O gerenciamento de projetos é uma área construída com muitas ferramentas para que os resultados de um determinado objetivo sejam atingidos com excelência. Um dos termos conhecido no meio é o PMO ou Project Management Office (ou Officer).
Esta sigla pode se referir a duas coisas e mais abaixo explicaremos a diferença entre elas, mas o que realmente importa agora é entender como funciona o Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou Project Management Office.
Para isso, no artigo de hoje iremos trabalhar os seguintes tópicos:
PMO nada mais é do que o departamento exclusivamente responsável pelo gerenciamento de projetos de uma empresa.
Sabemos que uma grande organização possui departamentos diferentes para funcionar corretamente e, assim como o RH ou o Marketing, o PMO é parte importante nos processos da empresa para que ela possa atingir bons resultados.
O escritório de gerenciamento de projetos em muitos casos é separado pela importância que um projeto bem executado tem para uma empresa.
A empresa que reconhece a importância de dar valor ao projeto como um todo, sabe que é necessário ter um departamento apto a gerenciar os recursos como tempo, equipe, investimentos e materiais. Só assim é possível ter um bom resultado sem que haja perdas desnecessárias, desenvolvendo-o conforme as etapas do ciclo de vida.
Na sigla, a diferença se dá na última palavra Office (Escritório) ou Officer (Gerente, administrador). Por isso, a sigla pode ser confundida tanto como o departamento de gerenciamento de projetos, quanto como o próprio gerente do departamento.
Sendo assim, pode ser comum encontrar pessoas querendo ocupar cargos de PMO, no caso, Officer, que é uma das designações para gerente de projetos.
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
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Uma grande parte dos projetos que não seguem as etapas de gerenciamento corretamente está fadado ao fracasso. Além disso, muitos deles podem consumir muito mais dinheiro antes de fracassar, trazendo um prejuízo muito maior para a empresa.
O PMO tem o objetivo de controlar, monitorar e dar o caminho para os grandes projetos que a empresa executa. Assim ficará mais fácil utilizar os recursos de maneira inteligente.
Dar suporte ao gerente de projetos, fornecer os dados dos indicadores de performance e ajudar na otimização e padronização dos processos também é parte importante do trabalho do PMO. Por isso, este é um departamento que faz bastante falta em muitas empresas.
Por meio do PMO é possível assegurar que um projeto está sendo devidamente executado e que a empresa não está perdendo seus recursos em um suposto projeto que não vai resultar em nada.
Além da organização e gerenciamento de um projeto, o PMO garante que ninguém fique sobrecarregado, que a equipe trabalhe tranquilamente em prol de um resultado e que tudo corra como previsto.
Alguns dos outros benefícios do PMO na empresa são:
Primeiramente, é preciso conhecer mais sobre a área por meio de cursos preparatórios. Só assim é possível ter uma ideia do que será encontrado lá na frente e saber se esta realmente é uma profissão que serve para você.
Por isso, recomendamos altamente que você invista em capacitação para construir uma base de conhecimentos sólida e condizente com as necessidades do mercado. O curso que falamos logo acima, sobre introdução ao gerenciamento de projetos é um exemplo.
É absolutamente importante que o PMO tenha habilidades de liderança, comunicação, organização pessoal, trabalho em equipe e resiliência.
Existem inúmeras habilidades que podem formar um bom PMO, mas comece desenvolvendo o que é indispensável, como os exemplos mostrados acima.
Você precisará também ter a certificação PMP ou Project Management Professional para trabalhar em algumas áreas de PMO. Para ser gerente de projetos, a certificação é obrigatória.
Com o conhecimento necessário, você estará apto a disseminar as boas práticas do gerenciamento de projetos por meio de um trabalho bem feito.
Para isso, é preciso que se faça o investimento correto em educação e informações relevantes com as melhores práticas de gerenciamento de projetos do mercado.
Os profissionais do departamento de PMO estão ligados tanto ao gerenciamento de projetos quanto ao gerenciamento de pessoas. Por isso, podem ter profissionais da administração e psicologia dentro do PMO.
Também é possível ver profissionais do marketing voltados para o marketing institucional, de modo a promover na empresa as boas práticas que vão repercutir no sucesso dos projetos.
Comece pela educação. Procure boas fontes de conhecimento para te apoiar e te dar segurança para construir uma boa carreira na área. Faça o investimento correto em bons cursos para ter a noção necessária do que encontrar em um escritório PMO.
Depois da teoria, foque na prática. Busque maneiras de participar de ações relacionadas ao gerenciamento de projetos, faça estágios e se mostre interessado em contribuir em troca de conhecimento prático.
É interessante também que você busque conhecimento teórico com aplicações práticas. Assim é possível formar conhecimento da maneira certa, já com experiência que será relevante para a sua carreira no gerenciamento de projetos.
Procure também desenvolver as habilidades de um PMO ou gerente de projetos mostradas mais acima. É absolutamente necessário que você tenha o perfil correto, mas se não tem, procure desenvolver estas habilidades para fazer diferença no ramo.
Depois disso, procure uma boa certificação de PMP para completar o seu currículo. Assim, você estará na frente de muitos aspirantes ao mercado de gerenciamento de projetos.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
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Por fim, não deixe de nos acompanhar aqui para saber mais informações e dicas que podem ser relevantes para a sua carreira.
Veja outros posts para ter uma visão melhor sobre o gerenciamento de projetos.
Até a próxima!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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