O omnichannel é a integração de diversos canais de venda e de comunicação simultâneos.
Você sabe quais são benefícios dessa estratégia e como aplicá-la na sua organização, auxiliando a experiência do cliente?
É o que você vai descobrir neste artigo, por meio dos seguintes tópicos:
O omnichannel é a estratégia de integrar diversos canais de vendas, incluindo lojas físicas e virtuais, aplicativos e redes sociais para ter um melhor atendimento ao cliente.
omni = traduzido do latim, significa de todo tipo
channel = traduzido do inglês, significa “canal”
O principal objetivo das estratégias omnichannel é estreitar laços com o cliente de forma offline e online e, consequentemente, investir na melhor experiência do consumidor e do usuário (UX).
Dessa forma, o cliente pode acessar a loja e a marca a qualquer momento e sem sair de casa.
O omnichannel é muito envolvido nas áreas de Marketing e Vendas, que são setores de grande relevância para auxiliarem no relacionamento com o cliente.
Falando nessas duas áreas de grande importância, já pensou em estudar sobre indicadores de marketing digital, fazer uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de satisfação?
No nosso Kit de Planilhas de Marketing e Vendas você encontra isso e muito mais! Não perca essa chance e clique no botão abaixo:
Agora que você já baixou o nosso kit, você vai descobrir quais são os principais benefícios de se tornar uma empresa omnichannel!
Vamos lá?
Pegue um papel e caneta e anote os benefícios que o omnichannel traz à organizações que o utilizam!
Quando uma empresa é omnichannel, ela possui diversos pontos de contato com o cliente. Seja por meio das redes sociais, lojas físicas ou virtuais, há uma gama de possibilidades de o cliente ir até a empresa e vice-versa.
Isso, sem dúvidas, propicia o aumento das vendas da empresa, já que traz a facilidade ao consumidor de realizar a compra em qualquer lugar que esteja.
Como você viu, o omnichannel e a experiência do cliente caminham juntos para atender as necessidades do consumidor omnichannel da melhor forma.
Isso porque, além da experiência de compra online e offline proporcionada ao usuário, o omnichannel preza pelo bom atendimento no meio de comunicação que ele preferir e se sentir à vontade.
Isso diz muito sobre colocar o cliente no centro, ou seja, investir no foco do cliente.
Atrelado ao aumento de vendas e a experiência do cliente, temos a flexibilidade para o cliente.
Mas, como assim?
Bem, a partir do momento em que o cliente escolhe o lugar que ele deseja fazer a compra e suas necessidades são satisfeitas, isso traz flexibilidade e mais facilidade para a sua vida.
Cada vez que uma empresa investe no omnichannel, isso traz à marca uma boa imagem de atenção e preocupação com o consumidor.
Um exemplo clássico e nacional, é o Magazine Luiza que, utilizando a transformação digital ao seu favor, construiu uma forte e consolidada imagem de rapidez e tecnologia dos seus produtos e serviços prestados.
Por último, mas não menos importante, temos a fidelização do cliente! Depois de todos os benefícios anteriores, é até fácil conquistar a fidelização, não é mesmo?
Ao colocar o cliente no centro, ele se sente importante e com certeza voltará a comprar mais com a empresa.
Além disso, algumas empresas oferecem descontos e até cortesias para os clientes que usam as suas plataformas online.
Um exemplo clássico é o Starbucks, que por meio da filiação do aplicativo My Starbucks Rewards, oferece ao cliente uma bebida grátis. Isso estimula a sua fidelização, tornando a experiência muito mais completa.
Agora, fique atento, porque você vai conferir 5 dicas imperdíveis sobre como aplicar o omnichannel na sua empresa, por meio dos seguintes tópicos:
É fundamental que você invista na integração de todas as áreas da empresa, como o departamento de marketing, de vendas e de customer success para atender o cliente da melhor forma.
Foque em levar a facilidade e funcionalidade para o cliente!
A internet das coisas (IoT) permite a troca de informações sobre tudo o que está acontecendo na empresa e nas suas relações. Sejam dados, pessoas, objetos ou ferramentas, tudo está conectado hoje em dia!
Não fique para trás e implemente a tecnologia 4.0 na sua empresa!
Como você viu, colocar o cliente no centro é essencial para o sucesso e a sua fidelização!
Para isso, experimente se colocar no lugar do consumidor para ver possíveis pontos de melhoria. A partir disso, dê a devida atenção para o cliente na hora certa e você colherá bons frutos.
Faça pesquisas de satisfação depois de cada compra e colete feedbacks sobre o produto e o atendimento. Isso faz toda a diferença na hora de ele querer voltar a comprar com a marca novamente.
Por último, monitore os resultados das vendas, das pesquisas de satisfação feitas e de todos os feedbacks coletados! Além disso, monitore todos os indicadores medidos e os planos de ação traçados.
O objetivo é estar sempre evoluindo e melhorando os produtos e serviços, certo?
Dessa forma, será mais fácil atual de forma assertiva nos pontos de melhoria e investir mais ainda nos pontos positivos!
Conseguiu absorver tudo sobre os os diferentes conceitos de interação com o cliente?
Você deve ter percebido nesse artigo que a estratégia de omnichannel tem grande importância para uma empresa atingir seus objetivos e conquistar mais clientes.
Para potencializar isso, tenho uma super dica para você que é empreendedor, ou tem vontade de ser um, e deseja acelerar o crescimento do seu negócio e aumentar a base de clientes da sua empresa.
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!