Chamamos de offboarding todo o processo, em etapas, que visa desligar um certo colaborador de sua empresa. Assim como o onboarding, o offboarding tem a sua segmentação em uma melhor experiência do funcionário dentro da empresa, porém, esta é referente a sua saída.
A necessidade da criação de um processo de offboarding se deu com a evolução das áreas de Recursos Humanos e a percepção de que, assim como o colaborador entra e é bem acolhido, ele ao sair também deveria se sentir da mesma forma.
Essa perspectiva ajudou na criação do conceito de employer brandinge na gestão de pessoas centrada em oferecer a melhor experiência para o funcionário dentro das empresas.
Quer saber mais sobre o offboarding? Continue conosco nos seguintes tópicos:
Vamos lá?
O offboarding é o processo completo do compilado de etapas feitas para a saída de um colaborador dentro da empresa. Visto isso, ele consiste em três etapas:
A entrevista de desligamento é essencial para reter informações importantes para os indicadores da empresa, como o por que o desligamento está acontecendo e qual o nível de satisfação do funcionário perante o tempo passado dentro da corporação e sua jornada lá dentro.
Nessa etapa, é necessário acima de tudo, escutar o funcionário e estrategicamente compreender também se essa é uma perda de valor que a empresa poderia ter evitado ou não.
A entrevista de desligamento é o momento que será esclarecido o por que o colaborador está deixando a empresa, seja por demissão, justa causa, ou qualquer uma das formas de desligamento.
A documentação faz parte do processo burocrático que deve ser feito. Essa etapa diz respeito a documentação necessária para que esse desligamento ocorra, tais como a rescisão de contrato e o recolhimento da assinatura do funcionário para os documentos necessários.
Por fim, a despedida. A despedida no offboarding pode ser um grande momento de acolhimento e o recebimento de feedbacks quanto ao trabalho prestado.
É interessante que nessa etapa a equipe se reúna e se despeça do funcionário, fazendo dinâmicas ou apenas uma conversa sincera para um último momento com esse colaborador.
Para criar um offboarding de sucesso é necessário entender através da gestão de pessoas o percurso que esse colaborador teve dentro da empresa e agir para que a sua saída seja da melhor forma possível, finalizando o seu ciclo com uma experiência satisfatória.
Para criar um offboarding, siga essas super dicas que separamos para você:
No processo de despedida, é interessante que haja dinamismo e entretenimento entre a equipe. Esse momento é o mais importante de todas as etapas, e dentro dele é que o colaborador se sentirá mais à vontade para se expressar e despedir de seus colegas.
Seja fazendo uma breve brincadeira ou passando a palavra para cada um dizer algo, seja inovador e torne o seu offboarding em um desligamento humanizado e confortável para o sujeito em questão.
A gestão do conhecimento é um procedimento que visa preparar um novo colaborador para assumir um cargo que foi vago por um dos funcionários.
Geralmente é um documento que exemplifique as funcionalidades de cada área, e assim, quando um integrante da equipe sai, ele prepara esse documento deixando um passo a passo daquilo que ele fazia para orientar o próximo.
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Interessante, não é mesmo? Agora por último, a dica mais importante.
Visto que o maior objetivo do offboarding é fazer com que todo o processo de desligamento de um colaborador seja saudável e confortável para ele, é preciso que as etapas sejam humanizadas.
Quando dizemos humanizadas, nos referimos a abertura para que o funcionário possa dizer caso algo tenha o incomodado, ou que possa se expressar da maneira em que deseje.
Tanto o onboarding quanto o offboarding são etapas importantes na jornada de cada colaborador. Visto isso, separamos alguns pontos principais que são vantajosos na implementação de um offboarding de qualidade para os seus funcionários, estes são:
O offboarding faz com que o colaborador em questão se sinta valorizado por sua equipe e em todas as etapas do processo permite que a voz seja sua para dar maiores feedbacks caso queira. É o fim de um ciclo e uma jornada que foi feita entre empresa e funcionário.
Com a implementação de um offboarding centrado na pessoa dentro das empresas a cultura organizacional se fortalece e o jeito que as etapas serão conduzidas dirão muito sobre o que a corporação acredita como valor e possui como regras de ouro.
Dado que a cultura organizacional se fortalece e a experiência do funcionário se torna melhor, a reputação da empresa também se torna positiva. Quando a jornada do colaborador é boa, isso incita positivamente o olhar dele perante a corporação e muito provavelmente ele também falará bem da empresa, e isso é muito importante.
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Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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