O que é o omnichannel?
Benefícios do omnichannel
Como aplicar o omnichannel?
1. Integre os canais de comunicação
2. Invista em IoT
3. Tenha foco no cliente
4. Colete feedbacks periódicos
5. Monitore os resultados
Dica bônus!

Saiba o que é o omnichannel e como essa estratégia pode integrar os canais de venda

Descubra o que é, como funciona e os benefícios do omnichannel, alavancando as vendas e integrando os canais da organização.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Saiba o que é o omnichannel e como essa estratégia pode integrar os canais de venda

O omnichannel é a integração de diversos canais de venda e de comunicação simultâneos.

Você sabe quais são benefícios dessa estratégia e como aplicá-la na sua organização, auxiliando a experiência do cliente?

É o que você vai descobrir neste artigo, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o omnichannel?
  • Benefícios do omnichannel;
  • Como aplicar o omnichannel?

O que é o omnichannel?

O omnichannel é a estratégia de integrar diversos canais de vendas, incluindo lojas físicas e virtuais, aplicativos e redes sociais para ter um melhor atendimento ao cliente.

omni = traduzido do latim, significa de todo tipo

channel = traduzido do inglês, significa “canal”

O principal objetivo das estratégias omnichannel é estreitar laços com o cliente de forma offline e online e, consequentemente, investir na melhor experiência do consumidor e do usuário (UX).

Dessa forma, o cliente pode acessar a loja e a marca a qualquer momento e sem sair de casa.

O omnichannel é muito envolvido nas áreas de Marketing e Vendas, que são setores de grande relevância para auxiliarem no relacionamento com o cliente.

Falando nessas duas áreas de grande importância, já pensou em estudar sobre indicadores de marketing digital, fazer uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de satisfação?

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Agora que você já baixou o nosso kit, você vai descobrir quais são os principais benefícios de se tornar uma empresa omnichannel!

Vamos lá?

Benefícios do omnichannel

Pegue um papel e caneta e anote os benefícios que o omnichannel traz à organizações que o utilizam!

Aumento das vendas

Quando uma empresa é omnichannel, ela possui diversos pontos de contato com o cliente. Seja por meio das redes sociais, lojas físicas ou virtuais, há uma gama de possibilidades de o cliente ir até a empresa e vice-versa.

Isso, sem dúvidas, propicia o aumento das vendas da empresa, já que traz a facilidade ao consumidor de realizar a compra em qualquer lugar que esteja.

Experiência do cliente

Como você viu, o omnichannel e a experiência do cliente caminham juntos para atender as necessidades do consumidor omnichannel da melhor forma.

Isso porque, além da experiência de compra online e offline proporcionada ao usuário, o omnichannel preza pelo bom atendimento no meio de comunicação que ele preferir e se sentir à vontade.

Isso diz muito sobre colocar o cliente no centro, ou seja, investir no foco do cliente.

Flexibilidade para o cliente

Atrelado ao aumento de vendas e a experiência do cliente, temos a flexibilidade para o cliente.

Mas, como assim?

Bem, a partir do momento em que o cliente escolhe o lugar que ele deseja fazer a compra e suas necessidades são satisfeitas, isso traz flexibilidade e mais facilidade para a sua vida.

Imagem da marca

Cada vez que uma empresa investe no omnichannel, isso traz à marca uma boa imagem de atenção e preocupação com o consumidor.

Um exemplo clássico e nacional, é o Magazine Luiza que, utilizando a transformação digital ao seu favor, construiu uma forte e consolidada imagem de rapidez e tecnologia dos seus produtos e serviços prestados.

Fidelização do cliente

Por último, mas não menos importante, temos a fidelização do cliente! Depois de todos os benefícios anteriores, é até fácil conquistar a fidelização, não é mesmo?

Ao colocar o cliente no centro, ele se sente importante e com certeza voltará a comprar mais com a empresa.

Além disso, algumas empresas oferecem descontos e até cortesias para os clientes que usam as suas plataformas online.

Um exemplo clássico é o Starbucks, que por meio da filiação do aplicativo My Starbucks Rewards, oferece ao cliente uma bebida grátis. Isso estimula a sua fidelização, tornando a experiência muito mais completa.

Como aplicar o omnichannel?

Agora, fique atento, porque você vai conferir 5 dicas imperdíveis sobre como aplicar o omnichannel na sua empresa, por meio dos seguintes tópicos:

  1. Integre os canais de comunicação;
  2. Invista em IoT;
  3. Tenha foco no cliente;
  4. Colete feedbacks periódicos;
  5. Monitore os resultados.

1. Integre os canais de comunicação

É fundamental que você invista na integração de todas as áreas da empresa, como o departamento de marketing, de vendas e de customer success para atender o cliente da melhor forma.

Foque em levar a facilidade e funcionalidade para o cliente!

2. Invista em IoT

A internet das coisas (IoT) permite a troca de informações sobre tudo o que está acontecendo na empresa e nas suas relações. Sejam dados, pessoas, objetos ou ferramentas, tudo está conectado hoje em dia!

Não fique para trás e implemente a tecnologia 4.0 na sua empresa!

3. Tenha foco no cliente

Como você viu, colocar o cliente no centro é essencial para o sucesso e a sua fidelização!

Para isso, experimente se colocar no lugar do consumidor para ver possíveis pontos de melhoria. A partir disso, dê a devida atenção para o cliente na hora certa e você colherá bons frutos.

4. Colete feedbacks periódicos

Faça pesquisas de satisfação depois de cada compra e colete feedbacks sobre o produto e o atendimento. Isso faz toda a diferença na hora de ele querer voltar a comprar com a marca novamente.

5. Monitore os resultados

Por último, monitore os resultados das vendas, das pesquisas de satisfação feitas e de todos os feedbacks coletados! Além disso, monitore todos os indicadores medidos e os planos de ação traçados.

O objetivo é estar sempre evoluindo e melhorando os produtos e serviços, certo?

Dessa forma, será mais fácil atual de forma assertiva nos pontos de melhoria e investir mais ainda nos pontos positivos!

Dica bônus!

Conseguiu absorver tudo sobre os os diferentes conceitos de interação com o cliente?

Você deve ter percebido nesse artigo que a estratégia de omnichannel tem grande importância para uma empresa atingir seus objetivos e conquistar mais clientes.

Para potencializar isso, tenho uma super dica para você que é empreendedor, ou tem vontade de ser um, e deseja acelerar o crescimento do seu negócio e aumentar a base de clientes da sua empresa.

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

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Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

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