O que é realidade aumentada?
Como surgiu a realidade aumentada?
Óculos de realidade aumentada
Realidade aumentada na indústria 4.0
O que é realidade virtual?
Realidade aumentada e realidade virtual
Realidade aumentada em filmes
O que esperar para o futuro?
E aí? Preparado para entrar nessa nova realidade?

Confira a diferença entre realidade aumentada e virtual e suas funções!

O que é realidade virtual e aumentada? Qual a diferença entre elas? Como se aplicam na indústria e no cotidiano? A resposta de todas as suas perguntas está abaixo!

Anna Carolina Dalalana
Por: Anna Carolina Dalalana
Confira a diferença entre realidade aumentada e virtual e suas funções!

Você provavelmente já ouviu falar em realidade aumentada e virtual ou projeções 3D em algum filme, jogo ou até mesmo no trabalho.

Mas o que exatamente são esses termos?

São tecnologias que vieram para ficar e estão cada vez mais próximas de você. Então, se você tem interesse em descobrir os mistérios desse mundo, vem comigo que eu vou te contar tudo sobre realidade aumentada, virtual e mais. Neste artigo veremos:

  • O que é realidade aumentada?
  • Como surgiu a realidade aumentada?
  • Óculos de realidade aumentada;
  • Realidade aumentada na indústria 4.0;
  • O que é realidade virtual?
  • Realidade aumentada e realidade virtual;
  • Realidade aumentada em filmes;
  • O que esperar para o futuro?

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada vem do termo em inglês augmented reality (AR), que é uma tecnologia que permite a combinação/inserção de elementos virtuais no ambiente real. Essa inserção é feita em tempo real através de pequenas telas dispostas próximo ao olho do usuário, proporcionando uma experiência de elementos digitais no mundo real.

Ela também pode ser chamada de realidade expandida ou realidade ampliada.

Um exemplo dessa tecnologia em nosso cotidiano é o QR Code em livros ou pontos turísticos.

Através da leitura do código, temos indicações de sites de leitura com mais informações sobre o tema, ou locais para visitação, com guias de melhores passeios, incluindo as rotas para todos os pontos turísticos, imagens e todas as informações relevantes para o turista.

Mas como surgiu essa tecnologia?

Como surgiu a realidade aumentada?

Muitos pensam que a realidade aumentada é uma tecnologia nova, mas isso é um engano. O marco inicial da realidade aumentada teve início em 1968 com Ivan Sutherland que desenvolveu um sistema Head Mounted Display, abreviado como HMD. É um dispositivo usado na cabeça como um capacete, que possui uma pequena tela na parte da frente.

Porém, o conceito de realidade aumentada começou a ser utilizado somente na década de 90. Atualmente, a tecnologia de realidade aumentada evoluiu bastante e se espalhou em diversas áreas.

Suas aplicações são ilimitadas e pode ser usada em todas as áreas, tendo como limitador a imaginação. As aplicações mais comuns são vistas em jogos como, por exemplo, Pokémon Go, no qual o usuário utiliza o celular para ir à caça de pokémons (monstros) pelas ruas da cidade.

Esse tema também é muito abordado em filmes de ficção e na maioria deles são utilizadas tecnologias de realidade aumentada que ainda nem existem no nosso mundo.

Uma das mais conhecidas aplicações reais dessa tecnologia é o óculos de realidade aumentada. Você conhece como eles funcionam? Esse é nosso próximo tópico!

Óculos de realidade aumentada

Mais realista que as telas, os funcionam como uma conexão entre o mundo real e virtual.

O Google é uma das empresas que está investindo nessa tecnologia. Eles criaram um óculos de realidade aumentada, chamado de Google Glass.

Este óculos projeta imagens em um prisma e as mesmas são refletidas para dentro da nossa retina. Essa imagem se sobrepõe ao ambiente, gerando uma mistura entre os dois mundos, o virtual e o real.

Vamos ver, mais a frente, como essa tecnologia está presente na indústria. Mas antes…

Comece a aprender agora!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Realidade aumentada na indústria 4.0

A indústria 4.0 tem como base IoT, Big Data e cibersegurança, onde os processos estão conectados permitindo a aquisição instantânea de dados, e assim a tomada de decisões em tempo real.

Na realidade aumentada, é possível fazer simulações em três dimensões (3D) de um processo antes mesmo de sua verdadeira execução, possibilitando o treinamento da equipee a detecção precoce de falhas, podendo corrigi-las antes mesmo que aconteçam.

