ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é PDI?
Qual é o Objetivo do PDI e para que Serve?
Qual a Importância do PDI?

Quais são os Principais Benefícios do PDI?
Como Fazer um Bom PDI?
Exemplos de PDI
Como está o Clima Organizacional da sua Empresa?

Veja os Benefícios de Desenvolver um bom PDI para a Equipe e a sua Empresa

Veja como desenvolver um bom PDI na sua empresa, uma forma direta de impactar a produtividade, motivação e desempenho dos seus colaboradores.

Lucas Prado
Por: Lucas Prado
Veja os Benefícios de Desenvolver um bom PDI para a Equipe e a sua Empresa

O Plano de Desenvolvimento Individual, conhecido pela sigla “PDI”, é um método de desenvolvimento profissional e pessoalque considera seus objetivos de carreira, habilidades, competências atuais e as desejadas, assim como as necessidades da organização em que trabalha.

Você tem percebido em sua equipe queda de motivação, baixo desempenho e falta de bons resultados? Temos uma solução para você! O PDI mudará esse cenário. Venha conhecer e começar a utilizá-la!

Atualmente, as empresas reconhecem a importância dos seus colaboradores e entendem que ali está a grande força da organização.

Nesse sentido, promover internamente a carreira desses trabalhadores, proporciona desenvolvimento pessoal e maior satisfação de ambos.

O Plano de Desenvolvimento Individual vem como uma ferramenta para auxiliar as organizações a potencializar o seu capital humano, desenvolver talentos e reter colaboradores exemplares.

Se ficou interessado, leia esse artigo até o final para aprender a desenvolver e aplicar essa metodologia na sua empresa. Confira os tópicos para não perder nenhum conteúdo:

  • O que é PDI?
  • Qual é objetivo do PDI e para que serve?
  • Qual a importância do PDI?
  • Quais são os principais benefícios do PDI?
  • Passo a passo: Como fazer um bom PDI?
  • Exemplos de PDI.

O que é PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, é uma metodologia que visa estabelecer metas e objetivos de aprendizagempara uma pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional.

O PDI  é utilizado como uma ferramenta de gestão de carreira, onde a pessoa avalia suas habilidades, competências e áreas que precisa melhorar e, a partir disso, estabelece um plano de ação para alcançar seus objetivos de desenvolvimento.

O PDI pode incluir:

O PDI é muito utilizado pelo setorde Recursos Humanos das empresas como uma forma de criar um programa interno para valorizar e acompanhar o crescimento dos colaboradores.

Geralmente esse programa tem duração delimitada de 6 meses, para mais tarde ser realizada uma revisão dos resultados alcançados.

Além disso, o PDI é aplicado com auxílio de alguma ferramenta de gestão, como o Microsoft Excel e tabelas 5W2H.

Qual é o Objetivo do PDI e para que Serve? 

O objetivo do PDI é desenvolver competências para que os colaboradores possam ter melhores performances.

Em geral, é criado após resultados de uma Avaliação de Desempenho e a identificação de conhecimentos, habilidades ou atitudes que o funcionário precisa desenvolver para que desempenhe melhor suas atribuições.

Entretanto, o Plano de Desenvolvimento Individual também é muito utilizado para a capacitação do colaborador a fim de assumir cargos mais importantes no futuro.

Uma grande dificuldade dos profissionais de RH e gestores das áreas é monitorar e acompanhar os resultados alcançados individualmente pelos times.

Sendo assim, o PDI traça um caminho para o desenvolvimento pessoal do colaborador e deixa de maneira clara, com metas e prazos, os passos que devem ser realizados para alcançar os objetivos da capacitação.

Qual a Importância do PDI?

O PDI é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que o colaborador se torne mais produtivo, motivado e engajado.

A organização, por outro lado, se beneficia com um profissional mais qualificado e capaz.

Confira Detalhadamente esses pontos a seguir:

  • Orientação para o crescimento profissional: o PDI fornece uma direção clara para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para alcançar os objetivos de carreira;
  • Aumento da produtividade e eficiência: com um PDI bem elaborado, é possível identificar as áreas em que é necessário investir mais tempo e esforço, aumentando a eficiência e produtividade no trabalho;
  • Engajamento e motivação: o PDI pode ajudar a manter o funcionário motivado e engajado, pois ele se sente responsável por seu próprio desenvolvimento profissional;
  • Desenvolvimento de habilidades específicas: o PDI permite a identificação de habilidades que precisam ser desenvolvidas e estabelece ações concretas para alcançar esse objetivo.
  • Acompanhamento e avaliação: o PDI também serve como uma ferramenta de acompanhamento e avaliação do progresso do profissional, possibilitando ajustes de curso e aperfeiçoamento contínuo.


