O que faz um consultor?
Qual o papel do consultor?
Características de um bom Consultor
Você sabe quais são as atribuições de um consultor?
Quer aprender mais?

Entenda qual o papel de um consultor dentro da consultoria!

Aprenda o que faz um consultor, seu papel e suas principais funções dentro da consultoria para ajudar a melhorar os resultados

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda qual o papel de um consultor dentro da consultoria!

Muito tem se falado sobre consultoria ultimamente, não é mesmo? Sabemos que ser consultor é uma oportunidade incrível para crescimento pessoal e profissional, e muito disso se deve ao papel do consultor empresarial dentro de um projeto!

O mercado de consultoria tem crescido cada dia mais, e muitas pessoas têm decidido apostar nesse ramo para tentar obter sucesso profissional.

Mediante a isso, surge o questionamento inicial deste artigo: quais são as funções essenciais de um consultor? O que faz um consultor? Como se destacar como consultor? Quais os princípios básicos?

Pensando nisso,listamos a seguir quais as características de um consultor e as suas 4 atribuições básicas durante um projeto que iremos tratar nesse artigo:

  • Elaborar e executar o projeto conforme alinhado com o cliente;
  • Garantir que a solução atenda as expectativas de resultado do cliente;
  • Manter a comunicação clara e transparente com o cliente;
  • Manter alinhada a equipe do cliente que trabalhará em prol do projeto.

Essas são as primícias básicas para a execução de um bom projeto, garantindo a satisfação de ambas as partes ao final do processo. Mas como garantir essas primícias?

Separamos os seguintes tópicos para guiar seu aprendizado:

  • O que faz um Consultor?
  • Qual o papel do Consultor?
  • Características de um bom Consultor
  • Você sabe quais são as atribuições de um Consultor?
  • Quer aprender mais?
    Vamos lá?

O que faz um consultor?

O consultor é o profissional que age na empresa levando as mudanças necessárias na qual ele foi designado, com a responsabilidade de auxiliar os executivos no processo de decisão.

Entre as características de um consultor estão listadas a integridade, uma ampla visão do mundo e conhecimento dos negócios para que possa guiar a empresa cliente.

Uma grande dúvida que pode surgir é em relação às funções do consultor, ou seja, até em que ponto vai o trabalho do consultor, quais são as atribuições e responsabilidades dele!

Pois bem, o consultor precisa apontar os pontos a serem melhorados e quais as mudanças ou programas devem ser implementados.

Qual o papel do consultor?

Não é papel do consultor colocar a mão na massa e realizar as mudanças, o planejamento estratégico e a ação cabe ao gerente ou proprietário do negócio.

Esse profissional apenas presta consultoria e tem a função de estudar à empresa e apresentar alternativas para os problemas levantados pelo cliente.

Agora vai uma dica…

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Características de um bom Consultor

Para se tornar um consultor de sucesso, são necessárias algumas características fundamentais, sendo elas:

  • Boa conduta: Um bom consultor, precisa ter um bom relacionamento com as pessoas, entender as dores delas e saber lidar com possíveis imprevistos, ou seja, ser flexível. Além disso, é necessário ser bom com negociações e ter proatividade.
  • Know-How: É necessário que um consultor de sucesso seja experiente em tomadas de decisão assertivas, atue bem trabalhando em equipe, possua pensamento estratégico e cause boas mudanças.
  • Conhecimentos: Obter um bom conhecimento sobre a área de atuação, entender como funciona a gestão de empresas e pessoas, além de possuir boa visão em curto, médio e longo prazo, raciocínio lógico, crítico e criativo.

Agora que você já sabe quais as características de um consultor, vamos entender no próximo tópico quais as atribuições do mesmo.

Você sabe quais são as atribuições de um consultor?

Durante a realização de um projeto, é necessário que o consultor consiga se destacar em diversas atribuições, mas existem 4 que são consideradas as mais básicas e essenciais, então, quais são elas?

1. Elaborar e executar o projeto conforme alinhado com o cliente

O que foi vendido é o que deve ser entregue! Esse é o papel básico de um bom consultor!

Você não deve fazer promessas que não possa cumprir, as famosas promessas eleitorais, apenas para conseguir fechar a consultoria, se não vai perder credibilidade no mercado e gerar desconfiança no seu cliente.

Outro ponto chave é definir o cronograma do projeto em acordo com o cliente, de forma a garantir que os prazos serão cumpridos conforme estabelecido. Afinal, ninguém gosta de ter suas expectativas frustradas.

Ainda nessa etapa, você deve evitar custos adicionais, afinal, foram definidos os custos dentro daquilo que foi proposto. Porém, caso seja necessário, deve-se alinhar os novos custos com o cliente para que ele fique ciente do que será gasto.

Para fechar essa fase vem uma questão muito importante que é o foco!  Como papel do consultor, ele deve focar no problema principal.

As empresas estão cheias de oportunidades de novos projetos, novas melhorias a serem implementadas e novos ganhos. Porém, o consultor não pode abraçar o mundo inteiro, certo?