Temos também a utilização da realidade aumentada na área de manutenção e inspeção, onde tutoriais surgem de forma interativa ajudando o usuário nos passos a serem seguidos para realização da manutenção das máquinas.

O que é realidade virtual?

A realidade virtual ou virtual reality (VR), termo em inglês, é um ambiente isolado criado por computador, onde o usuário interage com essa nova dimensão, sendo ela totalmente digital e não se misturando com o mundo real.

É um termo bastante utilizado, porém é diferente da realidade aumentada.

Um exemplo é o Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual para jogos eletrônicos, onde o usuário fica imerso em uma dimensão gerada por computador. Existem diversos jogos que o utilizam, como é o caso do Project Cars, Adr1ft, Chronos, The Climb, Eve: Valkyri.

Também é citado em vários filmes que abordam o tema da realidade virtual como: Jogador número 1, Tron: O Legado, Matrix, entre outros.

Mas e se combinarmos realidade aumentada e realidade virtual, o que acontece?

Vamos descobrir!

Realidade aumentada e realidade virtual

A união da realidade aumentada com a realidade virtual é o que chamamos de realidade mista, onde o universo virtual se mistura com o real diante dos nossos olhos, e o usuário pode interagir com os elementos das duas dimensões. Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento e amadurecimento, mas possui um grande potencial e, provavelmente acarretará em grandes avanços.

Uma dispositivo que possui essa tecnologia nos dias atuais é o HoloLens, no qual o usuário utiliza óculos que possuem câmeras e sensores integrados que escaneiam o local e projetam na tela transparente objetos virtuais no mundo real, onde o usuário pode interagir.

Realidade aumentada em filmes

Se você gosta de filmes de ficção científica, com certeza já viu o uso da realidade aumentada em muitos deles. Logo, vamos falar de alguns deles e de como a realidade aumentada se faz presente.

Um exemplo muito conhecido são os filmes do Homem de Ferro, com sua armadura capaz de lhe dar informações sobre os elementos que estão no ambiente, além de parâmetros da própria armadura.

Também temos seu assistente J.A.R.V.I.S, uma inteligência artificialque ele mesmo desenvolveu e que em vários momentos dos filmes escaneia informações e as projeta em 3D no ambiente.

Outros exemplos de filmes em que esse tema é abordado, como: Star Wars, Avatar, Vingadores, Transformers, entre vários outros.

O que esperar para o futuro?

Temos grandes expectativas quanto ao futuro da realidade aumentada, porém ela deve ser vista mais como uma combinação com a realidade virtual, a chamada realidade mista. Atualmente, os custos ainda não são muito atrativos, mas com o passar do tempo e o avanço das pesquisas, o preço tende a diminuir, de forma semelhante ao que aconteceu com os celulares.

Partindo um pouco para a imaginação de como a realidade mista pode vir no futuro, temos o filme Sword Art Online: Ordinal Scale lançado em 2017. No filme, existe um dispositivo denominado "Augma".

O Augma é um dispositivo com um formato de fone de ouvido que se ajusta em torno de um dos ouvidos do usuário, possuindo uma parte que é equipada com uma lente que permite projetar imagens diretamente na retina dos usuários e outra na parte de trás da cabeça que é equipado com uma matriz que estabelece uma conexão (link) com o cérebro do usuário.

Augma


Esse dispositivo se comunica com drones que sobrevoam a cidade e são equipados com sensores que escaneiam o local, permitindo assim que o dispositivo altere visualmente o do ambiente, além de inserir outros personagens digitais.

E aí? Preparado para entrar nessa nova realidade?

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Anna Carolina Dalalana

Anna Carolina Dalalana

Grad. em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi bolsista CNPQ para desenvolvimento de plataforma embarcada para aplicações biomêdicas por meio amplificação de movimento em imagem e voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itajubá desenvolvendo projetos de aquecedores solares de baixo custo para implementação em instituições de caridade. Green Belt em Lean Seis Sigma. Foi estagiária de Desenvolvimento de Produtos da aviação comercial da Embraer S.A., trabalhando diretamente com ensaios de sistemas aviônicos em laboratórios de simulação e no desenvolvimento de um projeto na área de Inteligência Artificial para detecção de falhas utilizando reconhecimento de imagem em testes automáticos. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.