Quais são os Principais Benefícios do PDI?

Existem vários benefícios de realizar um PDI na sua empresa, alguns deles são:

Aumento da Motivação dos Funcionários

As pessoas entenderão que a empresa, ao fornecer um Plano de Desenvolvimento Individual, está, sem dúvida, preocupada com a capacitação individual e apostando neles para o futuro.

É uma nítida indicação de valorização do trabalho por eles desempenhado. Isso motiva as pessoas e resulta em trabalhadores mais engajados e com mais vontade de trabalhar.

Melhoria na Produtividade dos Colaboradores

Quando as competências pretendidas pelos funcionários forem desenvolvidas, eles estarão mais treinados e serão capazes de realizar o mesmo trabalho em menos tempo, assim, aumentando a produtividade.

Imagine, por exemplo,  um funcionário  que tem um plano para se desenvolver usando o Excel. Após a conclusão do  PDI,  estará apto para utilizar uma ferramenta poderosa, sendo mais produtivo no desempenho de suas funções.

Melhoria no Clima Organizacional

Quando a ferramenta do planejamento de desenvolvimento individual está sendo utilizada dentro da empresa, é notória a aproximação dos colaboradores, que começam a comentar e compartilhar suas aspirações individuais com toda a organização.

Dessa maneira, fica mais fácil para a empresa diferenciar as individualidades do trabalhador e há uma aproximação natural entre gestores e colaboradores.

Aumento da Retenção dos Funcionários

As pessoas têm um papel fundamental em uma empresa. São elas que detém o conhecimento das particularidades de cada processo na organização e sabem exatamente a melhor maneira de fazê-lo.

Assim sendo, ao levar em conta a perda de funcionários, que são os principais responsáveis pela gestão de conhecimentos, é evidente que as empresas enfrentarão um problema sério, uma vez que as despesas com novas contratações decorrentes da rotatividade serão elevadas.

O PDI é a ferramenta ideal para aumentar a satisfação dos colaboradores, tendo como resultado a retenção do trabalhador na  empresa.

Como Fazer um Bom PDI?

Para fazer um bom Plano de Desenvolvimento Individual são necessárias 5 etapas, mas antes de começar é importante definir um responsável por realizar as atividades.

Geralmente nas empresas o setor de Recursos Humanos é responsabilizado, contudo, nada impede do PDI ser gerenciado pelos líderes das equipes, por exemplo.


Mapeamento das Competências

Primeiramente, para um ótimo começo de PDI é necessário conhecer as competências que a empresa está buscando em seus funcionários.

Dessa forma, reuniões entre os gestores e líderes são importantes, com objetivo de traçar as diretrizes e alinhar o que a empresa espera de seus colaboradores para cada área.

Além disso, é necessáriolistar as capacitações que a empresa é capaz de proporcionar aos empregados, lembrando que algumas podem gerar custos que devem  ser planejados antecipadamente.


Entrevistas

É crucial compreender os funcionários. Nesse sentido, realizar entrevistas individuais é o ponto chave, pois esse é um dos métodos mais práticos para elaborar um excelente DPI.

As entrevistas devem ser realizadas a fim de entender as capacidades que cada um já possui e aquelas que desejam desenvolver.

Essa etapa pode ser gravada, a fim de não perder nenhum detalhe sobre os interesses do funcionário. É importante frisar que as entrevistas são de caráter confidencial.

Veja alguns exemplos de perguntas para uma excelente entrevista:

  • Quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria ?
  • Você tem alguma dificuldade na execução do seu trabalho?
  • Como você se enxerga daqui a 5 anos?
  • O que você gostaria de aprender hoje, mas falta tempo? (Oratória, Gestão do Tempo e Excel são alguns exemplos)
  • Cite 5 coisas importantes na sua vida.

Elaboração das Diretrizes

Após conversar com o colaborador, é interessante analisar as respostas da entrevista e identificar quais pontos devem ser aprimorados em relação ao desempenho de suas atividades. Para que assim, o mesmo possa ter autoconfiança e domínio na realização.

