Olá caro leitor! Hoje, vamos falar sobre plano de marketing para empresas. Ainda não sabe o que é? Não se preocupe, nesse artigo vamos te explicar os principais tópicos:
Então, antes de mais nada, é hora de irmos ao conteúdo!
O plano de marketing é um conjunto de estratégias traçadas para que a empresa consiga atingir seus objetivos, podendo ser realizado para uma marca ou para um produto oferecido. Ele funciona como um guia para as ações e decisões que serão tomadas pela organização.
Muitas empresas utilizam o plano de marketing para conseguirem se manterem competitivos perante seus concorrentes e alcançar um crescimento acelerado para a empresa.
Há muito tempo que o marketing deixou de ser apenas uma área de suporte para vendas nas organizações e passou a ser figura-chave para o sucesso delas. Impacta diretamente no desenvolvimento de vários setores, de Recursos Humanos até o Financeiro.
Com isso, surgem diversos indicadores que precisam ser analisados e monitorados para que haja um controle do marketing e planos de ação eficazes sejam gerados.
Pensando nisso, preparamos um kit especial de Planilhas Marketing e Vendas, com ele você será capaz de analisar e controlar os dados do seu negócio com maior facilidade. Não perca essa oportunidade.
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Agora que você já sabe o que é o plano de marketing, que tal conhecer quais os maiores benefícios que executar um pode trazer para a sua empresa? Continue lendo!
Separamos para vocês as três principais vantagens de implementar o planejamento de marketing na sua área, confira abaixo.
O principal benefício da elaboração do plano de marketing é, sem dúvidas, a oportunidade de traçar estratégias que te levem aos seus objetivos. Como isso é possível?
Pois, antes de traçar as ações que são necessárias, é realizado uma extensa análise dos fatores mais influentes sobre o produto, serviço ou marca. Assim, consegue-se adquirir uma melhor consciência sobre a realidade em que se está inserido e pode ajudá-lo a traçar estratégias que levem a organização a alcançar objetivos e metas estabelecidas.
Para isso o marketing one to one pode auxiliar a entender o que seu cliente quer.
O tópico citado acima leva consequentemente a este. Trilhar um caminho mais seguro e também com maior embasamento pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados incríveis e que alcem ela a outro patamar.
Para finalizar, consequentemente aos tópicos acima, há uma melhora expressiva de motivação e produtividade entre a equipe. Com estratégias mais preparadas e atingindo melhores resultados, a equipe consegue atingir maior assertividade em suas tarefas, tendo um grande impacto positivo na moral do time.
Caso te falássemos que seria apenas seguir um passo a passo genérico de plano de marketing perfeito, seria uma enganação!
Em todos os temas relacionados ao marketing, é necessária a análise da situação vivida e também uma grande personalização dos objetivos e estratégias a serem seguidas. Afinal, o ambiente, público-alvo, segmento, proposta de valor e outros aspectos mudam completamente de um negócio para o outro.
Por isso, preparamos para você algumas dicas de atividades que podem fazer a diferença na construção do plano de marketing para o seu negócio. Vamos a elas!
Antes de mais nada, para traçar qualquer estratégia, é fundamental ter a consciência do ambiente, tanto externo quanto interno que você está inserido. Por isso, propõe-se realizar uma Análise SWOT.
Essa ferramenta facilita muito entender os aspectos de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que a empresa está em contato e, assim, aumentar o entendimento sobre o ambiente da organização.
Essa maior consciência ajuda muito o momento de traçar objetivos e estratégias eficazes, algo que está muito alinhado com a nossa próxima dica.
Tão importante quanto conhecer o ambiente, entender o seu público-alvo também é essencial para a elaboração de um plano de marketing.
Estabelecer uma persona pode ser um caminho interessante para você analisar o seu público-alvo de uma forma mais específica, conseguindo até mesmo criar personagens semi-fictícios para a sua empresa, garantindo que fique mais fácil o vínculo com os seus colaboradores.
Adquirindo a consciência sobre esses dois fatores, ficará muito mais fácil estabelecer as estratégias que consigam ser assertivas quanto o ambiente e também que causem o impacto que você quer causar nos seus atuais e potenciais clientes.
Onde a sua empresa quer chegar? Em quanto tempo isso seria possível? Longo prazo? Curto prazo?
Essas são questões muito importantes para serem respondidas ao traçar seus objetivos e suas metas para os seus produtos ou empresa.
Enquanto os objetivos se referem ao lugar que você almeja chegar, a meta seria referente aos resultados que caso sejam atingidos demonstrariam que você alcançou chegou. Por exemplo ter um objetivo de aumentar as suas vendas, qual seria o valor que demonstraria o quanto você quer aumentar nas vendas? Essa seria a sua meta.
Com esses fatores bem definidos, é essencial desdobrá-los em estratégias. Para facilitar, sugerimos que você trabalhe com os 4 pilares do Marketing, ou também conhecidos como Marketing Mix:
Assim será possível traçar estratégias completas e definir ações de marketing robustas. Ter essa etapa de planejamento é muito importante, no entanto, é essencial fazer um plano de ação para ter certeza que essas decisões serão executadas e você tenha uma jornada de compra ainda mais assertiva.
Como já mencionamos anteriormente, o marketing deve refletir o que a empresa está passando, assim também se faz necessário com o seu planejamento. Por isso, é preciso que o plano de marketing seja atualizado periodicamente e seus resultados sejam medidos para que alterações possam ser feitas de maneira consciente.
Para que o plano de marketing dê frutos, a sua jornada de compra deve ser muito coesa e a equipe de vendas afiada, para que assim se consiga realizar um bons números de conversões e ampliar os resultados.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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