5 dicas de consultoria para o início de carreira de um consultor
1. A venda da consultoria
5. Cada empresa é única
Seja um consultor!

Descubra 5 dicas de consultoria essenciais para todo consultor no início de carreira

Saiba sobre algumas dicas de consultoria que irá te auxiliar no início de carreira como consultor, fazendo com que você cometa uma menor quantidade de erros.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra 5 dicas de consultoria essenciais para todo consultor no início de carreira

Muitas pessoas me perguntam o que eu gostaria de saber sobre consultoria que teria me ajudado no início da carreira.

Hoje, com mais experiência, sou capaz de responder tal questão e, por isso, resolvi escrever esse artigo com 5 dicas de consultoria para o início de carreira de um consultor, para poder te ajudar. Vamos lá?

5 dicas de consultoria para o início de carreira de um consultor

Primeiramente, é importante entender que a consultoria não é um produto como uma peça de um automóvel, ou um biscoito, por exemplo. O produto da consultoria é representado pela imagem do consultor, onde o seu conhecimento é o seu grande diferencial. Entendido? Então segue comigo que vou te apresentar as 5 dicas incríveis!

1. A venda da consultoria

Eu, no início da minha carreira de consultor, não sabia sobre as particularidades envolvidas na venda de uma consultoria ou na apresentação de uma proposta comercial de consultoria. Hoje, sei que ela se vende pela pessoalidade e competências dos consultores.

Não é tarefa fácil se posicionar no mercado de consultoria, a venda de serviços é uma venda complexa. Na verdade, é preciso uma proposta de valor bem clara ao cliente.

Como você já deve ter percebido, é essencial entender que o serviço de consultoria não é facilmente “produtível”, ele depende muito da demanda do seu cliente e qual é o seu foco no processo de atendimento.


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2. Relacionamento com as pessoas

Uma outra dica importante que eu gostaria de saber sobre consultoria no início da minha carreira é a importância do relacionamento com as pessoas. Não adianta saber muito de determinada coisa se você não se relacionar bem o suficiente com os envolvidos no processo.

Isso porque um bom consultor deve passar seu conhecimento a essas pessoas, uma vez que o serviço de consultoria deve sempre transmitir o conhecimento à instituição.

É preciso vender o projeto para as pessoas certas, ou seja, o alto escalão da administração da empresa, pois são eles que vão dizer sim ou não no final das contas. Portanto, eles têm que comprar sua ideia.

3. Apresente o valor do seu serviço

Para abrir uma consultoria empresarial, você tem que saber como apresentar o valor do seu serviço mediante o que o cliente de fato precisa.

Com o passar dos anos, cada vez mais eu fui conseguindo enxergar com maturidade a necessidade do cliente e, com isso, oferecer uma solução que era capaz de remediar sua dor.

Nem sempre o cliente precisa daquele serviço na área em que você é mais competente. Mas sim na área em que ele precisa alavancar os resultados naquele momento. E é nessa área que ele vai enxergar valor.

4. Mantenha o foco

Muitas empresas precisam de muitas soluções em gestão. Elas possuem oportunidades de melhorias em todas as suas frentes de negócio.

Mas não se pode abraçar o mundo, não é mesmo? É preciso ter foco no serviço em que você oferece. Por isso, ter foco significa saber exatamente o que é seu negócio de consultoria e qual o tipo de serviço que se vende.

Tem gente que diz que faz consultoria de A a Z, ou seja, consultoria em administração de empresas; consultoria em finanças; em estratégia em operações, e por aí vai.

O perigo disso é acabar não se aprofundando muito nas áreas e assim não gerar o resultado esperado.

Por isso, um portfólio bem definido da área em que se atua e um bom atendimento ao cliente são fundamentais.

5. Cada empresa é única

Outra dica de consultoria importante que eu gostaria de entender sobre consultoria no início de carreira é que cada empresa tem uma cultura diferente, com gestores que valorizam distintas questões.

No seu dia a dia, um bom consultor tem que sempre buscar conhecer melhor a empresa e escutar muito antes de partir para a tomada de decisões.

Além disso, tem que saber com quais pessoas se fala, tem que saber lidar com o jogo de valores e o jogo de vaidades que sempre está presente nas organizações.

É realmente uma estratégia, pois o consultor tem que se posicionar no meio de uma cultura que não é a sua, estabelecendo conexões e parcerias de maneira a vencer as objeções e resistências, para que assim consiga contribuir com a empresa naquilo que ela precisa.

Seja um consultor!

A consultoria pode não parecer simples no início, mas com muito esforço e dedicação tenho certeza que você alcançará o sucesso.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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