A Globo é uma rede de televisão aberta assistida diariamente por mais de 200 milhões de pessoas, no Brasil e no exterior. É também uma das maiores produtoras de novelas no mundo e possui 122 emissoras próprias e afiliadas.
Recentemente, a emissora iniciou sua transformação digitale segue trabalhando nisso, com o objetivo de tornar-se uma empresa mediatech.
Isso significa que ela deseja unir tecnologia de ponta com recursos de mídia, para se aproximar, cada vez mais, da jornada cotidiana de seu público.
Este processo conseguiu uma nova perspectiva na última quarta-feira, 7 de Abril, em que a Globo anunciou uma parceria estratégica com o Google Cloud, com uma duração prevista de sete anos.
Isso mesmo, sete anos, se tornando o maior acordo de comunicação da América Latina.
Dessa forma, o Google Clouds possibilitará a utilização de tecnologias computacionais de forma personalizada e segura, contribuindo para que a emissora possa acelerar seu processo de modernização.
Quer entender mais sobre o assunto? Então permaneça com a gente, porque vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos:
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
O Google Cloud é um serviço promovido pela Google especializado em administrar os softwarese serviços das empresas por meio do armazenamento em nuvem.
Com ele é possível acessar todos os recursos computacionais das organizações de forma personalizada e com uma alta performance. Dessa forma, seu principal objetivo é facilitar o gerenciamento de processos internos.
As principais funcionalidades do Google Cloud são:
Em vez de utilizar computadores com sistemas operacionais próprios, o serviço em nuvem faz com que a execução de sistemas operacionais sejam realizados em diversas máquinas.
O resultado se baseia em um controle de acessos mais eficiente, compartilhamento rápido de dados e quando novos computadores precisam ser preparados, isso também acontece de maneira rápida.
Você com certeza conhece o Google Drive, certo? A ideia do Google Clouds é exatamente essa: armazenar uma grande quantidade de arquivos na nuvem. Mas, a escala ainda é bem maior.
Então, ele é uma ótima opção para evitar perda de documentos e minimizar o uso de espaços físicos da empresa.
O serviço de computação em nuvem do Google também oferece ferramentas adicionais de gerenciamento de produtividade do sistema, que são apresentadas como serviços, tendo a possibilidade de contratá-lo.
Agora que você entendeu exatamente como funciona o Google Clouds, vamos te explicar o que vai acontecer com a gigante de comunicação a partir de agora.
A parceria entre Globo e Google se baseia em uma transformação digital acontecendo em, no mínimo, três frentes de negócio da emissora: integração do GloboPlay no Android TV, otimização de processos e digitalização da infraestrutura.
Veja a seguir mais detalhes da cooperação entre Globo e Google:
A integração do Globo Play com Android TV é um projeto que já está em andamento e vai combinar a programação da TV aberta e TV pela Internet. Isso fará com que haja novas formas de interação com o telespectador.
Assim, nos televisores Android haverá uma tecla de acesso direto ao Globoplay e será possível migrar da TV aberta para o Streaming de uma maneira fluida.
De acordo com Raymundo Barros, diretor de estratégia e Tecnologia da Globo:
“Essa inteligência personalizada faz um Globoplay diferente e aderente ao que cada consumidor gosta.”
O Globo Play ficará, então, muito mais personalizado, como hoje é a home da Netflix.
O acordo entre Globo e Google também prevê a utilização dos recursos do Google Cloud para otimizar e digitalizar os processos da emissora. Tais como os processos de produção, edição e distribuição de conteúdo.
Segundo Barros, graças a essa nova estrutura existem pelo menos 600 funcionários trabalhando remotamente na pós-produção e edição.
A parceria entre Globo e Google vai permitir com que 100% dos produtos digitais da emissora sejam transportados para a nuvem, o que inclui acervos de novelas e transmissões esportivas.
Ainda, de acordo com Barros, essa digitalização permitirá que um conjunto de servidores, localizados no Rio de Janeiro, aumentem seu poder computacional, que é exigido para esse tipo de serviço.
E você? O que está achando do processo de transformação digital da Globo?
Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das atualidades e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, participe agora do nosso canal do telegram, clicando na imagem abaixo!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!