CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Carreira x Profissão: qual a diferença?
Como planejar (ou replanejar) a carreira em 2023?
Última dica: Você não está sozinho!

Conheça estratégias para crescer profissionalmente e planeje a sua carreira em 2023!

Descubra como identificar seus objetivos profissionais, desenvolver habilidades e criar um plano de carreira para alcançar o sucesso profissional!

Lílian Simplício
Por: Lílian Simplício
Conheça estratégias para crescer profissionalmente e planeje a sua carreira em 2023!

Planejar ou replanejar a sua carreira refere-se a um processo de avaliação, definição de metas e elaboração de estratégias para alcançar o desenvolvimento e o sucesso profissional desejado.

Ano novo e, junto com ele, naturalmente vem a reflexão sobre os rumos da sua vida profissional e os objetivos que se deseja atingir.

Para cada virada de ciclo, para cada novo ano,é natural desejar melhorias, dar novos passos, fazer vários planos. Muitas pessoas, inclusive, fazem uma lista de desejos. Mas quantas vezes tudo isso fica apenas no campo das ideias?

E sabe porquê? Pelo simples fato de não estabelecermos metas, prazos e ações a longo prazo que realmente façam sentido pra gente alcançar tudo que deseja.

Tão importante quanto saber para onde ir, é definir como ir. É preciso uma estratégia para chegar aonde se deseja. Caso contrário, a frustração por não ter realizado aquilo que gostaria vai ser consequência certa e isso será deixado mais uma vez para o próximo ano.

Mas a grande questão é: Como fazer seu planejamento de carreira para 2023? Como criar estratégias para você conseguir atingir os objetivos profissionais que deseja ao final do ano?

Neste artigo, você vai encontrar o passo a passo para construir um plano de ação assertivo, alinhado com o seu perfil e que vai te colocar na direção dos seus objetivos profissionais. Nossos tópicos serão:

  • Carreira x Profissão: qual a diferença?
  • Como planejar (ou replanejar) a carreira em 2023?

Vamos lá?

Carreira x Profissão: qual a diferença?

Carreira e profissão são termos relacionados, mas possuem significados distintos.

A profissão é a área específica de atuação e especialização, como por exemplo: médico, engenheiro, professor, advogado. Já a carreira engloba a progressão e evolução profissional ao longo do tempo.

Alguém pode ter uma profissão específica, mas sua carreira pode incluir diferentes empregos, cargos e direções ao longo do tempo, conforme suas ambições e objetivos pessoais e profissionais evoluem.

Como planejar (ou replanejar) a carreira em 2023?

Planejar a sua carreira é fundamental para alcançar o sucesso e a satisfação profissional. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nesse processo:

1. Entenda o seu momento atual

Se você quer mudanças na sua vida profissional, antes de construir seu planejamento de carreira, você precisa entender como você está hoje, qual o seu nível de satisfação atual, o que está dando certo, o que não está e onde você quer chegar.

A sua vida profissional só vai mudar quando você começar a organizar os pensamentos e repensar a sua carreira de uma maneira estruturada. Então, é fundamental analisar detalhadamente todos os aspectos da sua vida profissional.

Alguns questionamentos a serem feitos são:

  • Estou realizando atividades que me dão prazer?
  • Tenho utilizado as minhas principais habilidades profissionais?
  • Tenho aquilo que priorizo numa carreira?
  • Estou levando o estilo de vida que gostaria?

Essas perguntas vão te ajudar a definir os seus objetivos profissionais com mais clareza, assertividade e, principalmente, vão te conectar à motivação por trás desses objetivos.

2. Construa um sistema de objetivos e metas

Um dos passos para a construção de um planejamento estratégico, é a construção de um sistema de objetivos e metas. Para isso, você deve se atentar às seguintes questões:

O que você quer realizar ou alcançar na sua carreira em 2023?

Ter objetivos bem definidos é de extrema importância para quem deseja construir um projeto de vida e carreira com mais sentido. Reflita sobre o que você pretende conquistar.

Assim, depois de ter clareza do seu momento profissional atual, defina objetivos bem específicos. É isso que vai direcionar seu planejamento de carreira para 2023.

Por exemplo: ser aprovado em um concurso público, mudar de emprego, ser promovido, fazer uma nova formação...

O que você precisa fazer para chegar lá?

Dar alguns passos importantes, certamente. É o que chamamos de metas. De modo geral, as metas são as ações​ necessárias para atingir os nossos objetivos. Então, se você quer construir seu plano de carreira para 2023, estipule metas.

Mas é preciso entender que elas não podem ser determinadas de qualquer forma ou fora da realidade. Saber estipular metas é uma etapa fundamental de um bom planejamento.​

Defina metas específicas, razoáveis e que estejam conectadas com os seus objetivos. Metas também devem ser coerentes com o tempo de execução, grau de complexidade e devem ser mensuráveis, ou seja, você deve poder avaliar se atingiu ou não essas metas.