Se perder o foco, tudo que foi combinado pode ruir, o cronograma se perder, e isso só pode gerar insatisfação. Por isso, foque no que foi proposto e se preocupe em entregar aquilo que foi prometido!

2. Garantir que a solução atenda as expectativas de resultado do cliente

Após garantir a entrega do que foi proposto, é necessário garantir que o projeto realizado gerará o resultado desejado, afinal, esse é o papel do consultor e para isso é que se contrata uma consultoria.

Por isso, é muito importante tomar muito cuidado na definição das metas para que aos olhos do cliente ele obtenha sucesso, e isso envolve diversos fatores!

E envolvem aspectos, relacionados a preço, ganhos, tempo, tudo isso deve ser analisado durante a definição do objetivo do projeto.

Esse ponto é bastante crítico, pois por melhores que sejam os resultados do projeto, se ficar abaixo do combinado pode gerar insatisfação.

Se prometeu 15 mil de ganho, ainda que gere 10 mil, o cliente poderá ficar insatisfeito, pois o prometido não foi cumprido. Dessa forma, se no decorrer do projeto você como consultor, perceber que a meta poderá não ser batida!

Com isso, imediatamente deve-se sentar com o cliente e alinhar as informações, propondo soluções corretivas para conseguir manter o combinado inicialmente, ou estabelecendo novos parâmetros.

Para fechar essa etapa, chegamos ao ponto principal para as empresas, o dinheiro! De maneira direta ou indiretamente, o projeto precisa ter resultados financeiros.

Seja através de uma maior sustentabilidade, redução do impacto ambiental ou menor risco de acidentes, os resultados precisam ser monetizados, mensurados de alguma maneira que gere impacto financeiro para a empresa e é papel do consultor garantir essas questões.

3. Manter a comunicação clara e transparente com o cliente

A comunicação é a causa da maior parte dos problemas de uma empresa, e isso não é novidade para ninguém, certo? Por isso, o papel do consultor deve ser ter uma boa comunicação com todos os integrantes do projeto.

Manter atualizações constantes do projeto ameniza a ansiedade e a desconfiança do cliente quanto aos resultados do projeto.

Demonstrar o passo a passo, as etapas, as melhorias já obtidas, as dificuldades encontradas, tudo isso ajuda a melhorar a relação com seu cliente, gerando mais confiança e credibilidade em seu trabalho.

Durante a execução de um projeto de consultoria, pode ocorrer conflitos com funcionários da empresa. Isso se deve ao fato do consultor ser um agente de mudanças, precisando muitas vezes ter pulso firme na hora de implementá-las.

Mas, como diz Carlos Brito, CEO da Ambev: "Se tiver que se indispor com alguém, se indisponha com os que entregam menos resultados".

Dessa forma, você precisa sempre caminhar lado a lado com seu cliente e manter a comunicação clara, para que caso ocorra conflitos, seu cliente esteja a par dos acontecimentos para intervir de maneira a não gerar atrasos no projeto.

Outro motivo pelo qual você deve manter seu contratante sempre próximo, é porque o consultor é uma fonte de conhecimento!.

O papel do consultor consiste em se preocupar em transmitir o conhecimento gerencial que ele possui para a empresa, de tal maneira que a empresa não se torne dependente dele.

Pelo menos esse é o modelo de consultoria que nós do Grupo Voitto ensinamos.

Isso garante que a instituição vai conseguir dar continuidade ao projeto, ao serviço que foi executado, conseguindo crescer a partir daí por conta própria, afinal, a consultoria é temporária, não é algo permanente dentro das empresas.

Sendo assim, uma comunicação clara é fundamental para que esse conhecimento seja bem transmitido!

Para fechar essa etapa, um bom entrosamento com a equipe é fundamental para manter todos engajados e focados no objetivo, é preciso que todos comprem a ideia! Isso garantirá que todos prossigam com os avanços desenhados ao longo da execução.

4. Manter alinhada a equipe do cliente que trabalhará em prol do projeto

Destrinchando a questão da comunicação, é extremamente importante manter alinha a equipe do cliente que trabalhará no projeto!

Afinal, parte da execução será de responsabilidade dessa equipe, então ela precisa estar alinhada sobre os objetivos e momentos do projeto.

Mas como assim equipe de projeto?

Talvez você esteja se perguntando isso, e é simples. Um consultor não trabalha sozinho, você irá ter apoiadores do projeto dentro da empresa, que serão responsáveis por te auxiliar em busca do objetivo final!

O alinhamento dessa equipe também é fundamental, pois ela será responsável por dar continuidade ao processo após a implementação da solução, logo, precisam compreender o processo como um todo.

Para fechar com chave de ouro, entre os papéis do consultor manter a equipe engajada é importante, pois todos precisam estar remando na mesma direção! Caso contrário, os resultados podem ser comprometidos, não é mesmo?

Quer aprender mais?

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”

(Aldous Huxley)

O conhecimento você adquiriu, mas o que irá fazer com ele? Deixa eu te ajudar! Você pode simplesmente ignorar e tratar como apenas mais um artigo, ou pode investir em sua capacitação! Tenho certeza que a segunda opção é a melhor, e você?

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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