É necessário fazer um plano de negócios para clínicas médicas?
3 passos para elaborar um plano de negócios para clínicas médicas
Dica de ouro!

Saiba como é importante ter um plano de negócios para sua clínica

Saiba como é possível ter uma visão mais clara e ampla do desenvolvimento da empresa por meio de um plano de negócios para clínicas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como é importante ter um plano de negócios para sua clínica

Um plano de negócios para clínicas pode fazer toda a diferença na hora de abrir uma empresa bem-sucedida.

Com este planejamento, o empreendedor será capaz de direcionar a clínica e seus colaboradores de maneira mais assertiva e contínua.

No entanto, é fundamental conhecer as etapas que compõem esse documento antes de desenvolvê-lo, para obter resultados mais positivos no futuro.

Por isso, nós reunimos nesse artigo as principais informações sobre plano de negócios para clínicas e porque você deve elaborar um para sua clínica antes de colocar seus serviços em prática. Confira:

  • É necessário fazer um plano de negócios para clínicas médicas?
  • 3 passos para elaborar um plano de negócios para clínicas médicas.

É necessário fazer um plano de negócios para clínicas médicas?

Apesar de não ser obrigatório no processo de abertura da empresa, ter um plano de negócios para clínicas é altamente recomendável.

Esse documento, também chamado de plano operacional, nada mais é que um modelo estratégico detalhado das etapas futuras da clínica.

Nesse sentido, possui todas as informações pertinentes do negócio, como:

Basicamente, todos os dados pertinentes para a abertura da clínica, de forma organizada e descritiva.

Adotar esse planejamento é indicado para todos os empreendedores que visam iniciar um projeto, especialmente na área da saúde.

Isso porque além da complexidade de abrir uma empresa, também envolve todos os procedimentos e particularidades de um centro médico.

Dessa forma, o plano de negócios ajuda a concretizar as ideias e torná-las concretas.

Além disso, essa estratégia oferece diversos benefícios para o idealizador e seus colaboradores.

Por exemplo, um conhecimento maior do ramo de atividades, da concorrência e das necessidades que clínicas e consultórios possuem.

Ainda, de acordo com o Sebrae, desenvolver esse documento proporciona uma visão mais clara do desenvolvimento que o negócio irá tomar.

De forma geral, pode ser difícil gerenciar uma clínica sem um bom planejamento, ou obter resultados positivos a longo prazo.

Por isso, o plano de negócios para clínicas é uma das estratégias mais indicadas para quem está começando.

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3 passos para elaborar um plano de negócios para clínicas médicas

Depois de entender a importância de montar um plano de negócios para clínica médica, chegou o momento de conhecer algumas dicas para ter um planejamento eficiente.

Por isso, confira 3 passos para elaborar esse documento de maneira adequada:

1. Inclua informações sobre o seu ramo no plano de negócios para clínicas

O primeiro passo para desenvolver um planejamento assertivo é estudar o mercado no qual se pretende atuar.

Especialmente na área da saúde, que possui constantes evoluções e novas tecnologias sendo desenvolvidas todos os dias.

É necessário estar atento para as mudanças que ocorrem no ramo de atividades da sua clínica, para que ela esteja sempre atualizada.

Por isso, a análise de mercado deve ser um dos primeiros componentes do seu plano de negócios.

Dessa forma, será mais fácil estabelecer etapas concretas e seguir o planejamento de forma mais segura.

Além disso, se tornar um médico empreendedor demanda mais que apenas conhecimentos técnicos.

Também é preciso conhecer sobre o mercado empresarial, para saber como destacar seu negócio entre os concorrentes.

2. Analise a concorrência

Analisar a concorrência não significa copiar suas atividades ou estrutura, mas sim definir os pontos fortes e fracos que competem com a sua empresa.

Isso significa analisar outras clínicas da sua área de atuação e entender o que a torna uma concorrente em potencial, especialmente nesta região em que o seu consultório se localiza.

Quais os diferenciais que ela apresenta que você pode adotar e o que pode ser adaptado e melhorado pelo seu negócio.

Essa etapa é especialmente relevante em casos de consultórios que atuem no mesmo ramo de atividades.

Não apenas para saber como se destacar e atrair mais pacientes, mas também para oferecer um serviço de qualidade a partir das referências de mercado.

Essa pesquisa pode ser realizada a longo prazo, ou mesmo dividida em várias etapas, para fornecer um resultado ainda mais completo.

O plano de negócios para clínicas não precisa ser um documento estático. Inclusive, ele pode acompanhar o funcionamento do consultório e também ser atualizado.

Por isso, esse tópico pode ser incluído no sumário executivo, por exemplo, e desenvolvido posteriormente.

No entanto, é importante acrescentá-lo no planejamento e seguir com uma avaliação contínua dos concorrentes.

3. Estabeleça metas e objetivos detalhado em seu plano de negócios para clínicas

Por fim, uma das principais etapas que constituem um plano de negócios eficiente é estabelecer objetivos e metas alcançáveis.

Isso porque esse planejamento não é apenas uma organização das ideias e necessidades da clínica, mas um modelo para ela seguir no futuro.

Logo, quanto mais objetivos detalhados e concretos, maior será a taxa de sucesso da empresa.

Neste passo, o ideal é incluir metas relacionadas a todos os setores do consultório.

Muitas pessoas associam os planos pré-operacionais somente à necessidades financeiras ou logísticas de um negócio.

Embora sejam segmentos importantes, todos os detalhes devem ser incluídos. Desde equipes de colaboradores, até planos de saúde e horário de funcionamento.

Dessa forma, a clínica poderá contar com um modelo de negócio completo, e ter um direcionamento assertivo quando começar a operar.

Por isso, além do planejamento financeiro, vale a pena incluir objetivos relacionados a:

Além de otimizar a atuação da clínica, planejar metas para vários setores também pode aumentar a eficiência da clínica.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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