O que é ser uma pessoa proativa?
Reatividade x Proatividade
O que é Proatividade no Trabalho?
Quais as principais características de uma pessoa Proativa no Trabalho?
7 dicas de Proatividade no Trabalho
Como ser Proativo durante processos seletivos?
Está na hora de aplicar!

Confira quais as atitudes de pessoas Proativas no Trabalho e como se tornar uma delas!

Veja, por meio de 7 dicas, como desenvolver a Proatividade no mercado de Trabalho e se tornar um profissional de destaque!

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Confira quais as atitudes de pessoas Proativas no Trabalho e como se tornar uma delas!

Você pode me falar uma qualidade sua?

Uma resposta comum para essa pergunta em processos seletivos é dizer que você tem proatividade no trabalho, ou, simplesmente, que é uma pessoa proativa.

Mas, será que as pessoas sabem mesmo o que significa ser proativo e conseguem aplicar isso no ambiente empresarial?

Neste artigo, você vai entender quais são as características dessa habilidade, como ela pode ser desenvolvida e aplicada no trabalho e em outras áreas da sua vida.

E, mesmo que você já esteja por dentro deste assunto, também pode aproveitar nossas dicas para estar sempre melhorando e crescendo profissionalmente.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é ser uma pessoa proativa?
  • Reatividade x Proatividade
  • O que é Proatividade no Trabalho?
  • Quais as principais características de uma pessoa Proativa no Trabalho?
  • 7 dicas de Proatividade no Trabalho
  • Como ser proativo durante um processo seletivo?
  • Está na hora de aplicar!

Vamos lá?

O que é ser uma pessoa proativa?

Uma pessoa proativa é aquela que antecipa ações, sempre pensando no futuro e atuando como um bom planejador.

Assim, quem tem proatividade pode agir antes mesmo que os problemas aconteçam, tomando ações preventivas e evitando problemas.

Mas, não confunda proatividade com iniciativa e ousadia. Embora as pessoas proativas sejam vistas dessa forma, suas atitudes são pensadas a agregar valor e não apenas a ser o primeiro a realizar uma tarefa (ou apenas aquele que levanta a mão mais rápido).

No seu ambiente de trabalho você é uma pessoa proativa ou reativa? No próximo tópico, vou falar sobre uma característica oposta a proatividade que é a reatividade, assim você poderá tirar as suas próprias conclusões.

Reatividade x Proatividade

Pessoas reativas são aquelas que deixam acontecer para depois tomar uma atitude. Por insegurança ou pessimismo, essas pessoas cumprem tarefas apenas quando são designadas a isso.

Dessa forma, o antagonista da pessoa proativa é a pessoa reativa. Então, você pode pegar o que eu disse no tópico anterior, sobre ter proatividade, e pensar no oposto.

A reatividade é marcada pela passividade nas atividades. No trabalho, a pessoa reativa não deixa de cumprir suas tarefas, mas também não faz nada além disso.

E qual é o comportamento do colaborador que tem proatividade no trabalho?

O que é Proatividade no Trabalho?

Ter proatividade no trabalho é ter a capacidade de enxergar possíveis problemas e pontos de melhoria na execução de atividades, além de criar estratégias de solução antes que essa tarefa seja designada por um superior.

Quem não quer um colaborador que executa funções pensando no futuro da companhia e age antes mesmo de um problema maior ocorrer?

Isso mesmo, qualquer empresário deseja isso. Por isso, essa é uma qualidade tão cobiçada e requisitada pelas organizações.

Mas, não é fácil ser essa pessoa. A seguir, vou mostrar as características que cercam a proatividade no trabalho para você entender o que deve ser desenvolvido.

Quais as principais características de uma pessoa Proativa no Trabalho?

A proatividade no ambiente de trabalho vem acompanhada de algumas características essenciais para a sustentação de um profissional com essa qualidade, veja quais são:

  • Pensa no futuro: Os profissionais proativos estão sempre pensando um passo à frente e nas consequências das suas ações
  • Observador: Para identificar atitudes que possam agregar valor, a pessoa que demonstra proatividade no trabalho deve ser um bom observador das movimentações da empresa
  • Planeja ações: É capaz de planejar ações com base na observação feita e na visão do futuro
  • Toma iniciativa: Não basta só planejar e continuar na zona de conforto, o diferencial está em fazer acontecer antes que alguém solicite
  • Tem confiança: Para tomar a iniciativa é necessário ter confiança e otimismo em tudo que foi pensado e planejado e assumir os erros quando ocorrem.

Então, agora que você já conhece as características de pessoas que possuem proatividade no trabalho, veja algumas dicas para ser essa pessoa e se destacar no ambiente corporativo!

7 dicas de Proatividade no Trabalho

1. Pratique o autoconhecimento

A primeira dica para quem quer melhorar a proatividade dentro da empresa parte do autoconhecimento. Será que você está mais próximo de um funcionário proativo ou reativo?

