A Airbus é uma empresa do ramo aeroespacial referência na área em todo o mundo. Eles projetam, fabricam e comercializam aeronaves comerciais, helicópteros, transportes militares, satélites e até veículos de lançamento.
Da mesma maneira, a Airbus atua fornecendo soluções para seus clientes, tais como comunicações seguras, serviços de dados, mobilidade urbana e outras.
Já a Luminar é uma empresa líder global com sede na Califórnia, atuando no desenvolvimento de sensores de veículos autônomos, a chave de diversos sistemas de direção seguros desenvolvidos pelas montadoras.
Recentemente, a Luminar anunciou acordo com a Airbus para a realização de testes de tecnologias que podem permitir que voos autônomos aconteçam com mais segurança.
Então, será que a era dos pilotos autônomos está mais próxima do que nunca? Vamos entender um pouco mais sobre isso e sobre a parceria da Luminar com a Airbus nos tópicos abaixo:
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
A estratégia da Airbus é totalmente voltada para o futuro. A companhia desenvolve tecnologias de ponta, com o intuito de alcançar um mundo mais conectado, seguro e próspero.
A empresa pretende construir aviões semi-autônomos até 2050, de forma com que voem de forma análoga aos pássaros, utilizando o mínimo de combustível e com redução drástica de acidentes.
Em Junho de 2020 a Airbus completou a primeira fase de testes para seu primeiro avião autônomo: o Airbus A350 - 1000 XWB, completando mais de 500 voos desde dezembro de 2019.
E, a empresa conta que a única função do piloto é alinhar o avião à pista, porque a partir deste momento os sistemas automatizados comandam, conseguindo fazer correções necessárias, aterrissagem, decolagem, e assim por diante.
É importante considerar que a pesquisa e aplicação de tecnologias para voos autônomos não visam substituir o piloto, mas sim tornar, cada vez mais, os voos seguros e livres de falhas humanas.
As pesquisas e testes continuam e a segurança é o foco da parceria entre a Airbus e Luminar, que é o que vamos descobrir agora mesmo!
Quem anunciou a parceria foi a Luminar, no dia 26 de Abril. A empresa contou que o acordo com a Airbus foi realizado com o intuito de testar tecnologias que aumentem a segurança de voos autônomos.
Dessa forma, querem fazer com que os aviões autônomos tenham sensores de detecção de obstáculos.
Para a Luminar, que é fabricante dos sensores “LiDAR” (Light Detection and Ranging), é totalmente possível aplicar na indústria de aviação o que aplicam para a indústria automotiva.
E, Sandra Schaeffer, líder da Airbus UpNext (setor de tecnologias futuras da Airbus) se pronunciou:
“A parceria com a Luminar nos ajudará a definir e explorar o próximo passo em direção a veículos de voo mais autônomos”.
A tecnologia da Luminar que será utilizada nos aviões da Airbus é baseada em sensores de alto desempenho.
Eles emitem milhões de pulsos de luz a laser para detectar objetos com precisão, digitalizando o resultado em ambiente 3D.
O sensor funciona como uma base central para decolagem, pouso e tomada de decisão e é fundamental para que futuras tecnologias de aviação sejam viabilizadas, como o transporte autônomo em área urbana (UAM).
Uma outra aposta é que a tecnologia também melhore exponencialmente a segurança de aeronaves já existentes.
E você? Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe em nossa plataforma e redes sociais para ficar por dentro dos principais conteúdos dos mundo dos negócios, capacitações e atualidades!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!