Qual a diferença entre streaming e live stream?
Quais as principais plataformas que existem e como utilizá-las para promover o meu negócio?
Aprofunde-se nos estudos para ser assertivo na aplicação das lives streams!

Aprenda utilizar plataformas de streaming e de live stream no seu negócio!

Entenda mais sobre as diferenças entre as ferramentas de streaming e de live stream, e também como utilizá-las para o seu negócio!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Aprenda utilizar plataformas de streaming e de live stream no seu negócio!

O mundo online vem se tornando cada vez mais parte do nosso dia a dia, trazendo o metaverso cada vez mais para nossa realidade. É cada vez mais comum passarmos mais tempo na frente de uma tela do que fora delas, um ato que muitas vezes é necessário.

E mesmo quando não estamos trabalhando na frente das telinhas, estamos nos distraindo nelas, seja nas redes sociais ou nas plataformas de streaming e lives streams, todas já fazem parte do nosso cotidiano.

As plataformas de streaming e lives stream são um dos meios de distração mais comuns após um exaustivo dia de trabalho, porém também é um meio de comunicação que pode ser muito explorado para passar diversos conteúdos de maneira mais simples e próxima do público.

Veja aqui como usar esses meios para criar conteúdos interativos e trazer maior notoriedade para sua marca e empresa, além de entender mais sobre as plataformas!

  • Qual a diferença entre streaming e live stream?
  • Quais as principais plataformas que existem e como utilizá-las para promover o meu negócio?
  • Aprofunde-se nos estudos para ser assertivo na aplicação das lives streams!

Qual a diferença entre streaming e live stream?

O termo streaming está associado a um serviço que disponibiliza um conteúdo, sendo ele áudio ou vídeo a onde não é necessário realizar o download do mesmo para consumi-lo, por exemplo um filme online ou uma música.

Existem diversas plataformas de streaming, sendo elas gratuitas ou não, cada serviço possui diferentes custo benefício, como um plano mensal ou anual, produções originais, várias telas, podendo ser acessado de diferentes localizações ou não, qualidade da imagem, entre outros serviços.

Alguns exemplos são: o YouTube (plataforma de vídeos), YouTube Music (música), Spotify (música), Netflix (filmes e séries), Amazon Prime vídeo (filmes e séries), Amazon Music (música), Disney plus (filmes e séries), HBO max (filmes e séries), entre diversas outras.

Já a live stream é um tipo específico de streaming, do mesmo jeito não é necessário  nenhum download, a diferença é que a criação do conteúdo e o compartilhamento do mesmo ocorre em tempo real, ou seja, no ao vivo.

Muitas plataformas possuem a função de fazer lives, como é o caso do Instagram (rede social), Facebook (rede social), YouTube (plataforma de vídeos), TikTok (rede social), Twitch (plataforma exclusiva para lives), entre outras.

Antes de ver quais são as plataformas para utilizar na prática essas ferramentas, temos um presente para você!

Presente para você arrasar em seus streamings!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas


Agora já está preparado para descobrir quais as principais plataformas!

Quais as principais plataformas que existem e como utilizá-las para promover o meu negócio?

Para utilizar as plataformas de streaming para promover seu conteúdo, é necessário entender primeiro de maneira clara qual o seu nicho de mercado, para assim saber em qual plataforma seus possíveis leads estão e poder entrar nesse novo negócio de maneira assertiva.

O segundo ponto é entender qual tipo de conteúdo será produzido para cada plataforma, pois cada rede possui um objetivo e uma maneira de interação, é necessário levar isso em consideração.

Além de que, o conteúdo precisa agregar valor para o telespectador e ser interativo o suficiente para fixar sua atenção. 

É necessário ser coerente com o conteúdo que será feito e ter muito cuidado com a verossimidade, a intenção é aumentar a autoridade da marca e não diminuí-la.

Então vamos para as principais plataformas de acordo com nossa opinião e conhecimento na área:

Youtube

O YouTube provavelmente é a primeira plataforma que será necessário investir para entrar nesse ramo, isso porque seu alcance e número de usuários são muito altos.

Se trata de uma plataforma completa onde é possível deixar material disponível para consulta, ou seja, uma plataforma streaming, mas também é possível trabalhar com lives stream no mesmo local.

Trazendo grande potencial de crescimento para a empresa, pois aumenta sua visibilidade, o que gera novos leads e faz sua marca não ser esquecida pelo público.

Também aumenta a notoriedade da empresa, com a produção dos mais diversos conteúdos disponibilizados na rede de maneira gratuita, fazendo com que sua marca seja vista com bons olhos pelos consumidores elembrada na hora da necessidade de consumir produtos pagos.

Vale ressaltar que é necessário trazer conteúdos de alta qualidade que seguem seu nicho de mercado e expõem seus produtos, o conteúdo precisa impactar positivamente os consumidores tanto para os vídeos publicados, quanto para as lives.

Uma boa dica também é a participação especial de consultores ou pessoas de notoriedade no ramo, para assim atrair o público que o convidado já tem e reforçar o conhecimento que possuem no assunto.

Um exemplo prático é o canal do YouTube da própria Voitto, acessando ele você pode ter noção na prática!

Instagram

A rede social Instagram é uma boa alternativa para as lives stream, principalmente para aqueles que já possuem a rede corporativa da empresa estruturada e com seguidores.

Por lá o contato com os leads se torna extremamente direto e próximo, pois aqueles que seguem a empresa na rede já demonstraram interesse na mesma e em seus conteúdos.

Realizar uma live stream por lá irá notificar os seguidores ativos no momento, podendo despertar interesse no tema abordado.

Portanto, o Instagram é uma rede social que facilita o contato com os leads para live stream, gerando uma proximidade entre a marca e o consumidor.

As lives realizadas por lá devem agregar valor para o cliente, trazer convidados é uma ótima opção, pois os seguidores deles também serão notificados, mas não se esqueça de que o convidado precisa ter relação direta com o tema.

Assim, agregando valor e apresentando o produto de forma indireta é possível converter leads para sua empresa!

Para entender na prática essas dicas, veja nosso Instagram!

Aprofunde-se nos estudos para ser assertivo na aplicação das lives streams!

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.