Quando os grandes portais de vendas pela internet começaram a crescer, muita gente começou a dizer que o varejo físico iria morrer… Se enganou quem pensou assim!
Cada vez mais grandes marcas estão investindo em lojas físicas, e até mesmo gigantes como Amazon e Submarino estão criando seus espaços físicos de contato com o cliente. Só que não basta apenas ter bons vendedores e um bom atendimento…
Se todo mundo está querendo chamar atenção do shopper no PDV, como se diferenciar de seus concorrentes ? Aí entram as ferramentas e estratégias de Trademarketing, para influenciar no momento mais importante do processo de decisão de compra.
Se você não conhece o processo de decisão de compra, clique aqui.
A área de trade deve estar alocada estrategicamente como uma unidade de negócios independente, pois se comunica com várias áreas da empresa. Por exemplo, a equipe de trade conversa com o marketing para desenvolver campanhas e obter informações sobre o cliente.
Mas também é necessário que o trade converse com logística para que não falte produtos na prateleira, é necessário falar com a equipe de comunicação para ajustar o discurso ao momento em que cada peça de divulgação será utilizada.
Talvez seja necessário falar com desenvolvimento de produtos para inovações, ou novas embalagens, ou então com a equipe comercial para lançar uma promoção específica para um determinado canal de vendas.
Além disso, o material de trade precisa estar alinhado ao branding de sua empresa também. Se você não sabe o que é branding, clique aqui. Tudo deve ser planejado, desde o texto até as cores que serão utilizadas no merchandising.
Ufa… já deu pra perceber que trabalhar com Trade marketing não é fácil, né?!
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Antes de qualquer coisa, compreenda que nem sempre são os consumidores de seu produto que vão ao PDV para comprá-lo, e por isso temos a figura do shopper.
Todas as ferramentas que vou te apresentar nos próximos parágrafos demandam que a equipe tenha plena consciência de quem é o cliente, quem é o shopper, em quais canais de vendas este produto é oferecido, e em que momento da jornada do cliente isso se encaixa.
Para isso é necessário que seja feito um diagnóstico do público-alvo para determinação de seu target. Desta forma, você conseguirá ajustar sua comunicação para ser melhor compreendido por estas pessoas. Para quem estiver começando agora no marketing, sugiro ler o artigo sobre público-alvo para entender melhor.
No entanto, muitas empresas hoje utilizam o conceito de persona, que é um pouco mais evoluído. Além de considerarmos as variáveis demográficas, também inserimos informações sobre comportamento, hábitos e até personalidade, para melhor se ajustar aos clientes que você quer conquistar.
Outro ponto importante é que os profissionais de trade marketing precisam conhecer as características dos canais de vendas. Por exemplo, o refrigerante que você gosta de beber está disponível nas embalagens de 2L e 3L no mercado, mas no quiosque da praia você só encontra as latinhas menores.
Isto porque o mesmo shopper tem interesses distintos em momentos distintos. Na compra de mês que você faz no mercado, o planejamento é abastecer a casa e estocar produtos; enquanto que na praia, e no sol, certamente seu objetivo será apenas de se refrescar imediatamente.
É para isso que existe o trade marketing, para analisar, compreender e criar estratégias para melhorar a experiência de compra do shopper de um determinado produto, ou de uma loja. Ou seja, o trade marketing pode ser aplicado pelo fabricante ou pelo varejista!
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Com a aplicação dos gatilhos mentais certos, você será capaz de alavancar os resultados da sua empresa e conquistar mais clientes de forma eficaz!
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Professor do curso de Administração do CEFET-RJ, professor conselheiro da IETEC (Incubadora Tecnológica do CEFET) e da empresa júnior CEFET-Jr, e pesquisador nas áreas de: Marketing e Ensino baseado em Jogos de Negócios. Doutorando no programa de Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, administrador com ênfase em Marketing (ESPM), com MBA em Gestão de Projetos.
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