O que é Lean Six Sigma?
Qual é a importância de selecionar um bom projeto Lean Seis Sigma?
Como surgem as ideias para um bom projeto Lean Seis Sigma?
O que é necessário para definir um projeto Lean Seis Sigma?
Que tal conhecer mais?

Veja quais aspectos você deve observar para ter boas ideias para um projeto Lean Seis Sigma

Ter boas ideias para um projeto Lean Seis Sigma é o que te possibilitará implementar projetos que gerem valor e aumente os resultados de uma empresa.

Daniel Fraga
Por: Daniel Fraga
Veja quais aspectos você deve observar para ter boas ideias para um projeto Lean Seis Sigma

O Lean Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa que busca impactar positivamente o resultado financeiro das empresas por meio da melhoria contínua da qualidade de produtos e processos, redução de custos e aumento da satisfação de clientes internos e externos. Mas você sabe como selecionar um bom projeto Lean Seis Sigma?

Se você ainda não sabe ou quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma, continue lendo este artigo, pois nele você vai aprender:

  • O que é Lean Seis Sigma?
  • Qual é a importância de selecionar um bom projeto Lean Seis Sigma?
  • Como surgem as ideias para um bom projeto Lean Seis Sigma?
  • O que é necessário para definir o projeto Lean Seis Sigma?

Vamos lá?

O que é Lean Six Sigma?

É uma metodologia que engloba o conceito de Lean Manufacturing, ou seja, a busca por uma produção enxuta por meio da melhoria de processos e eliminação de desperdícios ao conceito de Seis Sigma que, por meio de uma estatística baseada em dados, busca redução de custos, aumento da satisfação do cliente, otimização de produtos e processos no sistema de produção.

Mas, antes de continuarmos com a leitura deste artigo, tenho uma pergunta para te fazer.

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!


Agora você pode estar se perguntando: "Qual o primeiro passo para quem deseja aplicar a metodologia em uma empresa?"

Nos próximos tópicos, ficará claro o porquê, para garantir o sucesso da implementação de um projeto Lean Seis Sigma em qualquer lugar, é preciso treinar pessoas com perfil apropriado. Essa etapa é fundamental para que elas se transformem em multiplicadores, patrocinadores do programa ou em especialistas no método.

Qual é a importância de selecionar um bom projeto Lean Seis Sigma?

Um bom projeto Lean Seis Sigma terá forte contribuição para o alcance das metas estratégicas da empresa e grande colaboração para o aumento da satisfação dos clientes internos e externos.

Sendo assim, a seleção de um projeto específico para a realidade da empresa e que está alinhado com as metas do planejamento estratégico é de suma importância para a obtenção de resultados.

Terá também chance elevada de conclusão dentro do prazo estabelecido, grande impacto para a melhoria do desempenho da organização e uso de métricas apropriadas para medição dos resultados que devem ser alcançados no projeto específico.

Portanto, em um primeiro momento, seminários, workshops e treinamentos são fundamentais para a capacitação das pessoas envolvidas no programa de metodologia Lean.

Porém, muita atenção: apenas quem realiza os treinamentos de Green Belt e Black Belt estão aptos a desenvolver projetos e se tornarem especialistas no assunto.

É importante dizer que para ser considerado um especialista no método DMAIC e suas ferramentas, não basta você ter realizado apenas um curso, é preciso provar que você sabe como aplicar a metodologia!

A capacitação que você recebe durante o treinamento é apenas um meio para se atingir um fim. Para ser realmente considerado um profissional de sucesso nesta área tudo dependerá da condução e conclusão de seu projeto Lean Seis Sigma.

A definição do projeto Lean Seis Sigma é uma das atividades mais importantes do processo de implementação dessa ferramenta estatística nas empresas e um dos fatores que mais influenciam na certificação dos Green Belt e Black Belt em formação.

Projetos de melhoria bem selecionados conduzirão a resultados rápidos e significativos, mas projetos inadequados poderão implicar no atraso de resultados e uma taxa baixa de certificação.

Como surgem as ideias para um bom projeto Lean Seis Sigma?

As ideias de bons projetos Lean Seis Sigma podem ser obtidas a partir de diversas fontes, como:

  • Indicadores de volume de produção;
  • Produtividade ou desperdícios;
  • Problemas referentes à variabilidade de processos ou à qualidade dos produtos;
  • Custos que exercem um alto impacto no orçamento da empresa;
  • Reclamações e resultados de pesquisas realizadas junto a clientes internos e externos;
  • Resultados de estudos de benchmarking;
  • Oportunidades para melhoria de produtos ou processos com elevado volume de produção;
  • Oportunidades identificadas a partir do mapeamento de processos ou mapeamento do fluxo de valor.

Após criar um banco de ideias de projetos Lean Seis Sigma, é necessário priorizar as ideias avaliando o impacto dos potenciais de cada projeto sobre os objetivos estratégicos da empresa.

Critérios como forte contribuição para o alcance de metas estratégicas da empresa, forte contribuição para o aumento da satisfação dos stakeholders, chance elevada de conclusão dentro do prazo pré-estabelecido, elevado retorno sobre o investimento e conhecimentos importantes que serão gerados para a empresa são exemplos de critérios utilizados na priorização.

O que é necessário para definir um projeto Lean Seis Sigma?

Resumidamente, um projeto Lean Seis Sigma precisa de:

  • Dados confiáveis;
  • Métrica bem determinada para definição da lacuna de performance;
  • Ganhos financeiros relevantes;
  • Comprometimento da equipe.

Além disso, você precisa observar seu horizonte de tempo: não que a sua meta não deva ser audaciosa, mas ela precisa ser viável. Vou te dar um exemplo bem simples: imagine você fundar um clube de futebol hoje e definir que, em cinco anos, ele estará na primeira divisão nacional. Qual a chance de isso acontecer? Beira o impossível, não é?

Este é um ponto importante! O erro mais frequente cometido na seleção de projetos consiste numa escolha muito complexa. A complexidade deve ser suficiente para que seja significativo para a empresa. Porém, não deve ser tão complicado que não possa ser concluído em um período de quatro a seis meses, para um Green Belt, ou em um período de seis a oito meses, para um Black Belt.

Aqui vai uma dica: se, no estágio inicial de desenvolvimento, o projeto Lean Seis Sigma se mostrar muito amplo ou muito simples, o escopo do trabalho deverá ser imediatamente alterado.

Se você perceber que tem uma intenção muito ampla, você pode desdobrá-la em planejamentos menores.

Que tal conhecer mais?

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Daniel Fraga

Daniel Fraga

Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.

 Gestão de Projetos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.