Um plano de negócio, também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações.
É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. Além disso, o plano de negócios Excel é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios
O principal objetivo da planilha é proporcionar uma análise detalhada do mercado para a inserção de um novo negócio. Na mesma é possível realizar diversas análises com base em definições iniciais e fluxo de caixa esperado nos primeiros anos de mercado.
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A aba definição, como o próprio nome já diz, servirá para descrever as principais definições quanto ao negócio/serviço/produto. Nessa aba, já se encontram também as primeiras análises estratégicas de mercado.
Essa aba irá registrar todas as informações quanto aos investimentos necessários. Vale ressaltar os mesmos deverão ser separados em duas partes.
A primeira parte diz respeito aos investimentos iniciais. São aquelas que precisarão ser feitos para que o negócio comece a funcionar.
A segunda parte diz respeito aos investimentos necessários durante o funcionamento do negócio, por exemplo, investimentos para expansão da produção, do espaço, dentre outros. Os mesmos deverão ser indicados no decorrer dos anos, para os primeiros 5 anos.
Acompanhando a ideia acima, os mesmos investimentos para os primeiros 5 anos deverão ser planejados, mas agora, somente no que diz respeito ao marketing.
Para os custos a ideia é bem similar à descrita acima, porém os mesmos serão separados em custos fixos e custos variáveis.
Custos fixos são aqueles que são independentes dos níveis de produção, ou seja, existirão se a empresa produzir 1.000 peças ou 1 peça. A primeira parte dessa aba deverá ser preenchida com esses custos no valor anual, o crescimento esperado por ano em porcentagem, que a planilha indicará o custo para os próximos 5 anos.
Já os custos variáveis são aqueles dependentes dos níveis de produção. O preenchimento desses valores é idêntico ao do custo fixo.
A projeção das receitas é feita com base no custo de cada produto, na margem de lucro esperada, bem como no número de vendas esperadas.
Essa aba é uma grande aglomeração de todas as informações dadas nas abas anteriores. De preenchimento totalmente automático, esta irá projetar o fluxo de caixa para os primeiros 5 anos do produto no mercado.
A única parte que deverá ser preenchida é parte superior, informando os anos dos produtos: 2015, 2016, 2017..., por exemplo.
A primeira parte ilustra os investimentos necessários, separando-os em investimentos iniciais e investimentos contínuos.
A seguir tem-se a parte referente aos custos, esses por sua vez são separados em fixos e variáveis.
A próxima ilustração é quanto as receitas esperadas no decorrer dos 5 anos.
Por fim, o mais interessante dessa aba é poder analisar o fluxo de caixa esperado na empresa nos primeiros cinco anos, prevendo se o esperado é lucro ou prejuízo e assim traçar diferentes estratégias. Outras informações obtidas dos dados acima e essências para tomadas de decisões são o VPL, a TIR e o Payback.
O VPL indica quanto vale sua empresa hoje a partir de projeções de lucro e investimentos nos próximos anos. Ou seja, se você investiu R$ 100.000,00 num projeto e o VPL dele é menor do que R$ 100.000,00, pela sua projeção não vale a pena investir no negócio.
A TIR é a taxa de retorno do seu investimento, que compara quanto você está conseguindo gerar de valor ($) frente ao que foi investido. Ele representa uma taxa de juro tal que se o capital investido tivesse sido colocado a essa taxa, obteríamos exatamente a mesma taxa de rendimento no final do período. Por isso, para ser válido o investimento no negócio, a TIR deve ser positiva, se não no fim do período analisado você terá perdido dinheiro.
É o prazo de retorno do investimento. Determina em quanto tempo o empreendedor terá seu investimento de volta.
Com estes indicadores você já deve ser capaz de analisar a viabilidade do seu negócio!
Por fim, na aba Panorama são apresentadas de forma gráfica as principais movimentações financeiras do negócio nos primeiros 5 anos.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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