Diante de um mercado tão amplo, com tantas empresas prestando o mesmo serviço, como conseguir se destacar? A principal maneira é provando o seu valor, e é justamente para isso que existem os indicadores SLA.
No mundo VUCA, não basta ser bom no que faz para obter sucesso no seu negócio, é preciso gerar visibilidade. E cada vez mais, chamar a atenção dos potenciais clientes tem sido uma tarefa mais difícil.
Com a concorrência crescente, especialmente em áreas como serviço de TI, para obter destaque é necessário provar objetivamente a sua eficácia por meio de indicadores, e garantir a qualidade na hora de ser contratado, sendo essa a função principal do SLA.
Através dos indicadores SLA é possível não só garantir um controle da qualidade dos seus serviços, como também quantificar e demonstrá-la para o mercado, permitindo que sua empresa se destaque pela excelência.
Então, se você deseja entender melhor o que são exatamente os indicadores SLA, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
● O que é são indicadores SLA?
● Como definir os indicadores SLA?
● Os principais indicadores SLA.
SLA é a abreviação para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, e, como sugere o nome, é um acordo entre um prestador de serviços e um contratante, que estabelece as diretrizes do serviço (como prazos, valores e etc).
Sendo assim, o SLA é um documento que servirá como base para todo o planejamento do projeto da equipe de serviço, pois estabelece como a prestação do mesmo irá ocorrer.
Já os indicadores SLA, por sua vez, são KPIs, que buscam mensurar o desempenho do serviço que será prestado, de modo a garantir que a empresa o preste seguindo as especificações estipuladas no SLA.
Dessa forma, as KPIs servem para fazer o monitoramento para garantir que se estabeleça uma gestão da qualidade, mensurando fatores importantes que nos permitem estabelecer e acompanhar o desenvolvimento de metas.
Por isso, os indicadores SLAsão fundamentais para a construção de uma jornada de melhoria contínua, pois, com uma política da qualidade bem definida, estabelecendo um alinhamento estratégico de longo prazo, a análise constante dos KPIs permite que a empresa não fique estagnada no tempo, entendendo sempre em que aspectos a melhoria é necessária.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Pela própria essência do seu conceito, fica claro que definir os indicadores SLAé fundamental, pois só assim uma empresa pode estabelecer e comprovar um acordo com o seu cliente.
Porém, para cada contexto diferente, são estabelecidos acordos diferentes com indicadores SLAdiferentes. Por isso, definir as KPIs que serão utilizadas depende das especificidades do serviço a ser prestado.
Desse modo, escolher bons indicadores SLAse constitui como um dos alicerces do contrato, pois é a partir disso que será possível desenvolver todo o planejamento e metas relativas ao projeto.
Assim, a definição dos indicadores SLAainda é apenas uma parte da construção de um contrato, que por sua vez é definido em três aspectos que demonstram os fatores que devem ser comprovados para cumprir um SLA.
Esses fatores, essenciais para que se defina uma SLA, são:
Os próprios indicadores SLA, que servem para mensurar e avaliar os parâmetros estabelecidos por contrato.
Servem para estabelecer o atendimento da expectativa do cliente em relação ao serviço prestado.
Relaciona os dois outros aspectos, representando a fração esperada do Indicador de Desempenho que atinge o Critério de Sucesso.
De acordo com tudo que foi exposto, é notável que utilizar os indicadores SLA mais adequados e de forma correta é proveitoso não apenas para promoção da sua empresa, mas também como fonte de métricas importantes para a própria gestão.
Nesse sentido, é interessante que no documento da SLA se utilize de diversas ferramentas da qualidade para estimar e estabelecer dados firmados em análises bem fundamentadas.
Promover o uso adequado de indicadores SLAao longo do tempo funciona como uma espécie de auditoria, em que se qualifica a empresa por meio de um estudo sistemático, e se colabora para a melhoria contínua.
Assim, segue abaixo os principais indicadores SLA, com suas definições, para que você possa aplicar essas métricas na prática:
Como o nome sugere, essa métrica quantifica o tempo que uma empresa demora para responder (no atendimento, por exemplo) um cliente, ou, na área de TI, podemos entender como o tempo que leva para que uma aplicação responda alguma requisição do usuário.
Essa KPI é de extrema relevância, pois a velocidade com que uma empresa responde um cliente frequentemente está correlacionada com os níveis de satisfação do mesmo (afinal, ninguém gosta de “ficar no vácuo”).
A quantidade de leads gerados nos mostra o quão eficazes as estratégias de marketing e publicidade estão sendo em encontrar os clientes em potenciais.
Leads são justamente a essência para o aumento de vendas, pois é atingindo uma base maior de cliente potenciais que se é possível alcançar crescimentos exponenciais no seu negócio.
O ideal é atrelar este indicador com outros que tornem a reflexão mais profunda, como o número total de oportunidades na área, ou até a retenção desse leads gerados.
O time to market é um indicador SLAde bastante importante, principalmente no contexto das empresas de TI, que quantifica, de certo modo, a eficiência e produtividade do seu negócio.
Nesse sentido, esse KPI marca o tempo necessário que um projeto leva para sair do zero, até a conclusão (contextualizando na área de TI, o tempo que um website demora para, a partir do zero, ficar funcional e online).
A relevância dessa métrica vem justamente da importância, como parâmetro do SLA, do tempo necessário para se concluir o serviço do zero, que engloba a duração do contrato, os gastos, e diversos outros fatores chaves do acordo.
Preparado para ajudar as empresas a impulsionarem seus resultados por meio de uma consultoria?
Pensando em você que deseja flexibilidade e independência para a carreira, criamos o Pacote de Formação de Consultores em Gestão, para que você desenvolva as competências necessárias para atuar de forma a identificar problemas e propor melhorias de maneira assertiva e rápida nas empresas!
Com ele, você será capaz de formular planejamentos estratégicos e estruturar sistemas para gestão de resultados, além de dominar todas as estratégias para aumentar receitas!
Quem tem a capacidade de gerar resultados é recompensado, portanto, não perca tempo: torne-se um consultor e garanta excelência e eficiência por onde for! Esperamos você para estudar com a gente e atingir o próximo nível na sua carreira! Clique e se inscreva!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!