Etapas do offboarding
Como criar um offboarding
Benefícios da criação de um offboarding
Amplie o seu conhecimento

O que é o offboarding e qual a sua importância para os desligamentos nas empresas

Conheça o offboarding, o processo que desliga um colaborador da empresa e saiba como criar um de forma eficiente e prática.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
O que é o offboarding e qual a sua importância para os desligamentos nas empresas

Chamamos de offboarding todo o processo, em etapas, que visa desligar um certo colaborador de sua empresa. Assim como o onboarding, o offboarding tem a sua segmentação em uma melhor experiência do funcionário dentro da empresa, porém, esta é referente a sua saída.

A necessidade da criação de um processo de offboarding se deu com a evolução das áreas de Recursos Humanos e a percepção de que, assim como o colaborador entra e é bem acolhido, ele ao sair também deveria se sentir da mesma forma.

Essa perspectiva ajudou na criação do conceito de employer brandinge na gestão de pessoas centrada em oferecer a melhor experiência para o funcionário dentro das empresas.

Quer saber mais sobre o offboarding? Continue conosco nos seguintes tópicos:

  • Etapas do offboarding
  • Como criar um offboarding
  • Benefícios da criação de um offboarding

Vamos lá?

Etapas do offboarding

O offboarding é o processo completo do compilado de etapas feitas para a saída de um colaborador dentro da empresa. Visto isso, ele consiste em três etapas:

Entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento é essencial para reter informações importantes para os indicadores da empresa, como o por que o desligamento está acontecendo e qual o nível de satisfação do funcionário perante o tempo passado dentro da corporação e sua jornada lá dentro.

Nessa etapa, é necessário acima de tudo, escutar o funcionário e estrategicamente compreender também se essa é uma perda de valor que a empresa poderia ter evitado ou não.

A entrevista de desligamento é o momento que será esclarecido o por que o colaborador está deixando a empresa, seja por demissão, justa causa, ou qualquer uma das formas de desligamento.

Documentação

A documentação faz parte do processo burocrático que deve ser feito. Essa etapa diz respeito a documentação necessária para que esse desligamento ocorra, tais como a rescisão de contrato e o recolhimento da assinatura do funcionário para os documentos necessários.

Despedida

Por fim, a despedida. A despedida no offboarding pode ser um grande momento de acolhimento e o recebimento de feedbacks quanto ao trabalho prestado.

É interessante que nessa etapa a equipe se reúna e se despeça do funcionário, fazendo dinâmicas ou apenas uma conversa sincera para um último momento com esse colaborador.

Como criar um offboarding

Para criar um offboarding de sucesso é necessário entender através da gestão de pessoas o percurso que esse colaborador teve dentro da empresa e agir para que a sua saída seja da melhor forma possível, finalizando o seu ciclo com uma experiência satisfatória.

Para criar um offboarding, siga essas super dicas que separamos para você:

Inove com dinâmicas

No processo de despedida, é interessante que haja dinamismo e entretenimento entre a equipe. Esse momento é o mais importante de todas as etapas, e dentro dele é que o colaborador se sentirá mais à vontade para se expressar e despedir de seus colegas.

Seja fazendo uma breve brincadeira ou passando a palavra para cada um dizer algo, seja inovador e torne o seu offboarding em um desligamento humanizado e confortável para o sujeito em questão.

Faça uma gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é um procedimento que visa preparar um novo colaborador para assumir um cargo que foi vago por um dos funcionários.

Geralmente é um documento que exemplifique as funcionalidades de cada área, e assim, quando um integrante da equipe sai, ele prepara esse documento deixando um passo a passo daquilo que ele fazia para orientar o próximo.

Aqui na Voitto, nós aderimos essa prática!

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Interessante, não é mesmo? Agora por último, a dica mais importante.

Humanize as suas etapas

Visto que o maior objetivo do offboarding é fazer com que todo o processo de desligamento de um colaborador seja saudável e confortável para ele, é preciso que as etapas sejam humanizadas.

Quando dizemos humanizadas, nos referimos a abertura para que o funcionário possa dizer caso algo tenha o incomodado, ou que possa se expressar da maneira em que deseje.

Benefícios da criação de um offboarding

Tanto o onboarding quanto o offboarding são etapas importantes na jornada de cada colaborador. Visto isso, separamos alguns pontos principais que são vantajosos na implementação de um offboarding de qualidade para os seus funcionários, estes são:

Melhora a experiência do funcionário

O offboarding faz com que o colaborador em questão se sinta valorizado por sua equipe e em todas as etapas do processo permite que a voz seja sua para dar maiores feedbacks caso queira. É o fim de um ciclo e uma jornada que foi feita entre empresa e funcionário.

Contribui para a cultura organizacional da empresa

Com a implementação de um offboarding centrado na pessoa dentro das empresas a cultura organizacional se fortalece e o jeito que as etapas serão conduzidas dirão muito sobre o que a corporação acredita como valor e possui como regras de ouro.

Aumenta a reputação do negócio 

Dado que a cultura organizacional se fortalece e a experiência do funcionário se torna melhor, a reputação da empresa também se torna positiva. Quando a jornada do colaborador é boa, isso incita positivamente o olhar dele perante a corporação e muito provavelmente ele também falará bem da empresa, e isso é muito importante.

Amplie o seu conhecimento

Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.