Já imaginou ter a sua marca divulgada por pessoas de grande influência dentro do seu público alvo? Através do Outreach Marketing isso é possível!
Sem dúvidas, essa estratégia trará grandes resultados para a sua empresa.
Ficou interessado em aprender mais sobre o Outreach Marketing? Continue lendo este artigo para aprender como empresas bem sucedidas chegam até os influencers, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Outreach Marketing é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de conectar seu negócio com fontes influentes, para desta forma, aumentar o reconhecimento de sua marca.
Além disso, o Outreach Marketing também é conhecido como Marketing de Alcance ou Marketing de Influenciadores.
As fontes influentes se referem às pessoas e empresas que estão conectadas com o público-alvo da marca, possuindo grande influência na rápida tomada de decisão do cliente. Dessa forma, essa estratégia pode ser útil para melhorar os resultados de vendas do negócio.
Ao construir relacionamentos sólidos com líderes do setor, influenciadores digitais, blogueiros e diversos outros perfis que estão ligados ao seu público, será muito mais fácil promover seus produtos ou serviços e ganhar o reconhecimento de sua marca.
Aplicar esta estratégia dentro da empresa traz diversas vantagens! Separamos o tópico seguinte para mostrar algumas das principais vantagens do Outreach Marketing. Vamos nessa?
No geral, investir em estratégias de marketing é indispensável para qualquer empresa.
E o Outreach Marketing pode funcionar muito bem para vários tipos de negócio, principalmente para aqueles que tem o público presente nas mídias sociais.
Confira abaixo as principais vantagens desta estratégia.
Através da divulgação do seu negócio a partir de pessoas conhecidas de seu público alvo e nicho de mercado, você pode alcançar muitos resultados.
O influenciador passa a ser uma pessoa que aumenta o alcance do negócio através da sua reputação.
Quando você tem parceiros para produzir conteúdos, você consegue garantir maior qualidade e diversidade na abordagem, seja por meio de conteúdos audiovisuais, blogs, etc.
Desta maneira, o conteúdo torna-se mais dinâmico e interessante para o público, como consequência, também mais assertivo.
Ter um parceiro junto ao seu negócio que conhece o público alvo de seu negócio pode ser fundamental para auxiliar você nas tomadas de decisões em sua empresa.
Às vezes, esse parceiro pode ter insightsincríveis para gerar resultados para o negócio que você nunca imaginou.
Ter pessoas influentes citando a sua marca em redes sociais garante maior reputação para sua marca, o que influencia diretamente de maneira positiva no SEO de seu site.
O Google e os outros mecanismos de busca conseguem identificar a autoridade de sua empresa por meio de menções, não sendo preciso necessariamente links direcionando para seu site.
Desse modo, sua empresa irá conquistar o topo das buscas nesses sites, garantindo que cada vez mais as pessoas cheguem até você.
Dentro do planejamento de uma estratégia de Outreach Marketing devem ser considerados alguns pontos importantes. Vamos conferir?
Para ter sucesso com esta estratégia é necessário um grande planejamento, porém, se você seguir à risca os passos abaixo, perceberá que é mais simples do que parece.
De nada adianta ter produtos e serviços incríveis sendo que não existe um know how para chegar até os influenciadores.
Uma forma de conseguir isso é através do auxílio de empresas de comunicação especializadas no assunto, elas vão te orientar da melhor forma possível como aumentar os resultados de sua empresa através do Outreach Marketing.
Para identificar os influenciadores corretos, é necessário grande estudo de seu negócio, seus produtos e o que a marca tem a oferecer ao público.
Depois, será possível fazer uma pesquisa mais assertiva sobre os potenciais influenciadores e identificar aquele que irá causar mais impacto.
Nessa etapa, devem ser considerados o número de seguidores do influenciador, sua reputação, seu engajamento, as outras marcas que ele trabalha, seu nível de comunicação com o público etc.
É importante que durante a sua abordagem ao influenciador, você utilize mensagens impactantes para atrair sua atenção.
Isso porque, os influenciadores estão a todo momento recebendo propostas de parceria, então procure causar uma boa impressão no seu primeiro contato.
O contato pode ser por meio de um e-mail marketing ou diretamente pelas redes sociais do influenciador e precisa comunicar o valor que você pode fornecer.
Não utilize mensagens prontas para todos os influenciadores! Tenha uma abordagem diferente e personalizada para cada um. Esta é uma estratégia incrível de Marketing digital, não apenas para chegar aos influenciadores, e também para conquistar seu cliente.
A dica é conhecer bem o influenciador antes de abordá-lo, desta forma você saberá melhor como criar uma mensagem personalizada.
Após as parceiras terem sido firmadas, é necessário um grande acompanhamento de todos os resultados e follow-up com os influenciadores. Identifique os pontos que estão funcionando conforme planejado e aqueles que é necessário melhorar. Esta estratégia precisa de manutenção ao longo do tempo.
Vamos conferir agora, algumas técnicas para conseguir alcançar os influenciadores e criar parcerias de sucesso.
O e-mail marketing é uma ferramenta que busca posicionar sua marca diante do seu público. Combinar essas estratégias poderá melhorar a mensagem e o posicionamento de sua empresa.
Às vezes, um e-mail apenas escrito ou uma mensagem nas redes sociais são chatas de serem lidas. Como forma de chamar a atenção dos influenciadores, você poderá usar de infográficos, vídeos e imagens para se conectar de forma mais exclusiva..
Os eventos de networking podem ser uma ótima forma para se conectar com os influenciadores. Invista no relacionamento interpessoal de sua empresa e esteja presente nesses eventos para realizar a abordagem.
Primeiramente, seja paciente. Investir na estratégia de Outreach Marketing é fundamental, porém demanda tempo para conseguirmos medir seus impactos. Afinal, criar conexões e construir relações fortes com os influencers e seus seguidores não acontece do dia para a noite.
Porém, quando chegar o momento certo, você poderá ver o crescimento do seu tráfego orgânico, dos números de menções nas redes sociais e do reconhecimento de sua marca.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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