ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o Threads?
Quem fundou o Threads?
Como funciona o Threads?
Quais são as semelhanças e diferenças com o Twitter?
Como criar uma conta no Threads?

Conheça o Threads, a nova aposta da Meta como plataforma de mensagens!

Entenda o que é Threads, como criar conta e utilizar essa nova rede social, além de, conferir as principais semelhanças e diferenças entre ela e o Twitter!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Threads, a nova aposta da Meta como plataforma de mensagens!

Lançado recentemente, o novo aplicativo da Meta se tornou o principal assunto da Internet. Com mais de 30 milhões de usuários, a nova aposta do dono do Facebook e Instagram já é um sucesso.

O aplicativo, denominado Threads, é a nova aposta para tirar a posição de destaque do Twitter, recentemente adquirido pelo bilionário Elon Musk.  A plataforma está disponível de forma gratuita para diversos sistemas mobile.

O sucesso da nova rede social foi tão grande, que seu lançamento já atingiu a marca de 100 países a utilizarem em apenas 3 semanas de uso.

Confira mais sobre esse grande sucesso da internet através dos seguintes tópicos:

  • O que é o Threads? 
  • Quem fundou o Threads?
  • Como funciona o Threads?
  • Quais são as semelhanças e diferenças com o Twitter?
  • Como criar uma conta no Threads?

Aproveite o aprendizado e boa leitura!

O que é o Threads?

Threads, o mais novo aplicativo da Meta, foi desenvolvido com a finalidade de ser concorrente direto do Twitter - plataforma recém adquirida pelo bilionário Elon Musk. O aplicativo permite que as pessoas compartilhem postagens de pequenos textos com até 500 caracteres, além de links, vídeos (de até 5 minutos) e gifs.

O principal objetivo da plataforma, é se transformar em um espaço para gerar conversas e debates entre os usuários, que podem se conectar facilmente através do login simplificado do Instagram.

O aplicativo possui diversas similaridades com a rede social do passarinho, porém, a criatividade da Meta ultrapassou limites ao utilizar o símbolo “@” para caracterizar a rede social, já que o mesmo é muito conhecido na internet como uma forma de mencionar contas, sejam em posts ou em “threads” do momento.

A plataforma é uma ótima opção para criadores de conteúdo e empreendedores que desejam alavancar sua marca, isso porque, os conteúdos são compartilhados de forma ágil e em tempo real.

Quem fundou o Threads?

O grande propulsor da ideia, foi Mark Zuckerberg, o CEO da Meta  - também proprietária do Instagram e Facebook.

A inspiração para criação do aplicativo se deu devido às recentes implementações que estão ocorrendo no Twitter e que não agradaram os usuários da plataforma, fazendo com que a popularidade do mesmo entrasse em queda livre.

Um exemplo é o limite de leitura diária para os tweets e funcionalidades que estarão disponíveis apenas para assinantes da versão premium, o Twitter Blue.

Tocando no assunto…

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Como funciona o Threads?

Seguindo o mesmo nome da plataforma, suas publicações são denominadas threads e podem ser feitas das seguintes formas:

  • Textos que não excedam o limite de 500 caracteres;
  • Fotos;
  • Vídeos com duração de no máximo 5 minutos; 
  • Gifs;
  • Links.

Além disso, é possível se conectar com outros usuários da plataforma (o que pode ser feito de maneira simplificada ao se conectar pelo Instagram).

Página inicial da Plataforma - Fonte: Reprodução/Divulgação Meta


Para criar uma publicação, basta tocar no ícone do lápis, escrever a mensagem, adicionar mídia ou links se desejar e realizar a publicação.

Também é possível criar listas e editar a visibilidade do thread, podendo ser público para toda comunidade, ou restrito somente aos seguidores na plataforma. Originalmente, todas as publicações estão configuradas para receber comentários de qualquer pessoa da plataforma.

O ícone de coração - de forma semelhante ao instagram - é o local para acompanhar os detalhes sobre a conta, bem como novos seguidores, respostas em threads, menções e etc.

A representação de uma pessoa, dá acesso ao perfil e por lá, é possível editar bio, foto do perfil e até mesmo ser redirecionado ao Instagram.

Outras funcionalidades, são a opção de curtir, comentar, compartilhar e encaminhar threads a amigos.

Interações possíveis com o Threads. Fonte: Reprodução/Divulgação Meta


Embora o lançamento tenha sido um sucesso, com as funcionalidades já apresentadas, a empresa não poupou esforços em garantir que existem novas funcionalidades em desenvolvimento, como o acompanhamento de assuntos mais comentados em tempo real.

Quais são as semelhanças e diferenças com o Twitter?

Como concorrentes, as duas plataformas possuem diversas funcionalidades semelhantes, porém, os detalhes fazem com que ambas atraiam um determinado público.

Semelhanças

Como dito anteriormente, as duas plataformas possuem diversas semelhanças, confira algumas:

  • Ambas foram desenvolvidas com intuito de aproximar pessoas através de mensagens de texto; 
  • As duas plataformas permitem o compartilhamento de conteúdos como imagens, gifs e vídeos;
  • É possível realizar conhecer pessoas e socializar em grupos criados pelos usuários; 
  • Permitem que os usuários favoritem mensagens e repostem conteúdos criados por outras pessoas;
  • Possuem formas de limitar o contato com pessoas indesejadas, seja bloqueando o perfil ou as interações;

Diferenças

Existem atualmente, algumas diferenças que se destacam entre as plataformas, confira algumas delas:

Limite de caracteres

Um dos principais pontos que podem diferenciar as redes sociais são as publicações realizadas em cada uma delas.

