Dica de ouro!
Já conhece as principais funções do Excel?

Tutorial para utilizar as perguntas da Pesquisa de Clima Organizacional pronta!

Entenda agora essa ferramenta estratégica com perguntas, análise e gráficos para mensurar o bom convívio entre os colaboradores de sua empresa

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Tutorial para utilizar as perguntas da Pesquisa de Clima Organizacional pronta!

Pesquisa de Clima é uma importante ferramenta para o gestor que deseja mensurar, monitorar e melhorar o clima organizacional, isto é, o grau de satisfação das pessoas que integram a organização. A motivação dos funcionários têm sido prioridade em muitas empresas, que estão buscando estratégias para aumentar a produtividade e a satisfação como é o caso da Gamificação.

A análise do ambiente interno, através da percepção dos funcionários, permite ao gestor conhecer os principais pontos fortes e fracos dentro de uma empresa, e consequentemente, tomar decisões mais acertadas em relação à melhoria do clima, e crescimento organizacional.

O principal objetivo desta planilha é possibilitar o levantamento, o registro e a análise os dados, de modo que o gestor conheça as percepções e o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização.

Dessa forma, aplicar a pesquisa de clima organizacional com o auxílio de uma planilha no Excel facilitará a gestão de pessoas e a melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Dica de ouro!

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

Clique agora no botão abaixo e faça o download!


planilha pesquisa de clima organizacional

Entenda a Ferramenta abaixo

A página inicial da planilha de Pesquisa de Clima possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão (ou na figura) e você será direcionado para a aba respectiva. Para retornar à página inicial (aba "Início") é só clicar em uma seta preta localizada na parte superior esquerda em qualquer uma das demais abas.

Pagina inicial da planilha de pesquisa de clima organizacional

Formulário (para impressão)

A aba denominada "Formulário (para impressão)" contém um formulário, que poderá ser impresso e entregue aos funcionários/colaboradores que irão responder à Pesquisa de Clima. Essa é a etapa de levantamento das informações e por isso, é essencial que o funcionário/colaborador sinta-se à vontade para responder à questões de forma sincera. É uma sugestão para melhorar a confidencialidade dos dados, bem como deixar os colaboradores mais a vontade para responderem.

O seu formato já se encontra no padrão para ser impresso. Caso queira, a pesquisa poderá ser feita também de modo virtual, enviando essa planilha para cada colaborador, concatenando posteriormente as informações na próxima aba.

Sugestão: prepare uma urna lacrada e estabeleça um prazo para que os funcionários/colaboradores possam colocar os formulários preenchidos. Assim, eles poderão preenchê-los no momento mais oportuno e se sentirão mais à vontade para falar sobre as questões levantadas com sinceridade.

Vamos entender como formulário deve ser preenchido:

Formulário

Formulário

  • Cabeçalho do Formulário: O funcionário/colaborador deverá preenchê-lo com o seu nome e posteriormente com a sua área/departamento
  • Perguntas com respostas em níveis de satisfação: para cada pergunta da coluna esquerda do formulário, o colaborador deverá marcar um "X" na coluna "Muito Satisfeito" OU "Satisfeito" OU "Insatisfeito" OU "Muito Insatisfeito", indicando sua resposta
  • Perguntas com resposta do tipo Sim/Não: para cada pergunta da coluna esquerda do formulário, o colaborador deverá marcar um "X" na coluna "Sim" OU "Não", indicando sua resposta
    Observação: Todas as perguntas da aba "Formulário (para impressão)" estão vinculadas a perguntas da aba "Respostas (dados)", portanto se precisar fazer alguma modificação nas perguntas faça na aba "Respostas(dados)" conforme explicação desse mesmo tópico deste manual. Assim você garantirá que as perguntas do formulário serão sempre as mesmas do registro.

Formulário

Respostas

Esta é a aba na qual serão registradas todas as respostas obtidas no formulário que cada colaborador respondeu. As colunas cinza "Colaborador" e "Área/Departamento" correspondem à identificação do colaborador/funcionário que respondeu ao formulário.

Respostas obtidas


As colunas subsequentes na cor rosa são as perguntas que cada colaborador respondeu de acordo com o formulário. Após ter preenchido as colunas de identificação com o nome e a área/departamento, o responsável pelo registro deverá preencher na respectiva linha, as respostas dadas por esse funcionário/colaborador para cada pergunta.

Para isso, é preciso escolher uma das opções "Muito Satisfeito", "Satisfeito", "Insatisfeito" ou "Muito Insatisfeito" na setinha que aparece do lado direito de cada célula que será preenchida com essas informações. Para as perguntas cuja resposta não seja de múltipla escolha, ou seja, apenas do tipo Sim/Não, o procedimento é o mesmo, exceto pelas opções disponíveis. Veja um exemplo:

Perguntas para o colaborador responder


Caso tenha feito um registro errado e queira trocar a resposta, é possível alterá-la ao clicar novamente na setinha e escolher outra opção. Se quiser apagar a resposta, basta selecionar a célula e deletar o conteúdo utilizando a tecla delete.

Nesta aba, também poderão ser feitas as modificações nas perguntas: selecione a célula na qual está a pergunta dê dois cliques ou pressione F2 para editar o conteúdo da forma que quiser. Como as perguntas do formulário e da aba "Gráficos" estão vinculadas à perguntas dessa aba, elas deverão ser atualizadas automaticamente.

Gráficos

A última aba "Gráficos" apresenta os resultados obtidos com as respostas da Pesquisa de Clima considerando todos os colaboradores/funcionários que responderam à mesma. Esta aba permite uma visão geral e uma análise completa dos resultados. Para cada pergunta teremos um gráfico indicando a porcentagem de colaboradores "Muito Satisfeito", "Satisfeito", "Insatisfeito" e "Muito Insatisfeito" de acordo com os critérios da pergunta, ou ainda uma porcentagem dos que responderam "sim" e "Não" para as pergunta do tipo Sim/Não. Vejamos os dois exemplos de gráficos:

gráficos


Perceba que, antes de cada gráfico, tem-se a pergunta e a tabela de dados que originou o mesmo.

Na tabela constam as possíveis respostas para a pergunta, a quantidade de vez que cada resposta apareceu, bem como a porcentagem referente à este número.

Na área do gráfico, temos novamente a pergunta, o gráfico propriamente dito, que é a representação da coluna porcentagem da tabela, e a legenda, que permite a identificação por cores da porcentagem de cada resposta.

A análise dos gráficos permitirá ao gestor uma visão clara e objetiva dos elementos que compõem o clima organizacional e de como eles são percebidos pelos seus recursos humanos em cada vez que for aplicada.

Dessa forma, o gestor tem em mãos uma importante ferramenta que servirá como base para tomada de decisões que possibilitem o desenvolvimento de um ambiente mais produtivo.

Já conhece as principais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Satisfacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.