Hoje inicia o mês de novembro e junto com ele a campanha novembro azul, assim como, no mês de outubro foi celebrado o outubro rosa. Ambas campanhas são para alertar e conscientizar a população sobre os perigos do câncer de mama e de próstata.
Ambos os cânceres, são por diversos anos a segunda maior causa de mortes de mulheres e homens.
Por essa razão as campanhas são de extrema importância, pois mostram para diversas pessoas o quão válido é realizar a prevenção e o diagnóstico o mais cedo possível.
Para explicar melhor o assunto, o artigo será dividido nos tópicos:
O Outubro Rosa teve seu início na Fundação Susan G. Komen for the Cure, na década de 90 nos Estados Unidos. A primeira aparição no Brasil foi apenas em 2002 em São Paulo, quando iluminaram com luzes cor de rosa o Obelisco do Ibirapuera.
Apenas em 2008, o movimento tomou força em várias cidades do Brasil e assim iniciou as campanhas que conhecemos hoje em dia. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) começou a participar dessa campanha apenas em 2010.
Já o novembro azul, surgiu apenas em 2003 com os amigos Travis Garone e Luke Slattery na Austrália com uma “brincadeira” entre amigos, inspirados na mãe de uma amiga que levantava fundo para o câncer de mama.
A “brincadeira” se baseava em deixar o bigode crescer e doar 10 dólares para ajudar a luta contra o câncer de próstata.
Assim, várias pessoas perguntavam o motivo de estarem com bigode (que estava fora de moda na época) e eles acabavam entrando no assunto e ganhando mais pessoas para a causa.
O movimento ganhou força mundial, sendo muito importante para a saúde masculina, no Brasil chegou pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida como novembro azul, mas o bigode também é símbolo dessa campanha até mesmo aqui.
Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, entenda mais sobre a relevância desses movimentos!
Esses movimentos promovem a conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, já que muitas pessoas não possuem acesso ao conhecimento. Dessa forma, eles mostram como é importante cuidar da saúde e de si.
Por conta dos avanços da medicina, esses dois tipos de câncer possuem uma chance de cura muito alta se tiverem um diagnóstico precoce, por isso, é importante a disseminação de informações sobre, já que quanto antes for descoberto, maior a chance de cura.
O novembro azul ainda tem a importância de quebrar o tabu do exame preventivo, o toque retal. A campanha mostra o quão importante é realizar ações preventivas para a população masculina, mesmo com todo tabu envolvido.
O outubro rosa é conhecido pela conscientização do câncer de mama, o quão é importante o exame de toque e o acompanhamento, porém, atualmente também vem alertando sobre o câncer de colo de útero, que pode ser acompanhado facilmente com exames de prevenção também.
Ambas campanhas possuem um apelo social e a vida, é de extrema importância espalhar essas informações.
Assim, lembre-se de se cuidar e cuidar dos que estão à sua volta, todos os exames preventivos podem ser realizados gratuitamente pelo SUS e eles salvam vidas!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para estar sempre por dentro das informações mais relevantes!
Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!