Proporcionar uma ótima experiência para seu cliente pode ser uma forma de garantir que o seu negócio sobreviva em meio a um mercado tão difícil e competitivo. Uma das formas de fazer isso é por meio do Overdelivery(entregar além do esperado).
Em geral, esta técnica se resume em entregar algo além do que o consumidor espera, fazendo com que ele fique feliz e promova a marca para amigos a longo prazo.
Ficou interessado em aprender mais sobre esta estratégia? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:
● O que é Overdelivery?
● Quais as vantagens do Overdelivery?
● Como utilizar o Overdelivery para fidelizar clientes?
● Quais as técnicas para aplicar Overdelivery?
Vamos à leitura?
O Overdelivery nada mais é do que a sua tradução, ou seja é um conceito que consiste em entregar mais do que é esperado pelo consumidor, com o objetivo de agregar valor ao produto, superar as expectativas, gerar maior satisfação e fidelizar o cliente.
Ou seja, ir além e buscar deixar o cliente feliz, transformando sua experiência de compra, garantindo maiores vantagens competitivas.
Vale ressaltar que, esta técnica não deve ser realizada apenas de maneira pontual para agradar o cliente. É necessário que este conceito esteja sempre presente e enraizado no relacionamento entre o público alvo e a empresa.
É claro que uma estratégia como essa tende a garantir diversas vantagens para o negócio, não é mesmo? Separamos o tópico seguinte para explicar melhor sobre elas. Vamos lá?
Bom, de modo geral, quando um cliente recebe por mais do que aquilo que ele pediu, ele identifica um diferencial na marca em relação às outras empresas concorrentes, o que gera a longo prazo a fidelização do cliente, fazendo com que ele sempre compre e até mesmo indique o negócio mas os amigos.
Outra grande vantagem é o aumento das avaliações positivas, que funcionam como prova social para que outros compradores decidam adquirir o produto. Desta forma é possível melhorar seu posicionamento nas redes sociaise atrair novos clientes para o negócio.
O processo de overdelivery se inicia na hora da compra. O primeiro passo é entender que o cliente espera algo do produto. Então a ideia aqui é entender de fato o que seu negócio está oferecendo e se o seu serviço ou produto realmente cumpre a promessa da venda.
Outro passo importante para aplicar na estratégia de overdelivery é entender quem é a sua persona. E para fazer isso, você pode solicitar a ajuda do time que entra diretamente em contato com o cliente, seja a equipe de vendas, atendimento ou marketing.
Realize reuniões com essas pessoas e determine suas personas para traçar melhor a sua estratégia de overdelivery, caso ainda não tenha clientes, realize pesquisas sobre o seu mercado.
Entender e conhecer seu cliente é fundamental para que você ofereça de fato o que ele precisa. E para fazer isso, seu time poderá trabalhar em uma lista de possíveis itens de brinde e buscar por aquele que tenha maior impacto com menos custo.
Após isso, certifique se a recompensa está alinhada com os valores e cultura da empresa e tenha empatia se colocando no lugar do cliente, para analisar se estaria satisfeito com o item.
Veja alguns exemplos de overdelivery que sua empresa pode oferecer abaixo:
● Amostras grátis - a amostra grátis permite que o cliente experimente um novo produto da sua loja e receba um item extra na sua compra
● Brindes - oferecer um produto a mais para seu consumidor é uma excelente maneira de demonstrar carinho pelo cliente. Escolha algo que tenha um valor para seu consumidor.
● Cupons de desconto - forma muito boa de garantir o vínculo da sua empresa com o cliente.
● Ofereça experiência - realize eventos, promova campanhas de conscientização, etc.
● Prazo de entrega - fazer com que o cliente receba a sua encomenda antes do prazo é uma forma de garantir parte da satisfação durante o processo de compra.
● Embalagens - separamos o último tópico deste artigo para falar sobre embalagens, mas em geral, possuir designs inovadores em sua embalagem pode ser uma ótima forma de chamar a atenção do seu cliente e ainda por cima divulgar informações do negócio.
O overdelivery pode ser aplicado dentro do mercado de delivery de comida. Vamos tratar sobre isso no próximo tópico, ok?
Um dos grandes desafios do Delivery de Alimentos é o de proporcionar uma experiência ótima e diferenciada. Abaixo separamos algumas dicas para que você consiga fazer isso!
Utilizar o conteúdo visual em suas embalagens é uma ótima forma de chamar a atenção e se comunicar com o cliente, oferecendo informações de valor e uma experiência diferenciada.
Além disso, a personalização das embalagens funcionará como forma de marketinge atendimento.
Para esta dica é possível usar a criatividade, seja imprimindo um QR code com um conteúdo digital, uma embalagem interativa, uma embalagem que transforma em uma decoração, etc.
Vale ressaltar que utilizar embalagem de papel agride muito menos o meio ambiente do que as embalagens de plástico, ok?
É essencial utilizar a embalagem correta para garantir a integridade do alimento. Existem diversas tecnologias que oferecem opções de fechamentos que garantem a segurança, antivazamento nas embalagens e a qualidade do produto.
Além disso, o vendedor pode optar por oferecer embalagens que possam ir ao forno, micro-ondas ou congelador, facilitando a vida do consumidor.
Em geral, o overdelivery é uma ótima ferramenta para destacar a sua marca perante a concorrência. Então recomendamos realizar um forte estudo e passar a aplicar esta técnica caso você perceba que seja vantajosa
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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