Outro ponto importante é que essas metas precisam estar vinculadas a um prazo. A falta de um prazo é um convite à procrastinação. Defina prazos para ações que sejam viáveis e alinhadas com o prazo que você quer conquistar seus objetivos.

3. Liste os Recursos Necessários​

Que recursos – internos e externos – são necessários para alcançar cada uma das metas e, consequentemente, os objetivos que você deseja alcançar?​

Olhe para dentro de você:

  • Quais são as suas habilidades? 
  • Que ferramentas você possui e são necessárias para que você atinja as suas metas e objetivos? 
  • O que você precisa desenvolver para te ajudar nesse processo?

Agora olhe para fora:

  • Que recursos externos (tempo, dinheiro, conhecimento, formações…) são necessários para que você alcance seus objetivos?

4. Quem pode te ajudar nesse processo?​

A jornada de desenvolvimento profissional pode gerar resultados bem mais efetivos quando contamos com outras pessoas. Faça uma lista das pessoas que podem te ajudar a alcançar os objetivos que você deseja.

Esta lista pode conter desde familiares, amigos, pessoas que já trabalharam ou estudaram com você até contatos do Linkedin.

Nesse ponto, as reflexões que deixo para você são: você tem cuidado e alimentado a sua rede de contatos? Como você pode melhorar o seu networking?

5. Barreiras e Oportunidades

Tudo aquilo que atrapalha a nossa jornada em direção a um objetivo pode ser chamado de barreira, enquanto tudo aquilo que nos favorece, é chamado de oportunidade.

Analise o seu planejamento, as metas que você estipulou e se pergunte:

  • O que pode atrapalhar esse processo? Faça uma lista de todas as barreiras que você pode encontrar e liste possíveis soluções para lidar com elas.
  • O que pode facilitar esse processo? Faça uma lista de tudo que pode favorecer a sua jornada, inclusive reflita como essas coisas podem te ajudar a lidar com as barreiras.

Analise o seu plano de carreira para 2023, as ações que você estipulou e liste as barreiras e oportunidades. Isso vai te dar uma visão clara do que você vai encontrar pela frente.

6. Acompanhamento

O sucesso de um planejamento depende fortemente de um bom acompanhamento dos resultados. É​ preciso medir e avaliar os resultados para entender o que está funcionando, o que não está, e propor soluções para corrigir e recomeçar.

Lembre-se que o planejamento é algo vivo e pode ser modificado a qualquer momento, seja para corrigir o que não funcionou, ou simplesmente como consequência de fatores externos, imprevistos.

Assim, ao construir seu planejamento de carreira para 2023, também determine de que maneira vai realizar o acompanhamento:

  • Que parâmetros serão utilizados para avaliar os resultados?
  • Com que frequência esse acompanhamento vai acontecer?

7. Entrando em ação

  • Foque suas energias num único projeto. Ter projetos rodando em paralelo só vai desviar seu foco, ocupar seu tempo e diminuir a sua performance;
  • Não desanime na primeira dificuldade. Revise seu plano e foque em rotas alternativas. Corrija, teste novamente e avalie os resultados;
  • Valorize os pequenos passos. Eles são tão importantes quanto os maiores para atingir seus objetivos;
  • Tempo bem utilizado gera mais resultado e retorno.Se não estabelecer um bom nível de organização, se não souber priorizar e focar no que realmente importa, os resultados vão estar longe do que gostaria.

Última dica: Você não está sozinho!

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.

Além disso, a Voitto também preparou para você o KIT Calendário 2023 e Planner. Com ele, você poderá organizar a sua vida pessoal e profissional de acordo com seus objetivos e metas.

Não perca tempo e baixe agora gratuitamente o nosso KIT completo, é só clicar no banner abaixo!

Banner do Kit Planner + Calendário 2023.

Lílian Simplício

Lílian Simplício

Doutora em Química, formada pela Universidade Federal da Bahia, professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFBA desde 2010, é uma apaixonada pelo Desenvolvimento Humano.

Seu maior sonho é ver um mundo mais humano, com pessoas vivendo com mais sentido e, como acredita que a carreira é um dos meios para isso, tornou-se consultora nessa área. Seu propósito é orientar pessoas na construção de uma carreira mais alinhada com a sua essência. Possui formação em Coaching com Programação Neurolinguística, Coaching Vocacional, Orientação de Carreira, Analista Comportamental DISC e hoje atua na área de desenvolvimento humano, orientando pessoas que desejam escolher, planejar e desenvolver suas carreiras para ter mais realização fazendo o que amam.

Nos últimos anos, com uma metodologia testada e validada, já ajudou centenas de mulheres a redirecionar os rumos da suas carreiras, construindo um caminho com mais sentido e realização.

OKR

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Okr's

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.