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7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima entrevista!
1. O que a empresa valoriza
2. Quais os principais destaques da organização?
3. Se informe sobre a empresa!
4. O que a empresa produz?
5. Missão, Visão e Valores
6. Quem será meu entrevistador?
7. Se informe sobre as avaliações da empresa!
Essa é a trilha para o sucesso!

Descubra agora 7 coisas para pesquisar antes da entrevista de emprego!

Entenda a seguir, 7 coisas que vão fortalecer sua performance na entrevista de emprego e ajudar com que tome decisões melhores.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Descubra agora 7 coisas para pesquisar antes da entrevista de emprego!

Num cenário de grande competitividade, em que profissionais mesmo assim se demitem para irem à busca de empresas que estejam alinhadas com seu propósito de vida, e reconheçam seu valor, fazer pesquisa antes de encarar o selecionador é o mínimo que um candidato deve ter em mente.

Além disso, sabemos que muitas dessas informações, vão proporcionar ao profissional uma visão holística da vaga e empresa na qual pretende trabalhar. Somando-se a isso, terá maior direcionamento para vender suas competências para o cargo, bem como entender se a organização realmente tem sua cara.

Por outro lado, muitas pessoas ainda ficam perdidas sobre o que pesquisar, como pesquisar e quais fontes utilizar. Além é claro, de como utilizar as descobertas ao seu favor no momento da entrevista.

Por isso, por mais difícil que seja a busca por emprego, há algumas coisas que você precisa priorizar antes de se submeter a uma entrevista. Vamos instruí-lo através dos seguintes tópicos:

  • 7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima entrevista!
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos lá?

7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima entrevista!

Para encontrar a empresa certa de se trabalhar e demonstrar com clareza o porquê você é a melhor escolha para a posição, não basta enviar seu currículo destacando suas experiências e habilidades, é preciso ir além das práticas comuns.

Pensando nisso algumas dicas de pesquisas, são:

1. O que a empresa valoriza

Entender o que a corporação valoriza não deve ser apenas ligada às questões técnicas, mas perpassar pelo comportamental, valores individuais, até mesmo o tempo de permanência em cargos anteriores. Percebam que vai muito além do óbvio, sendo mais que fundamental um aprofundamento maior em suas ações.

Por certo, atualmente você pode usar os meios digitais, redes sociais, em especial o LinkedIn, para conhecer a expectativa da empresa e fazer o cruzamento com as suas. No LinkedIn, a página da empresa e perfis de colaboradores atuais e antigos é um ótimo local, podendo fazerem perguntas a eles sobre a cultura, por exemplo.

2. Quais os principais destaques da organização?

Se não tiver ciência dos principais feitos da organização onde pretende ocupar uma posição, não tenha dúvida de que suas chances já serão reduzidas em relação à concorrência.

Quanto mais informações sobre as ações passadas e atuais da entidade levarem, mais assertivo será seu posicionamento durante a entrevista.

Assim vai conseguir casar com facilidade os seus feitos em relação aos da empresa. Todavia, a internet é sua melhor fonte de pesquisa.

Somando-se a isso, durante o bate-papo com o potencial gestor poderá relatar projeto semelhante ao que a empresa está tocando ou já realizou, ligando com sua jornada profissional, reforçando assim sua aderência à vaga.

3. Se informe sobre a empresa!

“Tem candidato que chega à entrevista como se estivesse acabado de saltar de pára-quedas”. Pois, é!  Esse é o famoso tiro no pé.

Informe-se sobre a organização, entenda melhor seu segmento, sua razão de existir e tenha embasamento para conquistar seu potencial empregador. Ao coletar essas informações terá ainda a possibilidade de se deparar com pontos negativos que de cara já te fazem declinar do processo, evitando perda de tempo e energia.

Todos os selecionadores irão observar o quanto você estudou sobre a empresa em que está prestes a trabalhar. Por isso, essa investigação anterior te deixará mais seguro, confiante e competitivo.

4. O que a empresa produz?

Sabe aquele momento da entrevista em que você precisa demonstrar para o selecionador que você fez o dever de casa?! Pois, é! Essa é mais uma chance de pontuar que sabe o que a empresa faz, e que seus momentos estão conectados.

Por isso, estude sobre o produto e serviço da companhia empregadora, evitando assim durante a entrevista passar a imagem de um futuro funcionário que não se interessa pela própria entidade na qual pretende prestar serviço.

5. Missão, Visão e Valores

Estamos aqui diante das definições de propósito de uma corporação, que em sua grande maioria vai está discriminado em seu site. Se por um lado, temos candidatos em busca de empresas que acreditam no que eles acreditam, as entidades também querem pessoas que acreditam no que elas fazem.

Sendo assim, conhecer a missão, visão e valores vai te possibilitar compreender se há este match, aprender um pouco mais para falar sobre o negócio. Mas não se prenda a essas diretrizes, pois, o dia a dia vivendo a cultura empresarial pode ser muito diferente. Como sugerido anteriormente, aprofunde em sua pesquisa.

Portanto, ao se integrar em uma jornada por recolocação profissional ou colocação, o principal é analisar  todos os pontos para que tenha uma busca estratégica.

6. Quem será meu entrevistador?     

Saber mais sobre a pessoa a quem vai te entrevistar pode ser um sacada genial para gerar aquela conexão durante a seleção.

Com certeza, visitar o perfil do LinkedIn do gestor ou recrutador te dará várias informações relevantes, como por exemplo, sobre os assuntos que o indivíduo em questão mais discute na rede, além disso seus principais contatos.

Com isso, quem sabe durante a entrevista você não menciona aquela conexão em comum, da qual ambos têm extrema afinidade. Assim, ele já vai perceber que tem propriedades semelhantes, no que tange escolha de conexões, o que proporciona proximidade.

7. Se informe sobre as avaliações da empresa!

O site Glassdoor te permitirá acessar feedbacks de colaboradores antigos das principais empresas, onde terá acesso a detalhes, também no que concerne às etapas do processo seletivo.

Alguns exemplos de avaliações são:

  • Teste Comportamental;
  • Teste de Fit Cultural;
  • Teste de Idiomas;
  • Teste Palográfico;
  • Testes Técnicos.

No entanto, pode ir além deste site e realizar uma pesquisa avançada no LinkedIn, por exemplo, sendo que muitos candidatos e até empregados atuais de algumas companhias costumam compartilhar na rede sua experiência em cada etapa durante o processo de seleção. Por fim, vai conseguir se preparar melhor.

Essa é a trilha para o sucesso!

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Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

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