Uma boa plataforma de e-commerce atua como uma ferramenta para realizar as operações do processo de criar uma loja virtual, ela cumpre funções como registrar diversos produtos, cadastrar todos os seus clientes, gerenciar preços de produtos e emitir boletos.
Além disso, é essencial que uma plataforma também forneça temas gratuitos e possibilite a personalização total da estrutura das lojas virtuais hospedadas, pois isso é fundamental para a identidade visual da marca.
Afinal, ela é justamente a casa da sua empresa, diferentemente de vender em redes sociais e marketplaces, a plataforma deve se ajustar ao seu nicho de vendas e tamanho do negócio.
Pensando nas dúvidas que podem surgir ao escolher uma plataforma para criar uma loja virtual, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão, acompanhe os tópicos:
Vamos lá?
O e-commerce no Brasil alcançou seu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, chegando a R$ 53,4 bilhões, o valor representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados são da 44ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país elaborado pela Ebit | Nielsen e feito em parceria com o Bexs Banco, empresa especializada em câmbio e soluções de pagamentos digitais internacionais.
Logo, fica evidente que essa modalidade de vendas se destaca cada vez mais como uma grande tendência para o mercado do futuro e que vale a pena apostar no mesmo para quem almeja bons resultados!
Agora que já alinhamos que essa modalidade é realmente promissora, que tal entender melhor como você pode fazer uma boa escolha de plataforma para o seu e-commerce? Confira o próximo tópico!
Na hora de escolher a plataforma de e-commerce para vender online, você deve procurar por uma que ofereça as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento e sucesso do seu negócio.
Antes de contratar uma plataforma, verifique o histórico da empresa, quantos anos de experiência ela tem no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela.
Um meio prático para descobrir sobre a reputação de uma plataforma de e-commerce é acessando o Reclame Aqui. Esse site registra reclamações de clientes insatisfeitos com serviços em geral e as respostas dos donos/produtores dos serviços para qualquer pessoa que o acesse no dia a dia.
Entre no Reclame Aqui e pesquise pelas plataformas em que você está pensando em hospedar ou migrar seu e-commerce. É comum que a empresa tenha algumas reclamações, mas se o número for muito alto, desconfie.
Além disso, veja as respostas que a empresa deu e se o problema do cliente foi solucionado. Isso também é um indicativo para saber mais sobre a credibilidade e confiança de uma plataforma que permite ser transmitida.
Descubra também se a plataforma possui suporte técnico via chat online, telefone e outros meios.
Também é importante analisar se ela possui algum tipo de treinamento ou consultoria online que é disponibilizado aos seus clientes, isso é importante para que você tenha ajuda suficiente para aprender a usar a plataforma, tirar possíveis dúvidas e ter sucesso com sua loja virtual.
Lembre-se de comparar os preços e funcionalidades das plataformas de e-commerce para determinar qual é o melhor custo/benefício para a sua loja virtual. O ideal é sempre avaliar de acordo com as necessidades do seu negócio.
Uma boa plataforma de e-commerce é importante para dar robustez, apoiar o crescimento do seu negócio e o processo de criar uma loja virtual.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
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Existem algumas características que não podem faltar e saber quais são vai te ajudar a escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce. Confira agora algumas questões que devem ser consideradas e comparadas!
O checkout transparente é a conclusão de pagamento que acontece no próprio ambiente da loja, sem pop-ups ou redirecionamentos. Essa prática é muito importante para sua loja virtual, pois proporciona ao visitante uma experiência de navegação fluida e dinâmica.
Além disso, o checkout transparente dá ao cliente a certeza de que ele está operando e fazendo o pagamento somente no e-commerce e que todos os seus dados estão seguros
O checkout deve conter diversas formas de pagamento personalizadas para faturamento e os passos que devem ser tomados para finalizar a compra (Checkout Steps) para que o cliente não desista e abandone o carrinho!
Também é importante verificar se a plataforma de e-commerce que você está escolhendo oferece a opção de personalizar o checkout da sua loja virtual, pois no seu negócio é importante manter o visual da sua marca.
É aconselhado que a plataforma de e-commerce tenha uma área de gerenciamento de temas, com diversas opções de temas gratuitos para você personalizar completamente sua loja virtual de forma prática e rápida.
Também é importante que seja possível personalizar os diversos botões e imagens da loja virtual, além de alterar os ícones dela.
Criar um layout do zero por ser difícil, mas se você tem conhecimentos de HTML, é bom que a plataforma possibilita a personalização de HTML/CSS.
Caso você não entenda muito sobre isso, é importante ter temas gratuitos para colocar no seu e-commerce de modo prático!
Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce procure por uma que ofereça um suporte técnico de qualidade e esteja disponível via chat online ou telefone.
Verifique se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja pronto para te ajudar a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.
Opte por uma plataforma que esteja pronta para fazer você se adaptar ao sistema deles do modo esperado, superando suas expectativas.
Procure por uma plataforma de e-commerce que faça sua loja virtual vender de verdade!
Também é interessante considerar as plataformas que oferecem acompanhamento com consultorias internas para te ajudar a entender seus números.
Para sua loja é importante entender seu mercado, seus concorrentes e trabalhar novas estratégias de negócio, comerciais e de marketing, usando todos os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce da sua escolha!
É interessante escolher uma plataforma que te possibilita trabalhar com varejo e atacado, visto que, mesmo que você só venda em uma modalidade, um dia, pode escolher vender na outra também.
Uma opção importante para procurar é a de exibição de preços de produtos para todos, somente clientes cadastrados ou não exibir e também de somente permitir que o cliente consiga acessar a loja apenas depois da liberação de seu cadastro.
Outra funcionalidade relevante é a de definir valor mínimo de pedido e de limitar qual tipo de pessoa terá seu cadastro aceito na loja: Pessoa Física e/ou Pessoa Jurídica.
A plataforma de e-commerce que você escolheu para criar uma loja virtual que represente sua marca, deve permitir que você cadastre um número ilimitado de produtos e clientes.
Além de disponibilizar a possibilidade de criar grupos, cadastrar novos clientes, excluir ou editar clientes existentes na base e ativar e desativar cadastro de clientes, dentre outras diversas opções.
Sobre o cadastro de produtos na loja virtual, a plataforma deve possibilitar a opção de venda de mercadorias físicas ou digitais, a opção de ativar e desativar produtos, personalização da URL do produto, oportunidade de associar múltiplas categorias ao mesmo item e colocar o produto em destaque, por exemplo.
Além disso, também é importante que seja possível incorporar um vídeo publicado em sites externos em seu produto na plataforma.
O SSL é uma sigla do inglês para “Secure Socket Layer”, que, apesar de não possuir uma tradução exata para o português, pode ser compreendida como uma camada que decodifica as informações, protegendo-as de ataques.
Ele consegue oferecer uma melhor experiência e a garantia de um ambiente que receberá usuários e manterá seus dados seguros. E é por esse motivo que os certificados SSL são muito importantes para uma loja virtual.
Sendo assim, é importante que a plataforma de e-commerce escolhida por você para criar uma loja virtual, tenha compatibilidade com os certificados SSL.
A plataforma de e-commerce da iSET oferece todos esses recursos para você que busca criar sua loja virtual e começar a vender online.
Nesse artigo você pode acompanhar algumas dicas importantes para utilizar na hora de escolher sua plataforma de e-commerce, espero que tenha gostado. Continue nos acompanhando aqui no Blog Voitto para mais conteúdos!
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