O que é reconhecimento de marca?
Quais são os benefícios do reconhecimento de marca?
6 dicas de como conquistar um reconhecimento de marca!
Leve seu negócio a um nível superior conosco!

Conheça os principais benefícios de possuir um bom reconhecimento de marca

Entenda o que é o reconhecimento de marca, quais são os seus benefícios e quais ações podem ser realizadas para conquistá-lo.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça os principais benefícios de possuir um bom reconhecimento de marca

Ter um bom nível de reconhecimento de marca é de extrema importância para a publicidade de um negócio, e consequentemente, para o seu sucesso e desenvolvimento.

Basta parar para refletir, o que vem em sua mente quando pensa, por exemplo, em marcas de smartphone? Sua resposta muito possivelmente deve ser Apple ou Samsung.

Isso pois, ambas as marcas trabalharam em seu reconhecimento de marca e foram bem sucedidas em suas estratégias, garantindo um elevado número de consumidores fiéis.  

Dessa forma, uma marca conhecida é o que possibilita encontrar novos e ainda reter seus clientes. Sendo assim, prossiga na leitura deste artigo para entender mais sobre esse conceito nos seguintes tópicos:

  • O que é reconhecimento de marca?
  • Quais são os benefícios do reconhecimento de marca?
  • 6 dicas de como conquistar um reconhecimento de marca!
  • Leve seu negócio a um nível superior conosco! 

O que é reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca diz respeito ao quão familiarizado um público-alvo está com determinada marca, assim como o quão bem eles a conhecem.

Dessa forma, ele é uma das métricas do marketing utilizadas para entender mais sobre a autoridade, o alcance, e o potencial de alcançar novos públicos de alguma marca em questão.

As marcas que possuem um alto reconhecimento de marca são conhecidas como “populares”, e por isso, é de extrema importância para comercializar produtos ou promover um negócio, principalmente em seus estágios iniciais.

Porém, trabalhar em cima dessa métrica é importante para todos os tipos de empresas, sejam elas multinacionais ou pequenos empreendimentos.

Já que, a imagem que um público possui de uma empresa é um fator de peso em sua tomada de decisão, ou seja, ao decidir fazer ou não uso dos produtos ou serviços desse negócio.

Sendo assim, além de ser decisivo nesse processo, existem outros benefícios que fazem o reconhecimento de marca ser vital para o sucesso de um negócio.

Vamos ver quais são esses principais benefícios a seguir:

Quais são os benefícios do reconhecimento de marca?

Fidelidade dos clientes

No momento em que uma marca possui o reconhecimento do público e consegue se distinguir das demais, ela passa a conquistar a fidelização de seus clientes. 

Sendo assim, ela se torna presente no estilo de vida de seus consumidores, e esses tendem a defendê-la fervorosamente. 

Um bom exemplo disso são os usuários de certos smartphones, computadores ou sistemas operacionais, que se envolvem até mesmo em discussões sobre o uso de marcas distintas.

Conquista de credibilidade

Quando determinada empresa atinge certo patamar de reconhecimento, ela é capaz de ampliar seu número de clientes a partir somente de seu nome.

Isso acontece pois o reconhecimento de marca gera credibilidade para a mesma, ou seja, o público passa a ter confiança em seus produtos mesmo se conhece-los, apenas porque já sabem como ela se posiciona no mercado.

Recomendações

Assim como ocorre com a credibilidade, quando seus clientes confiam em sua marca e estabelecem um relacionamento com ela, eles irão recomendá-la a seus conhecidos.

Por essa razão, as campanhas de reconhecimento de marca aumentam as chances de serem lembradas e recomendadas por seus consumidores.

Além disso, é comprovado que compradores levam em consideração a recomendação de amigos e familiares, bem como costumam fazer pesquisas sobre a satisfação de clientes anteriores com relação a determinado produto ou serviço.

É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.

Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.

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Visto tantos benefícios, o que fazer para conquistar um reconhecimento de marca? Aprenda a seguir:

6 dicas de como conquistar um reconhecimento de marca!

1. Dê importância para a identidade visual

É necessário dar importância a todos os elementos que compõem uma marca, ou seja, deve-se considerar além da comunicação verbal, a comunicação não verbal.

Isso diz respeito à identidade visual da marca. Além do mais, essa identidade deve seguir um mesmo padrão, seja em seus meios de comunicação ou em seu ambiente físico.

Sendo assim, páginas on-line, em redes sociais, sites, ou anúncios em qualquer meio de veiculação, entre outros, devem seguir uma linha específica.

2. Marque presença em diferentes meios de comunicação

Diversificar o investimento em diferentes meios de comunicação é uma prática recomendada que gera grande impacto ao promover o reconhecimento de marca.

Quando o objetivo de um negócio é ser reconhecimento em um segmento em específico, é fundamental explorar todo o potencial presente nas mídias, sejam elas online ou offline, pois assim, é possível atingir sua persona independente de onde ela estiver presente.

3. Reformule o branding se for preciso 

Se uma marca deseja aumentar o reconhecimento e ao mesmo tempo ser desejada, apostar na formulação do brandingé o ponto de partida essencial para isso.

Porém, apesar de que deva ser definido no início, ele deve ser acompanhado durante toda a existência de um negócio.

Diversas vezes uma marca não consegue alcançar o reconhecimento por conta de um erro de branding. Por isso, é imprescindível reformular suas estratégias a fim de se reposicionar no mercado.

4. Realize uma boa segmentação de mercado

Quando a persona de um negócio não se identifica com a imagem que ele está passando, todo o planejamento que foi estabelecido perde sua eficácia.

Por conta disso, é importante separar bem que público sua empresa deseja atingir e apostar na construção da marca de acordo com esse nichoque está sendo visado.

5. Estabeleça um vínculo emocional com o consumidor

Quando um vínculo emocional com o consumidor é criado, pode ajudar a marca a se fixar melhor em sua mente e em sua memória afetiva.

Dessa forma, é preciso transparecer, ao se comunicar com o público, a personalidade da marca, por meio de campanhas e conteúdos diretamente ligados aos valores, crenças e objetivos que a empresa compartilha com o público-alvo.

6. Aposte nos estímulos sensoriais

Além da parte relacionada ao conteúdo visual, uma marca pode usar estímulos sensoriais, ou seja: na audição, no paladar, olfato e tato.

Por meio do uso desses sentidos, o público consegue se lembrar da marca quando entra em contato com algum som, cheiro, sabor ou textura, pois eles desenvolvem lembranças na mente dos consumidores.

Porém, é importante lembrar que não é válido apostar no exagero. O abuso dos sentidos pode levar a sentimentos negativos causados no público.

Também, é preciso apostar em algo único, que cria uma identidade própria e faz com que a marca se destaque das demais.


Por fim, como mencionamos, o reconhecimento de marca é uma das métricas utilizadas no marketing, porém, muitos negócios ainda não entendem como lidar com essas métricas e como elas afetam os padrões de consumo de seus clientes.

Sendo assim, se você se encaixa na parcela que precisa aprender mais sobre marketing, fique ligado em uma dica incrível que temos para você:

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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