O que é o plano de marketing?
Os benefícios de elaborar um plano de marketing
Como realizar um plano de marketing?
Dica bônus!

Saiba como o plano de marketing pode guiar a sua empresa para o sucesso

Entenda o conceito do plano de marketing e aprenda como criar um que poderá servir como um guia direcional dos seus produtos e serviços.

João Henrique
Por: João Henrique
Saiba como o plano de marketing pode guiar a sua empresa para o sucesso

Olá caro leitor! Hoje, vamos falar sobre plano de marketing para empresas. Ainda não sabe o que é? Não se preocupe, nesse artigo vamos te explicar os principais tópicos:

  • O que é o plano de marketing?
  • Os benefícios de elaborar um plano de marketing
  • Como realizar um plano de marketing?

Então, antes de mais nada, é hora de irmos ao conteúdo!

O que é o plano de marketing?

O plano de marketing é um conjunto de estratégias traçadas para que a empresa consiga atingir seus objetivos, podendo ser realizado para uma marca ou para um produto oferecido. Ele funciona como um guia para as ações e decisões que serão tomadas pela organização.

Muitas empresas utilizam o plano de marketing para conseguirem se manterem competitivos perante seus concorrentes e alcançar um crescimento acelerado para a empresa.

Há muito tempo que o marketing deixou de ser apenas uma área de suporte para vendas nas organizações e passou a ser figura-chave para o sucesso delas. Impacta diretamente no desenvolvimento de vários setores, de Recursos Humanos até o Financeiro.

Com isso, surgem diversos indicadores que precisam ser analisados e monitorados para que haja um controle do marketing e planos de ação eficazes sejam gerados.

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Agora que você já sabe o que é o plano de marketing, que tal conhecer quais os maiores benefícios que executar um pode trazer para a sua empresa? Continue lendo!

Os benefícios de elaborar um plano de marketing

Separamos para vocês as três principais vantagens de implementar o planejamento de marketing na sua área, confira abaixo.

Estratégias mais eficazes

O principal benefício da elaboração do plano de marketing é, sem dúvidas, a oportunidade de traçar estratégias que te levem aos seus objetivos. Como isso é possível?

Pois, antes de traçar as ações que são necessárias, é realizado uma extensa análise dos fatores mais influentes sobre o produto, serviço ou marca. Assim, consegue-se adquirir uma melhor consciência sobre a realidade em que se está inserido e pode ajudá-lo a traçar estratégias que levem a organização a alcançar objetivos e metas estabelecidas.

Para isso o marketing one to one pode auxiliar a entender o que seu cliente quer.

Melhores resultados

O tópico citado acima leva consequentemente a este. Trilhar um caminho mais seguro e também com maior embasamento pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados incríveis e que alcem ela a outro patamar.

Maior motivação

Para finalizar, consequentemente aos tópicos acima, há uma melhora expressiva de motivação e produtividade entre a equipe. Com estratégias mais preparadas e atingindo melhores resultados, a equipe consegue atingir maior assertividade em suas tarefas, tendo um grande impacto positivo na moral do time.

Como realizar um plano de marketing?

Caso te falássemos que seria apenas seguir um passo a passo genérico de plano de marketing perfeito, seria uma enganação!

Em todos os temas relacionados ao marketing, é necessária a análise da situação vivida e também uma grande personalização dos objetivos e estratégias a serem seguidas. Afinal, o ambiente, público-alvo, segmento, proposta de valor e outros aspectos mudam completamente de um negócio para o outro.

Por isso, preparamos para você algumas dicas de atividades que podem fazer a diferença na construção do plano de marketing para o seu negócio. Vamos a elas!

1. Analise o seu ambiente

Antes de mais nada, para traçar qualquer estratégia, é fundamental ter a consciência do ambiente, tanto externo quanto interno que você está inserido. Por isso, propõe-se realizar uma Análise SWOT.

Essa ferramenta facilita muito entender os aspectos de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que a empresa está em contato e, assim, aumentar o entendimento sobre o ambiente da organização.

Essa maior consciência ajuda muito o momento de traçar objetivos e estratégias eficazes, algo que está muito alinhado com a nossa próxima dica.

2. Conheça o seu público

Tão importante quanto conhecer o ambiente, entender o seu público-alvo também é essencial para a elaboração de um plano de marketing.

Estabelecer uma persona pode ser um caminho interessante para você analisar o seu público-alvo de uma forma mais específica, conseguindo até mesmo criar personagens semi-fictícios para a sua empresa, garantindo que fique mais fácil o vínculo com os seus colaboradores.

Adquirindo a consciência sobre esses dois fatores, ficará muito mais fácil estabelecer as estratégias que consigam ser assertivas quanto o ambiente e também que causem o impacto que você quer causar nos seus atuais e potenciais clientes.

3. Trace seus objetivos e metas

Onde a sua empresa quer chegar? Em quanto tempo isso seria possível? Longo prazo? Curto prazo?

Essas são questões muito importantes para serem respondidas ao traçar seus objetivos e suas metas para os seus produtos ou empresa.

Enquanto os objetivos se referem ao lugar que você almeja chegar, a meta seria referente aos resultados que caso sejam atingidos demonstrariam que você alcançou chegou. Por exemplo ter um objetivo de aumentar as suas vendas, qual seria o valor que demonstraria o quanto você quer aumentar nas vendas? Essa seria a sua meta.

4. Defina suas estratégias

Com esses fatores bem definidos, é essencial desdobrá-los em estratégias. Para facilitar, sugerimos que você trabalhe com os 4 pilares do Marketing, ou também conhecidos como Marketing Mix:

  • Produto: quais produtos sua organização disponibiliza?
  • Preço: como é feita a precificação do seu produto ou serviço?
  • quais as formas que você atrai seus clientes? Promoções? Redes sociais?
  • onde sua organização disponibiliza seus produtos?

Assim será possível traçar estratégias completas e definir ações de marketing robustas. Ter essa etapa de planejamento é muito importante, no entanto, é essencial fazer um plano de ação para ter certeza que essas decisões serão executadas e você tenha uma jornada de compra ainda mais assertiva.

5. Atualize seu plano

Como já mencionamos anteriormente, o marketing deve refletir o que a empresa está passando, assim também se faz necessário com o seu planejamento. Por isso, é preciso que o plano de marketing seja atualizado periodicamente e seus resultados sejam medidos para que alterações possam ser feitas de maneira consciente.

Dica bônus!

Para que o plano de marketing dê frutos, a sua jornada de compra deve ser muito coesa e a equipe de vendas afiada, para que assim se consiga realizar um bons números de conversões e ampliar os resultados.

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João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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