O que é Pirâmide de Chet Holmes?
Qual é a sua Relação com Funil de Vendas e Inbound Marketing?
Como utilizá-la nas Estratégias de Marketing de Conteúdo?
Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

O que é a pirâmide de Chet Holmes e como aplicá-la nas vendas do seu negócio!

Descubra o que é o conceito da pirâmide de Chet Holmes e como ele ajuda a sua empresa a entender o funil de vendas e a jornada de compras.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é a pirâmide de Chet Holmes e como aplicá-la nas vendas do seu negócio!

Você sente que muitas vezes seu time de marketing não consegue compreender o funil de vendas e a importância das suas etapas? A partir do conceito de pirâmide de Chet Holmes, esse entendimento ficará muito mais fácil!

Isso porque esse conceito nos mostra a porcentagem de pessoas que estão dispostas ou não a comprar uma solução da sua empresa.

Ficou interessado em aprender como aplicar a pirâmide de Chet Holmes? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Pirâmide de Chet Holmes?
  • Qual é a sua Relação com Funil de vendas e Inbound Marketing?
  • Como utilizá-la nas Estratégias de Marketing de Conteúdo?
  • Aprenda mais sobre Marketing e Vendas! 

Vamos à leitura?

O que é Pirâmide de Chet Holmes?

A pirâmide de Chet Holmes é um conceito que foi mostrado em 2007 por Chet Holmes no livro The Ultimate Sales Machines.

Este conceito também pode ser conhecido como The Stadium Pitch, pois surge da ideia onde a empresa é colocada no centro de um estágio para divulgar os produtos e serviços para os clientes potenciais.

Dentro desse estádio, vamos encontrar cinco grupos de clientes diferentes, sendo eles:

  • 3% de pessoas que estão interessadas em comprar naquele momento;
  • 6 - 7% de pessoas que estão abertas para considerar a compra do produto ou serviço;
  • 30% de pessoas que não estão pensando sobre isso no momento;
  • 30% de pessoas que pensam não estarem interessadas;
  • 30% de pessoas que realmente não estão interessadas na compra do produto ou serviço.

Pirâmide de Chet Holmes.

Dessa maneira, é possível afirmar que apenas 10% dos seus potenciais clientes estão dispostos a receber uma comunicação mais direta do time de vendas. Ou seja, todos esses 90% não estão prontos para comprar seu produto!

Esse conceito pode ajudar as empresas no entendimento da visão do seu público e também em qual etapa da jornada de compra ele está.

Em geral, a pirâmide de Chet Holmes possui fortes relações com o funil de vendas e o Inbound Marketing. Separamos o tópico seguinte para explicar melhor pra você sobre esta relação. Vamos lá?

Qual é a sua Relação com Funil de Vendas e Inbound Marketing?

Basicamente, podemos dizer que a pirâmide de Chet Holmes se relaciona com o funil de vendas e Inbound Marketing por dois motivos principais.

O primeiro motivo possui uma relação maior com o funil de vendas. Através do pensamento da pirâmide conseguimos entender que a grande parte do público são pessoas que não estão preparadas para comprar o seu produto.

Além disso, essas pessoas precisam ser educadas e preparadas para passar ao longo de todas as etapas do funil de vendas.

O segundo motivo se relaciona com o Inbound Marketing pois ele dá a ideia de utilizar os canais de comunicação do fundo do funil de vendas para um público no qual não está pronto para esta forma de abordagem, sendo um grande desperdício de tempo e dinheiro.

Desta forma, é necessário direcionar as estratégias com base na etapa que a pessoa está dentro da jornada de compra.

Sendo que o grande objetivo é mover este potencial cliente ao longo da jornada de compra, fazendo com que aqueles 90% de pessoas que não estão interessadas em adquirir seu produto, compre-no a longo prazo e a sua empresa bata as metas!

Agora é hora de aprender como utilizar o conceito da pirâmide de Chet Holmes dentro das suas estratégias de Marketing de Conteúdo! Com ela, você vai atingir o público de maneira mais assertiva e aumentar a taxa de conversão, confira a seguir:

Como utilizá-la nas Estratégias de Marketing de Conteúdo?

A pirâmide de Chet Holmes consegue trazer importantes insights para serem utilizados dentro da estratégia de Marketing Digital da empresa, principalmente nas de Marketing de Conteúdo.

Como vimos, grande parte das pessoas não tem o interesse de realizar a compra, então por que investir tempo e dinheiro nesses leads? Não faz sentido, não é mesmo?

Portanto é necessário educar os leads, fazendo com que eles sigam a jornada de compras e se tornem leads qualificados. Vamos agora então entender como utilizar a Pirâmide de Chet Holmes dentro de seu negócio através dos seguintes passos.

Entender a Jornada de Compra do seu negócio

É de extrema importância que toda empresa entenda exatamente onde cada lead se encontra dentro da jornada de compra e todo o caminho que ele deverá percorrer até que chegue a hora de abordar o cliente e realizar a venda.

Desta maneira, podemos concluir que o primeiro passo é entender a jornada de compras do cliente e saber quem são as pessoas que fazem parte dos 90% e dos 10% para traçar estratégias e fazer com que eles avancem na jornada.

Criar conteúdos incríveis

No começo deste artigo mostramos que segundo a pirâmide de Chet Holmes, 30% das pessoas realmente não estão interessadas em comprar o seu produto ou serviço. Mas um dos principais motivos para isso é porque elas não sabem que precisam do seu produto e como ele pode beneficiar suas vidas.

E é a partir da criação de um Marketing de Conteúdo de qualidade que você vai mostrar como o seu produto é capaz de solucionar o problema do seu público.

E para isso, é necessário criar os conteúdos adequados com base em cada etapa da jornada de compra do cliente para fazer com que ele tome a atitude de prosseguir na jornada.

Imagine que você nunca viu o produto e quais são os conteúdos que você gostaria de encontrar em cada etapa do seu descobrimento.

Acompanhe os seus leads

Um dos grandes erros das empresas em relação ao Marketing de conteúdo é que elas perdem o acompanhamento do lead ao longo da jornada de compra.

O acompanhamento é de extrema importância para entender se o conteúdo está fazendo sentido ou não para o usuário. Caso sintam que estão durante muito tempo dentro de uma etapa, vale a pena fazer uma revisão geral da estratégia.

Além disso, o acompanhamento possibilita maior interação entre marketing e vendas, pois o time de marketing entregará o lead para vendas e eles poderão trabalhar de forma mais assertiva.

Aprenda mais sobre Marketing e Vendas! 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2025 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.