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O que é plano de carreira?
Como elaborar um plano de carreira?
Quais os tipos de plano de carreira?

Entenda como um Plano de Carreira pode ser útil para você e para sua empresa!

Você já se perguntou para que serve um plano de carreira? Ou quis entender mais para realizar o seu ou da sua empresa? Então chegou a sua hora de aprender tudo sobre o assunto!

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Por: Parceiro
Entenda como um Plano de Carreira pode ser útil para você e para sua empresa!

O plano de carreira é uma ferramenta indispensável para profissionais que querem saber onde e como estarão daqui a 5 ou 10 anos.

Nas empresas, ele fortalece o employer brandinge permite atrair talentos qualificados. Afinal, os profissionais conseguem vislumbrar as possibilidades de crescimento, antes mesmo de assinar o contrato de trabalho.

Neste post, conheça alguns tipos e escolha o melhor plano de carreira para o perfil da sua organização.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira pode ser comparado ao plano de voo utilizado por um piloto de avião. Isso porque, serve para mostrar a rota que o profissional deve seguir em uma empresa.

Ainda, esse esboço de carreira também determina quais competências o colaborador deve ter para alcançar diferentes posições na hierarquia organizacional. Além de sinalizar quanto tempo deverá permanecer em cada uma delas.

Ademais, o plano aponta o que a empresa espera do profissional e quais são as expectativas em relação ao seu desempenho.

Esse planejamento tem duas funções. A primeira é atrair e reter talentos, pois o plano de carreira funciona como um diferencial competitivo na busca por uma colocação. A segunda é oferecer ao colaborador a possibilidade de se desenvolver e crescer.

Sendo assim, o plano de carreira contempla aquelas organizações onde as ocupações estão formalizadas, com um organograma bem definido, dividido em cargos e funções.

Como resultado, o colaborador saberá, com antecedência, quantos degraus deve subir até alcançar o objetivo. Além das competências que precisa ter, como habilidades, formação, tempo de serviço no cargo anterior, entre outras.

Como elaborar um plano de carreira?

Como todo projeto, o plano de carreira deve ser elaborado estrategicamente, etapa por etapa. Para tanto, precisa conter planejamento, metas, avaliações frequentes e alterações para adequar pontos de conflito. Confira os principais passos dessa jornada.

Alinhar os interesses

Mais do que uma simples etapa, esse passo é uma garantia de que o planejamento contempla os interesses da organização e dos colaboradores. Logo, o plano de carreira deve atender as expectativas de ambos e ser vantajoso para todos.

Nesse sentido, o objetivo é equilibrar as oportunidades de crescimento profissional com as chances do negócio prosperar. Aqui, as metas da empresa estão no planejamento estratégico, enquanto os anseios dos colaboradores devem ser pesquisados, de preferência, individualmente.

Potencializar as descobertas

Os pontos fortes de cada colaborador podem orientar a elaboração do plano de carreira. Significa que conhecê-los e potencializá-los é muito mais vantajoso do que buscar novas competências fora da empresa.

Sem contar que a capacitação profissional demanda tempo e investimento. Por isso, a gestão de pessoas deve incentivar os profissionais no desenvolvimento de novas habilidades, sejam elas soft ou hard skills.

Estabelecer metas

Após conhecer as pretensões dos profissionais e determinar competências para cada função, defina metas objetivas e adaptáveis. Essa lista de objetivos permite uma visão ampla da trajetória que o colaborador deve percorrer.

Ainda, as metas devem ser realistas e ter prazos definidos. Assim, se houver necessidade de ajuste ou qualificação dos colaboradores, fica mais fácil perceber.

Avaliar o plano de carreira periodicamente 

A necessidade de adequação ao planejamento surge a partir das avaliações periódicas. Sendo assim, o RH deve monitorar os objetivos pessoais, considerando que eles mudam com o passar do tempo. As análises e feedbacks também servem para manter a equipe engajada.

Para isso, a gestão de pessoas pode utilizar ferramentas próprias para controle de produtividade, avaliação de desempenho, entre outras.

Promover treinamentos e atualizações

A realização de treinamento para atualizar e capacitar os colaboradores deve ser constante. Logo, ter uma política de desenvolvimento profissional é fundamental para implementar um plano de carreira adequado.

Da mesma forma, programas de coaching e mentoring contribuem para a retenção de talentose reduzem os índices de turnover. Definir um cronograma de treinamentos comportamentais e institucionais ajuda a manter os colaboradores atualizados.

Especialmente em relação à cultura organizacional e na identificação de características pessoais — capacidade de liderança, comunicação e proatividade, por exemplo.

Quais os tipos de plano de carreira?

Para auxiliar o analista de RH a identificar qual o plano de carreira mais adequado para a realidade do negócio, listamos os tipos mais usuais e suas características.

Plano de Carreira em Linha

Bastante utilizado em instituições militares ou no serviço público, o plano de carreira em linha propõe uma estrutura hierárquica rígida. As promoções são concedidas apenas considerando o tempo de serviço. Essa particularidade dificulta as mudanças de cargo em determinados casos.

Plano de Carreira Horizontal

Aplicado em empresas sem divisão de nível hierárquico, o plano horizontal não contribui para a ascensão na carreira, pois os colaboradores estão no mesmo patamar. No entanto, há possibilidade de aumento da remuneração e de reconhecimento profissional, conforme o desempenho.

Plano de Carreira Paralela

É um tipo frequente nas empresas que realizam programas de trainee e costumam conduzir os colaboradores para cargos de liderança. A partir daí, eles ocupam posições hierárquicas distintas dos demais colaboradores.

Plano de Carreira em Rede

Oferece mais opções de projeção profissional, pois o plano de carreira em rede apresenta diferentes cargos na mesma empresa.

Plano de Carreira em Y

A vantagem desse tipo de plano de carreira é oferecer dois caminhos possíveis, conforme o perfil do profissional. Afinal, nem todos os colaboradores desejam alcançar um cargo de liderança ou tem perfil para exercê-lo. Existem pessoas que preferem especializar-se em determinada área ou dedicar-se ao campo da pesquisa.

Sendo assim, o plano de carreira em Y representa uma forma de reconhecer a dedicação de profissionais que desejam exercer a liderança, mas sem excluir aqueles que querem gerenciar.

Plano de Carreira em W

Além da liderança e da especialização, esse modelo fornece uma terceira opção: a gestão de projetos.

O gestor de projetos é o profissional que combina a gerência e a especialização, auxiliando em programas específicos, atuando como um consultor técnico, cargo bastante procurado pelas organizações.

Com tantas opções de planos de carreira, queremos saber: a sua empresa já implementou essa estratégia valiosa tanto para colaboradores quanto para a organização?

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