Enquanto o Twitter permite publicações que não ultrapassem 280 caracteres. O threads permite pequenos textos de até 500 caracteres, pouco menos que o dobro permitido pela plataforma do passarinho.

Esse detalhe é super importante para aqueles que gostam de compartilhar de forma mais detalhada os assuntos cotidianos e pode fazer total diferença no momento da escolha entre uma das duas plataformas.

Feed

O Threads possui apenas uma linha de rolagem, que funciona em ordem cronológica e engloba tanto os threads postados pelos seguidores quanto por contas verificadas na plataforma.

Enquanto o Twitter aposta em duas linhas distintas, sendo elas: uma totalmente voltada para observar os posts das contas seguidas, e a outra que funciona apresentando os destaques no momento e os assuntos mais comentados na plataforma.

Vale ressaltar que a Meta já anunciou que nas próximas atualizações do aplicativo, pretende implementar um novo feed.

Disponibilidade

Enquanto o aplicativo desenvolvido pela Meta está disponível apenas para sistemas operacionais mobile, Android e IOs, o Twitter pode ser acessado de qualquer smartphone e até mesmo navegadores em computadores.

Privacidade

Como o Threads é uma plataforma interligada a outra, todas as opções de privacidade (como contatos bloqueados e ocultação de likes) serão aplicadas de forma semelhante, além da visibilidade do perfil.

Já o Twitter, uma plataforma autônoma, existe a possibilidade de realizar essas modificações de privacidade de forma independente. Além de permitir toda personalização de anúncios e a forma com que deseja ser encontrado no aplicativo.

Obtenção de Dados

Como normalmente acontece, todas as plataformas que conectamos nossos dados, fazem uso dos mesmos para algumas finalidades, confira como as redes sociais realizam essa coleta:

  • Threads:  possui 14 parâmetros de coleta, dentre alguns deles seguem os temas: saúde, finanças, pesquisas realizadas, identificadores e informações de caráter confidencial; 
  • Twitter: como dito anteriormente, o Twitter é uma rede social autônoma e por isso, realiza apenas coleta de 7 parâmetros, como por exemplo: localização, IDs, navegação, compras realizadas, conteúdos publicados e etc.

Interface

As páginas iniciais são bem semelhantes, o que difere é a quantidade de botões e funcionalidades em cada uma delas. Enquanto o Threads possui quatro botões de funcionalidades, sendo eles: página inicial, pesquisar, criar posts e likes.

O Twitter abrange os 4 citados anteriormente e conta com mais 3 funcionalidades exclusivas, sendo elas:

  • Microfone: com ele, é possível acessar salas de conversas de áudio ao vivo;
  • Pessoas: local onde os usuários podem encontrar novos amigos, participar de comunidades e se aproximarem dos assuntos que possuem interesse;
  • DMs (simbolizado por uma carta):  onde é possível trocar mensagens privadas com as pessoas da plataforma.

Desativação da conta

Diferentemente do Twitter, que permite que uma conta seja desativada por um período de 6 meses antes de ocorrer a exclusão da mesma de forma automática, mas sendo possível a exclusão manual.

O Threads permite que a conta seja desativada, porém, a única forma de apagar o perfil na nova aposta do dono do Facebook, é apagando o combo de Threads + Instagram.

Muitos usuários já criaram suas contas assim que a plataforma foi lançada, porém não se atentaram aos detalhes da política de privacidade e já relatam insatisfação por conta desse detalhe.

Como criar uma conta no Threads?

O aplicativo já se encontra disponível para download em lojas de aplicativos, como Google Play e Apple Store, e atualmente existem duas formas de se conectar à plataforma, confira!

Criando uma conta a partir do Instagram

Quando o download da plataforma finalizar, basta seguir o seguinte passo a passo para se cadastrar a nova rede social do momento:

  • Procure pelo aplicativo em seu dispositivo e clique para abrir;
  • Em sua página inicial, o app reconhecerá as contas do Instagram logadas em seu celular, basta selecionar a desejada e será redirecionado para tela inicial do aplicativo.

Login via Instagram. Fonte: Reprodução/Divulgação Meta


Um ponto importante, é que se você faz uso recorrente do Instagram em seu dia a dia, é bem provável que a própria plataforma ofereça para criar sua conta. Tornando o processo mais prático.

  • Caso não encontre o login desejado, você pode facilmente digitar o nome de usuário e a senha da conta do Instagram.

Login através de usuário e senha. Fonte: Reprodução/Divulgação Meta


Outro super detalhe bem pensado pela Meta, é que, ao realizar login através do Instagram, a conta só será conectada quando o próprio dono do perfil autorizar a entrada no novo aplicativo, dessa forma, minimiza os possíveis golpes de perfis fakes.

Dessa forma, todos os dados do Instagram como imagem, bio e seguidores são importados de forma automática, caso queira personalizar de forma diferente, basta atualizar os dados da bio e outros detalhes.

Criando uma conta sem possuir conta no Instagram

Novamente, o processo é bem simples, basta procurar o aplicativo em seu smartphone após o download e clicar para abri-lo.

  • O próximo passo será clicar em “Criar conta”;
  • Nesse momento, a plataforma irá solicitar alguns dados, como seu nome completo e uma senha; 
  • Para completar a criação do perfil, serão solicitadas outras informações, como data de nascimento, nome de usuário e número de telefone ou e-mail.
  • Depois de escolher alguma das formas de verificação (celular ou e-mail), será enviada uma notificação com um código, para validar sua inserção na plataforma. 

DICA DE OURO!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.