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Um dos indicadores de marketing digitalé o Custo de Aquisição de Clientes. Essa é a métrica que quantifica o valor que é necessário investir para que a empresa consiga um novo cliente, ou seja, converter um prospect.

Como o social selling é uma ferramenta que busca a produção de conteúdos que irão atingir clientes em massa e atuar pontualmente no contato mais direto quando há necessidade, o CAC tende a reduzir.

Além disso, o social selling é uma estratégia que utiliza ferramentas de marketing orgânico, que não precisam de investimento financeiro para serem impulsionadas.

Aumenta as oportunidades de negócios

Hoje em dia, usar as redes sociais não é apenas uma forma de automatizar o marketing digital, mas também uma maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio.

A tecnologia permitiu que as barreiras geográficas fossem quebradas e com isso a sua marca pode ser conhecida por pessoas que antes não poderiam fazer parte do ciclo de impacto dos seus produtos ou serviços.

Sendo assim, usar o social selling é uma forma de potencializar novas oportunidades de negócios, aumentando o funil de vendas e consequentemente também os resultados frente às metas.

Agora chegou o momento de entender como colocar em prática as estratégias de social selling. Vamos nessa?

Como aplicar o social selling?

Para que você consiga utilizar a seu favor e se beneficiar com as vantagens do social selling, separamos para você as principais práticas que levam ao sucesso dessa estratégia. Vamos lá?

1. Incentive a interação

A maior vantagem das redes sociais é o uso dos seus recursos para se conectar com os seus clientes. Para que isso seja possível algumas das melhores estratégias são:

  • Ao lançar um produto, faça enquetes nos stories do Instagram;
  • Ao pensar em novas promoções e ações de marketing, peça comentários em publicações com a percepção dos clientes;
  • Divulgue ações sociais da empresa nas redes, como LinkedIn e Instagram;
  • Tenha uma equipe a postos para responder mensagens enviadas pelas plataformas digitais; 
  • Incentive o compartilhamento dos seus conteúdos com amigos e familiares através de promoções. 

2. Faça conteúdos relevantes

Para que o cliente se interesse pela sua marca, ele precisa entender como o seu produto ou serviço pode solucionar uma dor. Por isso, é recomendado que alguns posts sejam feitos com base nisso.

Por exemplo, uma empresa em que o cerne da venda é um suporte para celular. Faça vídeos mostrando como esse objeto facilita na hora de lavar louças e assistir séries e vídeos ao mesmo tempo.

3. Explore os diferentes tipos e estratégias de mídia

Com certeza você já ouviu alguém dizer que foi impactado pelo algoritmo de alguma rede social. Para contornar objeçõesou desafios nessa vertente é preciso explorar diversos tipos e estratégias de mídias sociais para promover o seu conteúdo.

Por isso, produza vídeos, imagens, textos, áudios e mais formatos que sejam atrativos. Além disso, é sempre importante lembrar que um grande diferencial é o uso de SEO para otimizar a entrega das publicações das suas redes.

Vale ressaltar que estudar copywriting, gatilhos de venda, técnicas de encantamento e melhoria da experiência do usuário também podem fazer com que os potenciais clientes se interessem mais pela sua marca.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que tenha sido uma leitura produtiva! Para mais conteúdos como esse, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto!


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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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