Você só vai descobrir isso e outras características do seu perfil se fizer uma jornada de autoconhecimento. Além disso, ter consciência dos seus pontos fortes e fracos é o primeiro passo.

Uma ferramenta que você pode utilizar para praticar isso é o teste DISC. Esse teste faz um mapeamento comportamental com base em quatro perfis: dominante, influente, condescendente e estável.

2. Desenvolva habilidades

Para adquirir conhecimento sobre diversos setores da empresa e conseguir analisar e encontrar pontos de melhoria, você tem que desenvolver as habilidades necessárias para o seu setor de atuação.

Se você trabalha em uma empresa que lida com softwares, você deve investir seu tempo em aprender como utilizá-los.

Ou se a sua empresa trabalha com alguma metodologia para desenvolvimento de projetos, como o Scrum , não deixe de se capacitar nesta área para estar por dentro de tudo que ocorre.

3. Seja participativo

Não adianta ter todas as hard e soft skills necessárias para atuar em cima de melhorias se você não sabe o que está acontecendo na empresa, não é verdade?

Então, seja participativo! Para isso, pergunte e esteja atento aos números da empresa. Em quais setores a empresa cresceu mais e em qual cresceu menos? A sua área de atuação está passando por algum problema?

Seja um bom observador e identifique as oportunidades.

4. Elimine o que é desnecessário

Você deve eliminar o que não é necessário, ter foco e peneirar as suas opções e enxergar de fato as oportunidades.

Não trabalhe em cima de ações desnecessárias, que não vão trazer um impacto considerável na instituição e ainda podem te prejudicar ocupando seu tempo.

Se você quiser saber mais, tenho uma ótima recomendação de leitura! O livro Essencialismo , que está na nossa lista de livros de produtividade, não deixe de conferir.

5. Resolva problemas ao invés de reclamar

Agora que você já sabe onde atuar, está na hora de agir. Não deixe isso para depois ou espere que outra pessoa resolva. Faça você mesmo!

Mas, é claro que, se for uma função além do seu alcance na empresa, o "faça você mesmo" inclui reuniões e propostas para os gestores da organização.

Desse modo, você deve estar preparado para apresentar as oportunidades ou problemas que encontrou e lembre-se sempre de se basear em dados! Assim, sua informação tem mais chances de ser bem recebida.

6. Tenha responsabilidade

Outra dica importante para quem quer desenvolver a proatividade no trabalho é saber que junto com essa qualidade você deve ter muita responsabilidade.

Isso porque você vai lidar diretamente com questões que afetam todo o setor de uma empresa, então, tenha consciência do tamanho das suas ações.

Nem sempre as coisas vão sair como o esperado, mas a pessoa que realmente tem proatividade no trabalho assume os riscos e as consequências deles.

7. Seja otimista

Ficou assustado com o papo de responsabilidade? Bem, a proatividade no trabalho, como dito algumas vezes, está ligada ao planejamento.

São atitudes bem pensadas justamente para evitar algum prejuízo para a organização.

E, não basta só isso, a última dica para você ser mais proativo no trabalho é ser otimista, pense sempre nos benefícios da sua atitude, isso ajuda na coragem para realizá-la.

Como ser Proativo durante processos seletivos?

Sempre queremos nos destacar em processos seletivos, não é mesmo? Afinal, aquela vaga tão desejada está em jogo. E é por isso, que eu trouxe 4 dicas para te ajudar durante esse processo!

1. No processo inicial

Sempre que vamos realizar algum processo seletivo, é comum que nos enviem uma série de coisas que ocorrerão durante o processo, como  entrevistas e dinâmicas.

Não é nada legal querer que a empresa se adeque aos seus horários e a sua agenda, mas caso seja necessário, aposte em uma conversa com o time de seleção, lembre-se também de  sempre chegar com a possível solução para seu problema.

2. Durante a entrevista

Chegou aquele momento que dá frio na barriga, você estará diante de um profissional capacitado que irá analisar sua forma de pensar e agir, além de ver se você possui um fit cultural com a empresa.

Sempre procure relacionar as perguntas com possíveis projetos ou soluções que você tenha desenvolvido ao longo de sua carreira.

3. Durante a dinâmica de grupo

Durante essa etapa, você pode demonstrar de várias formas sua proatividade. Podendo ser através de boas ideias para o tema discutido, soluções inovadoras e demonstração de liderança.

4. Em seu currículo

A parte mais difícil de demonstrar proatividade, é através do currículo. Isso porque, o recrutador não estará analisando suas atitudes.

Uma boa dica para esse momento, é apostar em colocar nos resumos das atividades realizadas, boas ideias e sugestões que você tenha feito para resolução de determinado problema.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, eu tenho um presente para você!

Está na hora de aplicar!

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre como desenvolver a proatividade no trabalho, está na hora de se capacitar para ser essa pessoa!

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

[Vídeo] Workshop Hacks para Processos Seletivos

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.