O que é PPR e PPL?
Qual a diferença entre PPR e PPL?
Como funciona o PPR e PPL?
Vantagens do PPR e do PLR
Quais são os indicadores que podem ser aplicados no PPR e PPL?
Como implementar um PPL ou PPR?

Quais as diferenças entre PPR e PPL e o impacto nos colaboradores de uma empresa?

Descubra os conceitos de PPR (Participação nos Resultados) e de PPL (Participação nos Lucros) e como eles contribuem para a satisfação dos colaboradores

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quais as diferenças entre PPR e PPL e o impacto nos colaboradores de uma empresa?

O PPR (Participação nos Resultados) e o PPL (Participação nos Lucros) representam dois programas distintos de bonificação para membros de uma empresa, existentes desde 1946 no Brasil. Essas medidas estão sendo usadas nas corporações como instrumento de integração entre capital e trabalho.

Regulamentado pela lei 10.101/2000 da Constituição Federal, o Programa de Participação nos Lucros e Resultados é um benefício não obrigatório que busca a motivação dos colaboradores e o desenvolvimento de sua produtividade no trabalho, além do aperfeiçoamento da cultura organizacional da companhia.

Continue neste artigo e confira porque o PPR e o PPL são importantes para a satisfação dos colaboradores de uma empresa, tirando suas dúvidas sobre esses dois programas a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é PPR e PPL?
  • Qual a diferença entre PPR e PPL?
  • Como funciona o PPR e PPL?
  • Vantagens do PPR e do PLR
  • Quais são os indicadores que podem ser aplicados no PPR e PPL?
  • Como implementar um PPL ou PPR?

Bom aprendizado!

O que é PPR e PPL?

O PPR (Programa de Participação nos Resultados) consiste na premiação com uma remuneração extra para colaboradores que atingirem metas previamente estabelecidas. Os valores pagos são definidos previamente para cada objetivo alcançado.

Já o PPL (Programa de Participação nos Lucros) está relacionado à uma bonificação realizada de acordo com os lucros obtidos por uma empresa por um determinado período de tempo.

Para serem colocadas em prática, é necessário que a empresa defina metas a serem alcançadas - no caso da PPR - ou lucros a serem conquistados - no caso da PPL - para a mensuração das atividades realizadas pelos colaboradores.

Assim, esses dois programas são responsáveis por vantagens para os dois lados da empresa, permitindo o incentivo dos profissionais a alcançarem as suas metas e, consequentemente, possibilitando a otimização dos resultados da corporação.

Qual a diferença entre PPR e PPL?

A diferença entre o PPR e o PPL é que o PPR está relacionado diretamente às metas que podem ser alcançadas por uma equipe ou pela empresa, com base no desempenho individual do colaborador, enquanto o PPL consiste na bonificação dos colaboradores em relação à lucratividade da empresa.

Dessa maneira, no caso do PPR, mesmo que a empresa não obtenha lucros significativos, é obrigatório que ela pague os colaboradores que alcançaram as metas estabelecidas e contribuíram para os resultados obtidos. No caso da PPL, a empresa poderá pagar a participação nos lucros para todos os funcionários independente de metas estipuladas.

Depois de explicar a diferença entre os dois programas, é hora de entender como funcionam os pagamentos da PLR (Programas de Participação de Lucros e Resultados):

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Como funciona o PPR e PPL?

O PPR e o PPL são adotados de formas diferentes em uma empresa. O PPR é adotado a partir da definição de metas individuais ou para uma equipe e, à medida que esses objetivos são alcançados, os seus colaboradores conquistam as bonificações.

Já no caso da PPL, a bonificação depende do lucro obtido pela empresa. Isso pode ser definido por períodos menores - como quartis e bimestres - ou por mais tempo - entre seis meses a um ano. Com isso, esses valores dependem diretamente da lucratividade obtido em cada período.

Assim, esses programas são considerados bonificações e, por isso, são isentos de tributos trabalhistas. Porém, é necessário que o colaborador inclua o valor recebido na sua declaração de imposto de renda (IRPF).

Em relação à educação financeira, é aconselhável guardar 80% do valor recebido nessas bonificações para investir em novos projetos pessoais e profissionais. No caso de pessoas com inadimplência, é importante zerar as suas dívidas e retraçar as estratégias financeiras, planejando as próximas ações com cautela.

Esses valores permitem a criação de uma reserva de emergência, poupança e investimentos, além de possibilitar a realização de outros objetivos pessoais e profissionais. Mesmo não sendo uma renda certa, é interessante planejar com o que podem ser utilizadas essas bonificações.

Vantagens do PPR e do PLR

Os programas de participação de lucros e resultados contribuem no cumprimento de metas estabelecidas na empresa, além de desenvolver a motivação e impulsionando a produtividade e a alta performance do colaborador em suas atividades laborais.

Com eles, a melhoria contínua de uma equipe está sempre presente, aumentando o comprometimento em seguir o planejamento estratégico, em atender clientes dentro do prazo e a melhorar o desempenho de cada função realizada, reduzindo desperdícios e aperfeiçoando processos.

