O que são investimentos inteligentes?
Como realizar investimentos inteligentes?
Como se tornar um investidor inteligente?

Investimentos inteligentes e o sucesso no longo prazo

Descubra como realizar investimentos inteligentes gera mais segurança para a sua vida financeira e faz com que se torne mais fácil a concretização de sonhos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Investimentos inteligentes e o sucesso no longo prazo

É cada vez mais comum que o assunto de finanças esteja presente em rodas de conversas com amigos e familiares. Mas mais do que falar sobre o mercado financeiro em geral, é fundamental focar em investimentos inteligentes.

Essa disseminação tem como principal motivo o acesso fácil às informações. Isso faz com que muitas pessoas consigam aprender por si próprias sobre diversos assuntos. No entanto, é preciso ter critério ao escolher as fontes usadas, e no mundo dos investimentos não é diferente.

É comum ver casos de pessoas que seguiram recomendações de outras pessoas na internet e tiveram diversos prejuízos com isso. Sendo assim, é hora de você aprofundar seus conhecimentos sobre finanças e saber mais sobre os investimentos inteligentes.

Continue conosco pois te apresentaremos:

  • O que são investimentos inteligentes?
  •  Como realizar investimentos inteligentes?
  • Como se tornar um investidor inteligente?

O que são investimentos inteligentes?

Os investimentos inteligentes são aqueles que trazem mais segurança para que cada um consiga realizar os seus sonhos.

Sabemos que o principal objetivo de investir é garantir essa segurança para a sua vida. Afinal, nada melhor do que ter estabilidade financeira. No entanto, tão importante quanto poupar dinheiro, são as aplicações que são feitas com ele.

Pensando nisso, os investimentos inteligentes não são iguais para todo mundo. Você vai entender o porquê!

Análise de perfis

Imagine dois tipos de pessoas:

  • A primeira delas tem formação em economia e por isso entende a fundo sobre o mercado financeiro. Além disso, por ser jovem, ela possui um prazo de mais de cinco anos para realizar os objetivos para os quais poupa atualmente.
  • Já a segunda, é mais velha e suas metas de curto prazo. Outro ponto importante é o fato de que ela não acompanha muito o mercado e não entende profundamente sobre finanças.

Tendo em vista essas suas pessoas, é fácil entender que os tipos de investimentos inteligentes ideais para cada uma são diferentes!

A primeira tem uma visão a longo prazo e conhecimento, com isso, pode utilizar produtos mais robustos para alcançar seus objetivos. A renda variável pode ser a maneira mais inteligente de otimizar risco e retorno.

Já a segunda, deve seguir os passos de investimentos para iniciantes. Com isso, um retorno mais previsível pode ser ideal para ela.

Não há uma receita de bolo com a fórmula padrão, mas existem passos para que você entenda o que mais se encaixa no seu planejamento, ou seja, os investimentos inteligentes para você! Descubra como fazer isso a seguir.


Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.

Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!

Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.

Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!

planilha de controle de ações

Como realizar investimentos inteligentes?

Antes de mais nada, para realizar investimentos inteligentes é fundamental que você saiba qual o seu perfil de investidor. Normalmente, ele pode ser dividido em três grupos:

  •  Conservador: pessoas que buscam os investimentos mais seguros e com taxas de retorno previsíveis. Elas preferem rendimentos menores mas que garantem que não haverá perda do capital investido.
  •  Moderado: aqueles indivíduos que buscam equilibrar os investimentos entre risco e retorno. Apesar de terem apetite para aplicações financeiras um pouco mais voláteis, ainda assim preferem investir seu dinheiro em operações mais seguras.
  • Arrojado: essas são as pessoas que em busca de um retorno financeiro maior possuem também um apetite ao risco maior. Sendo assim, equilibram produtos voláteis. Além disso, em geral possuem maior foco em longo prazo.

Depois de descobrir qual o seu perfil, é fundamental fazer uma análise dos seus objetivos de vida, separando os valores destinados a cada um deles.

Com isso, metas de curto prazo podem ser realizadas com a ajuda de investimentos inteligentes menos voláteis. Enquanto as de longo prazo, as aplicações financeiras podem ser voltadas para ativos com maiores potenciais de retorno.

Agora você deve estar se perguntando quais são os passos para fazer uma análise de investimentos inteligentes para você. Descubra a seguir dicas muito práticas!

Como se tornar um investidor inteligente?

O investimento inteligente é aquele que vai otimizar o valor que você poupa e fazer com que ele te ajude a realizar sonhos mais rapidamente. No entanto, ele também deve garantir que você se sinta seguro e confortável.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você coloque em prática para se tornar um investidor inteligente.

1. Trace objetivos concretos

Nada mais importante do que saber exatamente o que você quer e para quando. Isso faz com que seja possível dividir o dinheiro poupado em parcelas de curto, médio e longo prazo.

Os investimentos inteligentes são aqueles que alinham o tempo de resgate com o período que você precisará.

Um exemplo são as pessoas que buscam comprar a casa própria e querem pagar à vista. Enquanto estão juntando dinheiro, investem em Fundos Imobiliários que acompanham as oscilações do mercado e também replicam os valores recebidos mensalmente de dividendos.

2. Diversifique os seus investimentos

Ter inteligência financeira é também saber diversificar entre os investimentos e as suas categorias. Para isso, mesclar entre renda fixa e renda variável pode ser o primeiro passo.

Além disso, outras práticas que podem fazer sentido é ter ao mesmo tempo papéis pré-fixados e pós-fixados, entre emissores públicos e privados.

Outro ponto importante é diversificar as ações em alguns diferentes tipos de empresas, podem ser de diferentes setores, países e até mesmo tamanhos. Além de comprar ETFs, Fundos de Investimento e Imobiliários.

3. Esteja sempre dolarizado

Com certeza um dos investimentos inteligentes mais comuns para todos os tipos de pessoas é a aplicação em outras moedas, principalmente em dólar.

Isso pode ser feito através da compra de Fundos de Investimento, ações de empresas em bolsas de outros países, ETFs e até mesmo com a compra direta em casas de câmbio.

O motivo é muito simples: a segurança. Quando o Brasil está com alto crescimento econômico e em uma boa posição em relação ao mundo, os ativos internos ganham valor e prosperam. No entanto, há também que se pensar na situação inversa.

Nesse contexto, ter investimentos no exterior é uma forma de se precaver e balancear as rentabilidades positivas e negativas.


Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Acoes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.