O que é o conceito de sociedade empresarial?
Quais são as formas de uma sociedade empresarial?
Como funciona uma sociedade de uma organização?
Quero aprender mais!

Você já ouviu falar nos modelos de Sociedade Empresarial? Saiba qual é o ideal para a sua organização!

Veja quais são os modelos de sociedade empresarial, aprenda a como identificar cada um deles e qual faz mais sentido para a sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você já ouviu falar nos modelos de Sociedade Empresarial? Saiba qual é o ideal para a sua organização!

A sociedade empresarial é formada por pessoas que visam o mesmo objetivo e com isso se juntam para exercer uma atividade econômica.

Os sócios podem ser aqueles que efetivamente trabalham na organização, mas também existe a possibilidade de serem apenas investidores. No entanto, essa não é a única caraterística que norteia e diferencia uma sociedade empresarial da outra.

Por isso, para que você comece um negócio é essencial saber diferenciar os diversos tipos e modelos de sociedade empresarial. Mas não se preocupe, esses não são conceitos difíceis e ao ler esse artigo você terá todos os insumos necessários para avaliar qual o melhor modelo.

Sendo assim, confira os seguintes tópicos:

●     O que é o conceito de sociedade empresarial?;

●     Quais são as formas de uma sociedade empresarial?;

●     Como funciona uma sociedade de uma organização?

O que é o conceito de sociedade empresarial?

A sociedade empresarial é um conjunto de pessoas que compartilham um objetivo: exercer de forma profissional uma atividade econômica. Em outras palavras, esses indivíduos querem produzir, comercializar ou prestar os mesmos tipos de produtos ou serviços.

No entanto, não basta apenas que esse objetivo seja comum a todos. Para se caracterizar como uma sociedade empresarial, é necessário que o grupo de pessoas tenha a finalidade de obter lucro com as atividades.

Sendo assim, Organizações Não Governamentais (ONGs) não se enquadram como sociedade empresarial, por exemplo.


Com a Planilha de Necessidade de Capital de Giro, você será capaz de identificar mais facilmente o quanto de dinheiro precisa para sustentar seu fluxo de caixa, e dessa forma, obter um melhor controle financeiro de sua empresa!

Sendo assim, não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download!

planilha de necessidade de capital de giro

Apesar de ser um conceito muito simples, no Brasil as sociedades empresariais podem ser classificadas em diversas categorias. Pensando nisso, preparamos para você um compilado com todas as características e informações mais importantes sobre elas. Veja a seguir.

Quais são as formas de uma sociedade empresarial?

As formas de sociedade empresarial distinguem-se em fatores como a quantidade de sócios, as responsabilidades que cabem a cada um deles, o faturamento da organização e até o ponto da carga tributária que irá incidir sobre a empresa.

Apesar de existirem diversos tipos de empresa, ao entender os conceitos por trás de cada sociedade empresarial é fácil identificar cada um de seus tipos.

1. Sociedade Simples

O modelo de sociedade empresarial menos burocrática é a sociedade simples. Assim como a própria designação já diz, é o tipo menos complexo. Essa estrutura é composta por prestadores de serviços, ou seja, o dono é a mesma pessoa que irá executar a atividade fim.

Exemplos comuns de sociedade simples são os dentistas, médicos, corretores de imóveis e contadores. Em geral, são profissionais que podem se juntar para exercer a sua própria profissão.

2. Sociedade Limitada

A sociedade limitada é feita por uma relação em que todos os sócios fazem um investimento financeiro para que ela se origine ou que a pessoa possa vir a ser parte da estrutura societária da mesma.

Nesse caso, não há limites de sócios para a empresa e os donos podem ser tanto pessoa física quanto jurídica.

Além disso, a sociedade limitada sempre deve ter um administrador. Assim, nomeia-se o sócio que será responsável por ser diretor da organização. Todas as empresas desse tipo de sociedade empresarial devem possuir a abreviatura LTDA na sua razão social.

3. Sociedade em Nome Coletivo

O terceiro modelo de sociedade empresarial denomina-se sociedade em nome coletivo. A própria designação já é bem sugestiva e faz alusão ao fato de que todos os sócios são solidários às dívidas e obrigações da empresa.

Em outras palavras, isso significa que é responsabilidade dos sócios todas as obrigações da empresa, mesmo que isso impacte em seus patrimônios pessoais.

Nesse modelo de sociedade só podem existir pessoas físicas como sócias e as suas atribuições devem ser limitadas por meio do contrato ou documento social da organização.

4. Sociedade em Comandita Simples

No modelo de sociedade em comandita simples é possível ver o papel de sócios em dois tipos diferentes:

●     Os comanditários: não são parte do quadro de sócios-administradores da organização;

●     Os comanditados: em geral são parte da diretoria da instituição e possuem cargos estratégicos para a tomada de decisão.

Para definir as funções, o contrato social é o instrumento que rege essa relação empresarial. Além disso, a razão social de uma sociedade desse tipo deve conter o nome dos sócios comanditados.

5. Sociedade Comandita por Ações

As regras e as categorias de sócios da sociedade comandita por ações são similares aos da modalidade simples. No entanto, nessa estrutura o capital investido  na empresa é dividido por quotas.

Além disso, os sócios comanditados possuem responsabilidades ilimitadas e para que exista uma alteração na estrutura societária, inclusão ou retirada, é necessário que a maioria absoluta dos demais sócios concordem com as ações a serem votadas.

6. Sociedade Anônima

O modelo de sociedade empresarial mais comum no contexto brasileiro é a sociedade anônima. Assim como na anterior, essa categoria também possui o capital investido dividido por ações ou cotas.

Em geral, a sociedade anônima é um tipo de empresa mais madura e pode ser de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores, ou de capital fechado.

Nesse modelo as responsabilidades de cada sócio são limitadas ao percentual de capital social da empresa que ele possui.

7. Sociedade de Advogados

Diferente das demais modalidades, a sociedade de advogados conta com a participação apenas de um tipo de profissional. Além disso, para fazer parte desse modelo, é necessário que todos tenham credenciamento ativo para praticar a profissão.

Além disso, ser parte de uma sociedade de advogados impossibilita a participação em outras. Outro ponto importante é que a razão social desse tipo de sociedade empresarial deve fazer referência a pelo menos um de seus sócios.

8. Sociedade em Conta de Participação

Outro modelo de sociedade empresarial é a sociedade em conta de participação. Esse tipo é composto por duas ou mais pessoas. Uma de suas especificidades é o fato de que pelo menos um dos sócios precisa ser comerciante.

Como funciona uma sociedade de uma organização?

Cada tipo de sociedade empresarial tem suas próprias regras quanto a representatividade de cada sócio, que podem ser limitadas ou não. Além disso, também se diferem quanto a quantidade de funcionários, valores de faturamento, atividades desenvolvidas, entre outros fatores.

Fazer um diagnóstico empresarial bem detalhado para descobrir o modelo que mais se adequa às necessidades da empresa é essencial.

O enquadramento correto pode significar o cumprimento das disposições legais, bem como a economia de carga tributária. Por isso, essa é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Quero aprender mais!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.