Esse engajamento também permite um melhor trabalho em equipe para o alcance dessas metas, unindo todos os membros em ótimos propósitos para a evolução e a busca de melhores resultados em todas as ações realizadas.

Além disso, esses benefícios ajudam a melhorar o relacionamento entre a empresa e os funcionários, desenvolvendo maior confiança e aumentando a retenção de talentos dentro da companhia. Tudo isso contribui para que os produtos e serviços oferecidos pelas empresas evoluam e ganhem qualidade.

A melhora nesse relacionamento também é responsável por mudanças significativas na cultura organizacional da empresa. Por isso, mesmo que esses programas não sejam obrigatórios, as companhias reconhecem a sua importância e adotam os seus benefícios para os seus funcionários.

Outra vantagem em estreitar as relações entre empregador e empregado é reduzir a taxa de turnover dentro da empresa. Ou seja, reter colaboradores, mantê-los motivados e satisfeitos com os processos de recursos humanos é muito importante para que a reputação da sua empresa seja positiva também para possíveis inscritos nas próximas seleções.

Quais são os indicadores que podem ser aplicados no PPR e PPL?

Para definir quais indicadores serão utilizados na prática do PPR e do PPL, em primeiro lugar, é necessário definir as metas que serão estabelecidas e alinhadas ao planejamento estratégico da empresa. Para isso, é fundamental que elas sejam SMART (metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizadas).

Dentro dessas metas, devem ser estabelecidos os indicadores KPIs, que medem a performance de cada gestor do negócio. Classificados entre métricas de volume (valores absolutos) e de eficiência (porcentagem), esses indicadores podem ser utilizados em qualquer etapa dos processos para medição de resultados.

Alguns desses indicadores são:

  • Indicadores de qualidade do produto ou do serviço;
  • Indicadores de produtividade de atividades;
  • Indicadores de efetividade de produtos e serviços;
  • Indicadores de capacidade de resultados; 
  • Índice de Absenteísmo;
  • Indicadores estratégicos. 

A partir da definição e do acompanhamento desses indicadores, é possível a melhoria contínua dos processos. Dependendo dos resultados obtidos, novas ações devem ser tomadas para que a equipe esteja no caminho certo e alcance as metas traçadas pela empresa.

Relatórios mensais e feedbacks contínuos contribuem para o sucesso desse processo, já que permitem melhor alinhamento das expectativas, tomada de decisão e definição dos próximos passos.

Como implementar um PPL ou PPR?

Primeiramente, a empresa que tiver interesse em implementar o PPL ou o PPR deve definir uma comissão paritária, composta por representantes da empresa, representantes dos colaboradores e um representante do sindicato da categoria, para a realização do acordo coletivo.

Em seguida, os objetivos de desempenho e regras dos programas devem ser definidos com clareza, levando em conta as informações relacionadas a metas e rendimentos da empresa. Os indicadores de desempenho podem ser globais, setoriais ou individuais, relacionados à produtividade, qualidade ou lucratividade.

A lei nº 10.101 indica que a empresa deve criar programas de metas, resultados e prazos, definidos nesta comissão paritária. Nesses programas, os objetivos e os indicadores de desempenho estarão presentes de maneira clara, assim como a forma e o prazo de pagamento das bonificações.

Além disso, algumas regras de elegibilidade ao PPL e ao PPR são:

  • Fazer parte do quadro de funcionários no final dos resultados apurados;
  • Respeitar o princípio da proporcionalidade nos momentos de contratação e demissão de funcionários;
  • Não estar afastado de suas atividades por mais de 180 dias.

O Programa de PLR deve ser aplicado a todos os funcionários da empresa, com no máximo, dois pagamentos por ano, com no mínimo um intervalo trimestral. Dessa forma, qualquer colaborador tem o direito de receber pelos lucros da empresa, mesmo que tenha trabalhado apenas por um período do ano.

O pagamento pode ser realizado de duas formas. Sendo fixo, a partir da distribuição de um mesmo valor a todos os funcionários, independente do cargo e da função de cada um, ou variável, a partir da remuneração e das atividades realizadas por cada um. Geralmente, o pagamento é realizado em março ou abril, após o fechamento das metas do ano anterior.

Como dito anteriormente, essas bonificações são isentas de tributos trabalhistas, mas devem estar incluídas na declaração do imposto de renda (IRPF) e o pagamento de imposto é obrigatório a partir de R$6.677,55 de bônus:

  • De R$ 6.677,56 a R$ 9.922,28 - alíquota de 7,5%, equivalente a R$ 500,82;
  • De R$ 9.922,29 a R$ 13.167,00 - alíquota de 15%, equivalente a R$ 1.244,99; 
  • De R$ 13.167,01 a R$ 16.380,38 - alíquota de 22,5%, equivalente a R$ 2.232,51; 
  • Acima de R$16.380,39 - alíquota de 27,5%, equivalente a R$ 3.051,53.

Assim que todas as exigências e critérios forem aprovados por 100% da comissão, o processo deve ser documentado e divulgado para toda a empresa. Essas ações também contribuem para o aperfeiçoamento do Employer Branding, tornando o ambiente mais agradável e motivador.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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