Com intuito  que o PDI disponha de  bons resultados, tanto  a empresa quanto ao colaborador, lembrando que deve ser realizado um alinhamento previamente. Com base no que a empresa é capaz de oferecer ao funcionário e no que ele busca alcançar.

Vale lembrar, que não é conveniente forçar  o colaborador a aprender algo que o mesmo não deseja,  já que isso pode gerar insatisfação e desmotivação. Portanto, é primordial levar em consideração a opinião do profissional.


Definição de Metas e Prazos

Definir metase prazos é fundamental. Portanto, no momento de combinar as atividades do plano com o colaborador, deve-se também definir o prazo máximo para a realização.

Caso  a tarefa seja muito extensa, é interessante dividi-la em metas menores para um melhor acompanhamento.

Os prazospodem ser estendidos e as metas remanejadas. Porém,  essa prática não é indicada, pois pode significar pouca aderência dos funcionárioscom o PDI. Contudo, cabe ao RH e aos gestores ponderar e delimitar os prazos e metas de forma coerente, de modo que ninguém se sinta pressionado.


Acompanhamento e Feedbacks

O acompanhamento e feedbacks são conceitos fundamentais para o aprimoramento dos conhecimentos no desenvolvimento das atividades e do treinamento. Desse modo, é essencial oferecer feedbackspara os profissionais, parabenizando as conquistas e apontando o que ainda pode ser aperfeiçoado.

Nesse sentido, o PDI não se encerra após a definição das atividades. Tenha em mente que o PDI não funcionará caso não exista um acompanhamento direto com os colaboradores.

Dessa forma , são necessários encontros periódicos para monitorar e guiar a evolução dos funcionários.

Exemplos de PDI

Para entendermos melhor como é feito um PDI, serão apresentados dois exemplos.

Para exemplificar, usaremos o 5W2H,  ferramenta utilizada para organizar as ideias do Plano de Desenvolvimento Individual.

Imagine que o colaborador seja um analista de marketing que está precisando melhorar sua gestão de tempo. Como seria um Plano de Desenvolvimento Individual para ele? Veja exemplo:


Por quem será feito?

R: Analista de marketing João Victtor.

O que deseja desenvolver?

R: Gestão do tempo.

Porque essa foi a escolha?

R: Porque gostaria de ter mais produtividade, possuir mais tempo livre e diminuir o estresse.

Como irá desenvolver?

R: Por meio do curso online de “Produtividade e Gestão de Tempo” da Voitto.

Onde será feito?

R: Na plataforma de cursos da Voitto.

Quando irá completar a tarefa?

R: Até dezembro.

Quanto custará para a organização?

R: Aqui deve-se colocar o orçamento do curso, custo de palestras ou treinamentos.

Agora, imagine que o colaborador seja uma vendedora com dificuldades na sua oratória.

Por quem será feito?

R: Vendedora Letícia.

O que deseja desenvolver?

R:  Oratória.

Porque essa foi a escolha?

R: Porque gostaria de expressar ideias com mais clareza e saber persuadir os clientes.

Como irá desenvolver?

R: Por meio do curso de “Oratória e Técnicas de Apresentação” da Voitto.

Onde será feito?

R: Na plataforma de cursos da Voitto.

Quando irá completar a tarefa?

R: Até o próximo mês.

Quanto custará para a organização?

R: Aqui deve-se colocar o orçamento do curso, custo de palestras ou treinamentos.

Como está o Clima Organizacional da sua Empresa?

Você é um profissional do setor de Recursos Humanos e quer saber o que os colaboradores da sua organização pensam acerca do ambiente organizacional?

Ter essa informação em mãos é essencial para manter as equipes engajadas, produtivas, motivadas e satisfeitas com as tarefas desempenhadas no local de trabalho.

Para descobrir essas informações, experimente utilizar a nossa planilha de “Pesquisa de Clima Organizacional” totalmente gratuita e automatizada com as perguntas necessárias para a pesquisa e diagnóstico.

Clique no banner abaixo e faça o download!


Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

Lucas Prado

Lucas Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Empresa Jr Soluções Consultoria como Consultor e Gerente de Inteligência Comercial. Atuou como Vice Diretor Geral e como Gerente de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) na UFV. Sonha em se formar e impactar pessoas por meio da educação financeira. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download da planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Desempenho Por Competencias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.