O que é remote first?
Qual é a diferença entre remote first e home office?
Quais são os benefícios do remote first?
Como adotar o remote first?
Como ser produtivo no trabalho remoto?

Saiba o que é o remote first e quais são as vantagens desse modelo de trabalho!

Aprenda neste artigo o que é o remote first e quais as vantagens que esta forma de trabalhar poderá proporcionar para a sua companhia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é o remote first e quais são as vantagens desse modelo de trabalho!

Cada vez mais empresas passam pela transformação digital e adotam o trabalho remoto, afinal, existem inúmeros benefícios desta prática. Há alguns tipos de trabalho remoto, e um deles é o remote first.

Deseja aprender mais a respeito do remote first? Continue lendo este artigo, alguns tópicos precisam estar presentes para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é remote first?
  • Qual é a diferença entre remote first e home office?
  • Quais são os benefícios do remote first?
  • Como adotar o remote first?
  • Como ser produtivo no trabalho remoto? 

Vamos à leitura?

O que é remote first?

O remote first é uma maneira de trabalhar que consiste na empresa dar preferência para que as atividades sejam realizadas a distância, não sendo necessário o escritório.

É claro que em algumas situações específicas, cargos de chefia e de liderança principalmente, acabam indo trabalhar presencialmente para conseguir uma melhor coordenação. Mas o restante, conforme suas funções e áreas, acabam ficando a distância, indo ao escritório somente quando for preciso.

Pessoas que nunca experimentaram trabalhar em casa, puderam experimentar os benefícios do remote first na pandemia. Porém, esse conceito não está relacionado apenas com a mudança da rotina, ele vai mais além.

Ele está relacionado diretamente com a cultura organizacional da companhia e com a maneira que ela se comunica e passa suas missões e valores. Caso essa cultura organizacional não seja bem implementada pelo setor de recursos humanos, o remote first poderá fazer com que a equipe perca o foco e produtividade.

Desse modo, para decidir pelo remote first, será necessário considerar mais pontos além dos benefícios e vantagens.

É preciso que a decisão seja muito bem avaliada com base na cultura da empresa, perfil dos funcionários, se eles irão conseguir manter o foco, as demandas e características do mercado.

Além disso, deve-se levar em conta os aspectos tecnológicos, ferramentas digitais e a estrutura da empresa para esse novo cenário, para que a virada de chave ocorra com sucesso.

Algo que as pessoas costumam se confundir com frequência é a respeito da diferença de remote first e home office. Mas fique tranquilo, preparamos o tópico seguinte, exatamente pra explicar isso!

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Qual é a diferença entre remote first e home office?

O home office, também conhecido como trabalho remoto, também consiste em trabalhar a distância, fora do escritório.

Porém, sua grande diferença é que alguns setores da empresa trabalham de maneira remota e outros não, semelhante a uma modelo híbrido onde alguns dias ocorrem trabalho remoto e outros não.

Por sua vez, o remote first é um conceito que faz da empresa ser 100% remota, sendo necessário ir até o escritório apenas em casos excepcionais.

Você deve estar pensando a respeito das vantagens que essa forma de trabalho da a empresa não é mesmo? Vamos conferir algumas delas no próximo tópico!

Quais são os benefícios do remote first?

Muitas empresas que adotaram o remote first desde sua concepção ou até mesmo depois de uma necessidade, puderam usufruir de diversos benefícios, vamos conferir alguns a seguir.

Economia

Através do remote first, muitos gastos poderão ser cortados e por consequência, acaba gerando maior economia financeira e possibilidades de investimento para a empresa.

Por exemplo, a despesa do vale transporte não existirá no modelo de remote first. Além disso, haverá economia em relação ao valor do aluguel, água, luz, instalação de rede e internet e manutenção geral.

É claro que existem alguns gastos que são exclusivos do modelo remote first, mas estes serão mais econômicos do que no modelo presencial, como por exemplo comprar cadeiras para melhor ergonomia de seus colaboradores.

Melhora na retenção de talentos 

De maneira geral, as pessoas preferem trabalhar remotamente, pelo aumento da qualidade de vida, desta maneira não é necessário pegar trânsito, você consegue ficar mais perto da família, aproveitar mais o tempo, entre outras ações.

Dessa forma, as pessoas irão preferir continuar na empresa que possui trabalho remoto, devido a estes diversos benefícios que ele proporciona.

Recrutamento mais amplo

O remote first permite que a empresa contrate profissionais capacitados e com muita experiência em toda a parte do mundo, abrindo um leque mais amplo para a escolha correta do profissional.

Aumento na produtividade

Trabalhar remotamente é importante para criar diversos motivos que proporcionam o aumento da produtividade e otimização do tempo, como por exemplo, horário flexível, estar perto da família, autonomia, etc.

Dessa forma o funcionário irá se sentir mais motivado a realizar suas tarefas.

Porém, é necessário um ponto de atenção. Talvez o efeito possa ser ao contrário, então cabe a gestão implementar uma cultura para que possa obter este benefício do remote first juntamente com apps para a gestão do tempo.

Bom, agora que você já sabe o que é o remote first e seus benéficos, aposto que deseja aprender como adotar este conceito em sua empresa. Vamos conferir?

Como adotar o remote first?

Vamos agora, apresentar algumas dicas importantes e boas práticas mostrando o que a cultura de sua empresa deve ter para que consiga adotar um remote first de sucesso.

Comunicação transparente

Uma empresa remota não pode ser muito diferente de uma empresa de trabalho presencial e uma das grandes queixas em relação ao trabalho remoto é sobre sua capacidade de comunicação.

Portanto, é imprescindível adaptar a comunicação para o trabalho virtual, para que esses gaps não aconteçam. A forma que você vai usar a tecnologia é super importante para isso.

É necessário que as pessoas saibam onde as discussões estão acontecendo, onde são as tomadas de decisão e quais são os canais para suporte.

Para isso, é fundamental implementar um bom software de comunicação e relembrar constantemente para os colaboradores a sua importância.

Vínculo virtual e redes para apoio

Quando as pessoas trabalham remotamente, as interações humanas saudáveis ​​e cotidianas que acontecem no escritório não acontecem. Portanto, é essencial que uma cultura remota priorize as conexões virtuais e tome medidas para promover interações positivas entre os funcionários.

Também é interessante organizar encontros na vida real, como por exemplo um happy hour ou um jantar para comemorar as metas batidas, mantendo assim o bem estar dos funcionários.

Inclusão e confiança

Uma cultura que prioriza o trabalho em casa requer grande nível de confiança para funcionar.

Os colaboradores possuem permissão para trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora, como donos de seu próprio espaço todos os dias. Caso os funcionários sintam-se desconfiados ou mal gerenciados, a cultura da empresa se desgasta.

Sair do trabalho sem perguntar quando necessário não poderá ser visto com maus olhos. Também não é legal utilizar ferramentas que tiram a privacidade do trabalhador, como por exemplo aquelas que monitoram seu trabalho.

Como ser produtivo no trabalho remoto?

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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