O que é a Renegociação de Dívidas?
Como saber se posso renegociar as minhas dívidas?
Como funciona a Renegociação de Dívidas?
Como evitar a Renegociação de Dívidas?
Essa é a trilha para o sucesso!

Entenda de forma simplificada como realizar renegociação de dívidas

A renegociação de dívidas pode ser uma das saídas para quem quer organizar a vida financeira. Descubra aqui como fazer esse processo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda de forma simplificada como realizar renegociação de dívidas

Organizar as finanças pessoais ou do seu negócio pode ser o primeiro passo para uma vida com menos preocupações. No entanto, muitas pessoas passam por diversos desafios durante esse processo. Se você é uma delas, neste artigo você vai entender o que é renegociação de dívidas.

Esse é um mecanismo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor e conta com diversas instituições bancárias para intermediar essa negociação. Ela pode ter como objetivo o alongamento de prazo, a redução das taxas de juros ou até mesmo do saldo devedor.

Além disso, vale ressaltar que a renegociação de dívidas está cada vez mais acessível. Quer conhecer mais sobre esse processo e como ele funciona na prática? Confira os tópicos a seguir:

●     O que é a Renegociação de Dívidas?

●     Como saber se posso renegociar as minhas dívidas?

●     Como funciona a Renegociação de Dívidas?

●     Como evitar a Renegociação de Dívidas?

O que é a Renegociação de Dívidas?

O termo renegociação de dívidas é utilizado para casos onde a pessoa endividada propõe a quem se deve uma nova condição de pagamento com redução dos juros, extensão do prazo e/ou redução do montante devedor.

Mas também pode ser iniciada de maneira contrária, onde o credor faz propostas para o devedor.

Nesse contexto, é importante lembrar que a renegociação de dívidas é um acordo que beneficia ambas as partes. Ou seja, possibilita que o devedor consiga cumprir com as suas obrigações e que o credor receba o que lhe é de direito.

Quer saber se você tem alguma dívida que se enquadra para negociação? Veja a seguir como descobrir.

Como saber se posso renegociar as minhas dívidas?

Para saber se você pode renegociar as suas dívidas pessoais ou do seu negócio é simples! O Serasa Limpa Nome é o portal que disponibiliza todas as informações necessárias para isso.

Basta acessar o site Serasa Limpa Nomee criar uma conta. Essa opção pode ser encontrada no canto superior direito da tela.

Depois de finalizar o cadastro ou caso você já tenha um acesso, preencha com os dados do seu CPF e clique em consultar grátis.

Após inserir as informações e aceitar a política de privacidade, você já será direcionado para a página principal que terá inclusive ofertas de renegociação já disponíveis caso você se enquadre nessa possibilidade.

Vale lembrar que todas as dívidas podem ser passíveis de renegociação, como por exemplo:

●     Cartão de crédito;

●     Contas em atraso, inclusive com o Estado, como IPTU e IPVA;

●     Dívidas bancárias, tanto na pessoa física quanto na jurídica;

●     Boletos vencidos, inclusive contas de consumo como água e luz.

Agora que você entendeu o que é renegociação de dívidas, é hora de entender mais a fundo como funciona esse processo. Por isso, confira a seguir!

Como funciona a Renegociação de Dívidas?

Caso você tenha alguma dívida para renegociar, é preciso avaliar se a proposta cabe dentro do seu orçamento e se será uma boa oportunidade para melhorar o seu controle financeiro pessoal.

Por isso, liste todas as dívidas que você tem para entender o valor total da obrigação. Inclua os cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, boletos, contas e outros.

Após ter esses dados em mãos, é preciso organizar também os recebimentos mensais. Por isso, levante os valores de salário, recebimento de aluguéis e rendas extras.

Na parte do orçamento e gestão financeira mensal também é preciso controlar os gastos. Por exemplo, contas de luz, água, internet ou pagamento de aluguéis.

Isso feito, é hora de entender como potencializar os recebimentos, reduzir os gastos economizando e também organizar o quanto você consegue amortizar das suas dívidas sem comprometer o básico do mês a mês.

Depois disso, você pode avaliar as condições propostas e até mesmo fazer contrapropostas. Assim, será possível se comprometer com pagamentos que cabem dentro do orçamento.

Mas melhor do que a possibilidade de renegociação de dívidas, é evitar que essa necessidade chegue. Por isso, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Como evitar a Renegociação de Dívidas?

As pessoas cometem muitos erros na gestão financeirae eles podem levar ao endividamento. Nesse sentido, separamos algumas dicas para você prevenir essa situação. Confira a seguir!

Controle os gastos no cartão de crédito

O cartão de crédito é um mecanismo que traz diversas vantagens. Afinal, com ele é possível ter algo hoje mesmo sem pagar inteiramente o bem. No entanto, ele também pode ser a causa de umas ciladas.

Nesse sentido, o ideal é estipular o quanto da sua renda mensal você pode comprometer com o pagamento do cartão de crédito. E siga a regra esse valor! Isso significa que ao atingi-lo você não poderá mais fazer compras nessa modalidade.

Prefira o pagamento antecipado e aproveite descontos

Além de controlar os gastos no cartão de crédito, também é possível ter ganhos financeiros ao antecipar faturas ou fazer pagamentos à vista.

Nesse sentido, sempre que for mais vantajoso, opte pelo dinheiro ou cartão de débito. Assim, os gastos não poderão sair do controle.

Faça uma reserva de emergência

Muitas pessoas podem ser financeiramente controladas, mas acabam se deparando com situações que não esperam. Dado isso, possuem como única saída recorrer a empréstimos e financiamentos que não conseguem honrar.

Para que você não passe por isso, monte a sua reserva de emergência. O ideal é poupar o suficiente para que você consiga manter o seu custo de vida por seis meses a um ano.

Assim, situações inesperadas podem ser contornadas de maneira mais tranquila.

Busque fontes de renda extra

Outro ponto importante para muitas pessoas é o complemento de renda. Afinal, sem ele não é possível manter os custos mensais e ainda constituir uma reserva de emergência.

Sendo assim, explore a sua criatividade. Pode ser através de venda de lanches no trabalho, revenda de produtos de beleza ou até mesmo o investimento em artesanatos.

Espere promoções ou cashback 

Sempre que quiser comprar algo, espere até o momento em que esteja em promoção ou busque por boas promoções de cashback. Dessa maneira, será possível economizar, sem deixar de adquirir o que é preciso.

Essa é a trilha para o sucesso!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.