O que é o Growth Hacking?
O que é o Legal Growth Hacking?
Quais são os benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia?

O que é o Legal Growth Hacking? Descubra em 4 passos!

Entenda agora como as estratégias do Legal Growth Hacking revolucionaram o mercado jurídico e qual sua relação com o crescimento do Direito.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o Legal Growth Hacking? Descubra em 4 passos!

Será que com todos os avanços nas estratégias de marketing e gestão, as oportunidades dos setores legais se mantiveram estáticas? No texto de hoje vamos entender como funciona o Legal Growth Hacking e sua relação com a tecnologia da informação.

Em um mundo dinâmico, no qual o consumidor é bombardeado com propagandas e anúncios, como é possível se destacar? Afinal, as estratégias de marketing convencionais já não são mais suficientes nos produtos de funil de vendas.

Com o novo mundo VUCA, é preciso utilizar estratégias distintas, baseadas em dados, e que provoquem os potenciais clientes. É preciso efetivamente hackear o público, ou seja, o sistema hacker continua investigando para encontrar advogados e empreendedores que poderão ser leads de vendas e outros processos.

Qual é o papel do novo advogado em meio a todo esse processo? E o que os cientistas de dados jurídicos têm a ver com isso? Todas estas e qualquer outra pergunta estão relacionadas com o conceito de Legal Growth Hacking.

Afinal, será que a profissão do advogado ainda se limita apenas aos concursos públicos? Ou será que o empreendedorismo já alcança outra área desse setor?

Se você busca a resposta para todas essas dúvidas sobre o Legal Growth Hacking, então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

●     O que é o Growth Hacking?

●     O que é o Legal Growth Hacking?

●     Quais são os benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia?

O que é o Growth Hacking?

O Growth Hacking é um framework (um sistema/ conjunto de estratégias) em que, a partir da análise de dados, os empreendedores poderão utilizar gatilhos para promover o crescimento exponencial de suas empresas.

O sucesso desta estratégia deriva precisamente da sua metodologia baseada no método científico, no qual, utilizando dados passados e experimentos, o growth hacker busca estratégias inovadoras que levem ao crescimento disruptivo.

Nesse sentido, vale a pena especificar que o termo hacker é utilizado aqui para descrever o sujeito que busca “reprogramar” o sistema (de marketing, por exemplo), buscando as suas ineficiências para gerar mais valor agregado.

Uma vez descoberta uma falha em um sistema, o growth hacker utiliza dos insights obtidos pela experimentação para buscar soluções para aquela falha.

Ademais, o que torna o crescimento exponencial é que o processo é cíclico. Ou seja, o hacker sempre tem curiosidade em entender os potenciais problemas, e está constantemente investigando para encontrar soluções para alguma possível falha.

Nesse sentido, o Growth Hacking pode ser realizado por meio de diversas ferramentas distintas, dependendo das necessidades e particularidades do modelo de negócio de cada empresa.

É possível utilizar técnicas de Inbound Marketing para atrair mais clientes, ou metodologias de receita recorrente para uma fidelização de relação duradoura, por exemplo.

Assim, o mais importante na verdade é estabelecer o foco na melhoria contínua, utilizando os testes e pesquisas para promover uma gestão eficiente focada no crescimento.

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

O que é o Legal Growth Hacking?

Legal Growth Hacking, ou Hacking de Crescimento Legal, trata da aplicação direta do Growth Marketing na área jurídica.

Se você entendeu bem o significado de Growth Hacking, deve estar se perguntando agora: e como o Direito entra nessa história? Vamos, então, entender agora o Legal Growth Hacking.

Existindo como a ponte entre as novas tecnologias e estratégias e o Direito, a prática do Legal Growth Hacking consiste em uma nova forma de empreender no mercado jurídico.

Assim, fica claro que a advocacia não se limita a um caminho estático que leva aos concursos públicos. Há uma série de opções para mentes empreendedoras, que vão desde as Lawtechs, até mesmo a aplicação de estratégias inovadoras nos escritórios.

Portanto, as estratégias de Legal Growth Hacking se constituem de testes e pesquisas na área legal de sua empresa, baseados em dados, que busquem trazer soluções disruptivas.

Como um legal growth hacker, o seu objetivo ainda é o mesmo: encontrar falhas e ineficiências no sistema jurídico da sua empresa, e buscar solucioná-las eficientemente.

Para isso, muitas vezes é vantajoso trabalhar de forma interdisciplinar, atrelando o Direito à tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning ou Big Data Analytics, que ajudam a realizar automações e análises de dados mais eficientes.

Quais são os benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia?

Vimos que o Legal Growth Hacking surge como uma excelente ferramenta para se empreender no mercado jurídico, mas os benefícios de se utilizar essa estratégia não param por aqui.

O Brasil apresenta uma enorme quantidade de escritórios de advocacia, com uma projeção de 2 milhões de advogados para 2023, segundo a OAB. Mas então, como se destacar em meio a tantos outros que vendem o mesmo serviço?

Aplicar o Legal Growth Hacking resolve esse problema ao melhorar o serviço, oferecendo para as empresas alguns hacks que as ajudem a crescer exponencialmente e se destacarem.

Por meio da análise dos dados do cliente, utilizando tecnologias empresariais modernas, os advogados colaboram efetivamente com a tomada de decisão estratégica da empresa.

Confira abaixo os 3 principais benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia:

Melhorar a gestão jurídica

Com ferramentas modernas, permitindo o acesso de um volume maior de dados de forma mais segura e eficiente, as estratégias de Legal Growth Hacking ajudam a manter uma gestão jurídica melhor.

A tendência liderada pelas Legaltechs em facilitar o acesso e análise de grandes volumes de dados jurídicos permite que os escritórios de advocacia planejem hacks mais prováveis de contribuir com o crescimento de seus clientes.

Se destacar no mercado

Com a imensa quantidade de profissionais no mercado, para se destacar é necessário possuir um planejamento estratégico alinhado com o seu cliente.

Assim, ao trabalhar com startups é essencial que o seu escritório contribua efetivamente para que os planos de crescimento da empresa sejam um sucesso, nesse caso, utilizando de legal hacks.

Aumentar o valor agregado

Esse benefício está completamente ligado ao anterior. Afinal, contribuir com mais valor agregado é um excelente diferencial competitivo, e faz com que seu escritório se destaque em meio aos outros.

Nesse sentido, as estratégias de Legal Growth Hacking devem buscar ineficiências e desenvolver gatilhos que ativem algum mecanismo que permita potencializar a atividade do seu cliente.

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] Guia de Propriedade Intelectual para negócios

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Propriedade Intelectual Para Negócios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.