Você conhece os limites do seu caixa?
Comece reduzindo custos
Pense em novas formas de gerar receita
Tenha uma visão clara do seu negócio
Uma forcinha para superar este momento!

Crise Financeira: como organizar seu negócio e reagir à ela?

Descubra a melhor saída em momentos de recessão econômica e veja como e reinventar seu negócio de acordo com as necessidades do novo mercado!

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Por: Parceiro
Crise Financeira: como organizar seu negócio e reagir à ela?

Diferente do que poderia ser esperado até pelo mais organizado dos empreendedores, o ano de 2020 levou o planejamento da maioria dos negócios por água abaixo.

Com uma pandemia instaurada e provocando o isolamento social dos consumidores e trabalhadores, muitos negócios encerraram suas atividades ou viram a situação do seu caixa se agravar.

Nesse momento, para contornar a situação e tentar reverter esse quadro, existe apenas uma saída: aprender com o momento, organizar sua empresa, seu fluxo de caixa e se reinventar de forma rápida para evitar maiores danos.

Você conhece os limites do seu caixa?

Diante do cenário atual, quem ainda não realizava o controle financeiro da empresa percebeu a falta que ter as informações do fluxo de caixa de forma organizada faz para compreender o cenário e até tomar as atitudes necessárias em relação ao próprio negócio.

Quem já mantinha essa gestão em dia, entendeu que ter mais clareza sobre a saúde financeira da empresa permite uma análise inteligente de dados, mais rápida e eficiente.

Então seja através de softwares online ou até planilhas, para entender as possibilidades de adaptações e pontos de atenção do seu empreendimento, é necessário conseguir controlar a relação entre o que sai e o que entra no seu caixa.

Em tempos como o de agora, isso é uma ferramenta poderosa, que pode definir o futuro dos seus negócios, pois diante da grande diminuição de receitas em diversos segmentos, a gestão correta do caixa surge como principal ferramenta para garantir a sobrevivência das empresas.

Com a organização e gestão corretas do fluxo de caixa do seu empreendimento, você consegue:

  • Visualizar informações referentes a cada um dos meses do ano
  • Dados importantes da saúde financeira do seu empreendimento
  • Saber quais custos vai precisar reduzir pra fechar a conta no positivo
  • Saber se vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro
  • Saber se é possível dar mais prazo para os meus clientes ou negociar algum prazo com os fornecedores e
  • Saber se será necessário pegar dinheiro emprestado durante a crise.

Então anote essa dica: ter esse controle de forma organizada será essencial para que você compreenda suas movimentações financeiras e tenha plena consciência sobre os impactos da crise e a sobrevivência da sua empresa durante os próximos meses.

Comece reduzindo custos

Depois de organizar as informações, compreender todas as movimentações e perceber os gargalos e pontos de ajuste do seu negócio, a primeira atitude necessária é em relação aos custos para manter sua empresa ativa.

Para a redução no consumo, cortar gastos e reduzir os valores que saem do seu caixa é a principal forma de reduzir danos de imediato. Então antes de tudo, identifique quais serviços podem ser interrompidos na sua empresa ou quais adaptações são possíveis sem gerar queda no valor daquilo que você oferece.

Por exemplo, se seus colaboradores estão trabalhando de casa, você precisa manter seu plano de internet ativo? O espaço onde todos ficavam alocados não pode ser reduzido ou o aluguel negociado?

Tente negociar valores e até a continuidade de serviços que não estão sendo mais utilizados em plenitude devido à mudanças da dinâmica de trabalho!

Caso a equipe esteja alocada na empresa, avalie como está o ritmo de consumo pelos clientes. Não seria possível negociar valores e prazos com fornecedores para readequá-los à necessidades do seu negócio?

Ou até mesmo, em uma ação direta para movimentar as vendas, repense se vale mais a pena assumir os gastos com armazenamento ou oferecer os produtos por um preço menor.

Promover uma queima de estoque muitas vezes gera o valor necessário para manter o seu negócio rodando sem grandes perdas no valor investido naqueles produtos.

Analise o formato como seu negócio está atuando no presente momento e tome as atitudes cabíveis para eliminar todas as atribuições e ações que estejam demandando muito tempo ou dinheiro sem trazer um retorno equilibrado para esse momento.

Muitas vezes pausar ou finalizar uma operação que está dando prejuízo ou pouca rentabilidade é a saída para investir e pensar em processos mais eficazes e melhor aproveitamento do material (inclusive humano!) disponível para a sua empresa nesse período.

Pense em novas formas de gerar receita

Pensando em se adaptar à oportunidades que surgiram com os novos hábitos de consumo mantidos nesse período, manter seu negócio exige que você explore diferentes oportunidades com o máximo de agilidade possível.

Diversas ferramentas estão disponíveis no mercado e considerá-las agora pode ser a saída para gerar a receita necessária para sua empresa continuar ativa.

Se a sua empresa ainda não investiu em um modelo online de comércio, esse momento gerou a percepção de que dispor dos seus produtos e serviços em um e-commerce, em modelo um operacional através de redes sociais ou mesmo plataformas de venda remota é essencial.

Mesmo com portas fechadas, diversos negócios seguiram operando em home-office movimentando seu caixa e estoque através do consumo online com entrega residencial.

Em um cenário com milhões de pessoas sem poder sair de casa, as compras online se mostraram uma saída tanto para adquirir produtos desejados como para facilidades cotidianas, como as compras por delivery e inclusive pagamentos facilitados.

Se você não dispõe de uma "lojinha" no seu site, são inúmeras as plataformas em que é possível incluir sua empresa atualmente, mantendo disponível assim não apenas o acesso ao seu produto, mas também a possibilidade de gerar receita

E mercadorias não são as únicas possibilidades. Durante esse período, a busca por conhecimento aumentou, de modo que caso ofereça um serviço, permitir que seus clientes aprimorem suas habilidades pode ser uma ótima saída.

Pense no mercado de ensino à distância por exemplo, que já era forte antes da quarentena, está ainda mais aquecido para quem produz e vende conteúdo na internet.

Assim como o varejo, muitas plataformas online permitem o cadastro e disponibilização de conteúdo tanto ao vivo como on demand, sendo possível inclusive a utilização das redes sociais como ferramenta para a prestação do seu serviço.

Com a disponibilidade de um smartphone e um conhecimento especializado sobre algum assunto, já é possível começar a desenvolver material rico sobre qualquer nicho de mercado.

Tenha uma visão clara do seu negócio

Mesmo diante de um cenário inesperado, existem oportunidades e saídas possíveis para manter seu empreendimento ativo e estável. Mas isso só é possível com inteligência e planejamento, dispondo de clareza sobre o presente e o futuro do seu negócio.

Apenas entendendo os limites do seu fluxo de caixa e tendo uma visão completa sobre a saúde financeira da sua empresa você terá uma visão realista sobre que ações podem ser colocadas em prática, garantindo tomadas de decisões mais rápidas e uma gestão mais saudável e segura.

Nesses momentos, é importante ter acesso a todos os dados de forma descomplicada, através de relatórios visuais e um software focado nas funcionalidades que sua empresa mais usa no dia a dia, com facilidades como as oferecidas pelo Granatum.

Uma forcinha para superar este momento!

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