A gestão de conflitos é uma habilidade necessária para que a sua empresa atinja bons resultados. Isso porque a boa comunicação e convivência entre os funcionários é responsável pelo aumento da produtividade de uma equipe.
Cada um possui uma personalidade e, por isso, algumas divergências de ideias podem acontecer. Consequentemente, discussões e conflitos. Um bom gestor é responsável por amenizar essas diferenças no ambiente empresarial.
Confira como a gestão de conflito organizacional é importante para o fortalecimento da cultura de sua empresa e por que você deve se especializar na área por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
A gestão de conflitos consiste no planejamento e na comunicação assertiva em busca da prevenção e da resolução de divergências entre colaboradores de uma empresa.
Dessa forma, estabelecer soluções e estratégias para evitar problemas de relacionamento e possibilitar um ambiente empresarial saudável são algumas das funções de um gestor de conflitos.
Como dito anteriormente, esses confrontos acontecem pela divergência de personalidades entre colaboradores, são inevitáveis e devem ser amenizados pelos gestores e líderes.
Logo, é necessário estar em constante acompanhamento das relações entre a equipe para identificar possíveis desacordos e assim, mediar e possibilitar novas resoluções. A cultura de feedback é um grande exemplo disso.
O desenvolvimento de boas lideranças é importante para que melhores ações sejam tomadas em relação à solução desses conflitos. Bons gestores estarão lá para motivar os colaboradores, escutá-los e engajá-los perante uma causa.
Os conflitos podem ser classificados em:
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Além disso, a natureza dos conflitos também é uma outra maneira de classificação. Confira a seguir:
O Conflito Manifesto também é conhecido como conflito aberto e pode ser percebido e visível por outros colaboradores da organização.
Por ser evidente, ele pode interferir no dia a dia da empresa e afetar a produtividade da empresa.
O Conflito Sentido possui esse nome por gerar tensão em pelo menos uma das partes afetadas.
Por envolver um impacto emocional, também pode afetar diretamente o colaborador e a empresa. É necessário muita cautela na resolução dessa desavença.
O Conflito Percebido consiste em compreensão das partes sobre o seu desacordo, mas ainda não se manifestam abertamente.
Isso pode ser realizado por apenas um funcionário envolvido e é de responsabilidade do gestor identificar a situação e solucioná-la.
O Conflito Latente consiste em uma discordância discreta entre os envolvidos e a organização.
Caso passe despercebido pelos gestores, este conflito pode se intensificar, mostrando que os gestores devem estar presentes e tomar pequenas iniciativas.
A gestão de conflitos é responsável pelo aumento de produtividade da equipe, além de maior desenvolvimento da comunicação entre os colaboradores, o que cria um ambiente amigável dentro de um setor ou de uma empresa em sua totalidade.
Dessa forma, é fundamental que o gestor identifique a causa raiz do conflito para tomar ações mais assertivas em relação ao problema. Além disso, deve ser ressaltada a imparcialidade e o foco no acontecimento, não nos envolvidos.
Um conflito pode acontecer por mudanças em algum processo da empresa, desacordos entre departamentos, comunicação ineficaz, pressão por resultados, recursos mal distribuídos, entre outros motivos.
Além disso, a importância da gestão de conflitostambém inclui melhor desenvolvimento de soft skills das lideranças, além da construção de uma visão estratégica para identificar o que deve ser aprimorado nessas relações.
Isso evita que os colaboradores estejam desmotivados, com baixo desempenho e ausentes, além da perda de talentos com as constantes demissões, o chamado turnover. É necessária a construção de uma equipe positiva.
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Alguns exemplos de profissionais são Recursos Humanos (RH), Gestão de Pessoas e líderes de diversas áreas, mas é um curso livre para qualquer profissional interessado na resolução de conflitos.
Neste curso, serão desenvolvidas estratégias de conciliação e de empatia para melhor gestão do clima organizacional de uma empresa. Além disso, o desenvolvimento da visão estratégica para identificação dessas desavenças.
A criação de uma cultura forte na empresa, definindo a sua identidade organizacional, apoiando a diversidade e a colaboração entre equipes, é responsável por maior engajamento dos colaboradores e redução de conflitos.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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