O que é retenção de talentos?
Como a retenção de talentos melhora os resultados da empresa?
7 passos para garantir a retenção de talentos
Qual a relação entre retenção de talentos e liderança?

Entenda o que é retenção de talentos e veja em 7 passos como colocá-la em prática!

Descubra o que é e qual a importância da retenção de talentos e, ainda, veja 7 passos práticos para aplicá-la dentro de uma empresa.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Entenda o que é retenção de talentos e veja em 7 passos como colocá-la em prática!

Você já imaginou quanto custa contratar um novo funcionário? Desde o processo de recrutamento até a capacitação de um novo colaborador, fica claro que a retenção de talentos é a melhor alternativa para o sucesso de uma empresa.

Afinal, quando um funcionário sai, prejudica a gestão de conhecimento, o clima organizacional e o capital humano da organização. Um prejuízo e tanto, não é?

Por isso, investir na valorização dos melhores funcionários e na diminuição do índice de turnover na empresa devem ser prioridades para o time de RH. Você ficou curioso para entender mais sobre esse assunto? Então acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é retenção de talentos?
  • Como a retenção de talentos melhora os resultados da empresa?
  • 7 passos para garantir a retenção de talentos
  • Qual a relação entre retenção de talentos e liderança?

Vamos lá?

O que é retenção de talentos?

Retenção de talentos é o conjunto de ações com o objetivo de manter os funcionários acima da média dentro da empresa, ou seja, evitar que eles se demitam por encontrar alguma oportunidade melhor.

Em um mercado tão competitivo, ter funcionários de alta performance é indispensável para o desenvolvimento positivo de um negócio.

No entanto, para que os colaboradores mantenham-se motivados a entregar bons resultados,é preciso oferecer benefícios.

Na prática, como isso funciona? Os pontos chaves para a retenção de talentos são funcionários:

  • Bem remunerados,
  • Promovidos,
  • Desafiados,
  • Apoiados,
  • Apreciados,
  • Capacitados.

Se você está se perguntando por que a rotatividade é um problema para tantas empresas, saiba que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe, segundo um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page.

Assim, a demanda por bons líderes e gestores tem se tornado cada vez maior e a remuneração para essas vagas pode chegar a mais de 26 mil reais por mês. E você, já pensou em assumir esse papel? Continue com a gente!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Agora que você entendeu o que é retenção de talentos, está na hora de descobrir os motivos desse ser um conceito tão importante.

Como a retenção de talentos melhora os resultados da empresa?

A retenção de talentos é importante porque uma empresa é feita por pessoas. Um time engajado e produtivo é essencial para o sucesso de um empreendimento e quem trabalha com gestão de pessoas sabe muito bem disso.

Grandes companhias como a Unilever e Dafiti Group oferecem benefícios de horários flexíveis, gympass, cursos capacitatórios, programas de mentoria e outras oportunidades aos seus colaboradores.

Toda essa preocupação é para atrair, e principalmente manter na empresa, profissionais bem qualificados e assim, ter vantagens como:

  • Maior produtividade, 
  • Economia de recursos,
  • Bom capital intelectual,
  • Ambiente de trabalho harmônico.

Investir em seus funcionários e reter talentos são formas de impulsionar os resultados de uma empresa. Se você, empreendedor, não quer ficar para trás, é melhor colocar em prática nosso passo a passo do próximo tópico.

7 passos para garantir a retenção de talentos

Quais ações práticas adotar como estratégia de retenção de talentos? Essa é uma dúvida comum para quem está iniciando um negócio ou se aprofundando na área de Recursos Humanos.

Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos um guia com sete passos para garantir a retenção de talentos. Confira!

1. Fit Cultural

O fit cultural é o primeiro passo para um recrutamento de sucesso. Cada colaborador deve ter valores pessoais alinhados aos valores da empresa, para assim se sentir bem no ambiente de trabalho.

É papel do time de RH garantir o “match perfeito” entre o candidato e a vaga, levando em consideração a cultura organizacional e as qualificações técnicas que são exigidas para o cargo.

Mas a etapa de recrutamento é apenas o começo dessa jornada, para reter talentos é preciso ir além!

2. Plano de Carreira

É necessário mais do que uma boa remuneração para conquistar os melhores profissionais do mercado. Investir em benefícios progressivos, flexibilidades e desafios que continuem motivando o colaborador durante sua carreira é o caminho certo para reter talentos.

Assim, dizemos que  plano de carreira é essencial para motivar o funcionário a crescer junto com a organização.

Grandes empresas dão a oportunidade do funcionário se desenvolver ao longo de vários anos, até porque, ninguém gosta daquela sensação de estar estagnado no trabalho, certo?

3. Feedbacks

Para fazer mais e melhor, é preciso primeiro identificar pontos de melhoria. Esse conceito da metodologia DMAIC pode ser aplicado a diferentes contextos e, claro, a retenção de talentos é um deles. Você quer entender como?

Os feedbacks servem como uma oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos de um colaborador, avaliando seu desempenho e suas entregas.

Receber feedbacks é uma forma de mostrar ao funcionário que o trabalho dele está sendo acompanhado por outras pessoas, aquele sentimento de ser reconhecido, sabe?

O ideal é fornecer feedbacks de forma semanal, quinzenal ou mensal, mais do que isso pode ser tempo demais para conseguir acompanhar o desenvolvimento profissional da pessoa.

4. Clima Organizacional

Garantir um ambiente de trabalho harmônico e agradável é o nosso quarto ponto chave. Afinal, as pessoas se sentem mais motivadas a irem trabalhar quando sabem que vão encontrar um bom clima organizacional.

Para acompanhar essa métrica é importante fazer uma pesquisa de clima organizacional com certa frequência, e estar sempre aberto para ouvir as sugestões e possíveis problemas que os funcionários possam estar enfrentando no trabalho.

Cinco pontos essenciais para garantir um bom clima organizacional são:

  • Colaboração a frente da competição,
  • Boa liderança,
  • Transparência nos objetivos,
  • Processos padronizados,
  • Política de comunicação interna.

5. Premiações de Reconhecimento

Se sentir reconhecido e valorizado é fundamental para engajar os colaboradores. Além de feedbacks e um bom plano de desenvolvimento de carreira, uma ideia legal é promover premiações por destaque.

Você sabe a premiação de funcionário do mês? Ou mesmo aquele evento anual do estilo “Oscar” da empresa? Todas essas são maneiras de reconhecer o trabalho e esforço de seus colaboradores.

Ofereça um bônus para quem bater a meta ou algum benefício especial para os funcionários premiados! Esse é um estilo de competição saudável e que pode trazer um ótimo retorno financeiro ao negócio.

6. Programas de Bem-Estar

Dentro e fora do trabalho, as pessoas buscam por qualidade de vida. Nesse sentido, a empresa pode oferecer benefícios como aplicativos de bem-estar, gympass, plano de saúde e outras vantagens para seus colaboradores.

Além disso, ter grupos de conversas, ginástica laboral e campanhas para combater o burnout, por exemplo, são ações práticas que devem estar no dia a dia de uma organização responsável.

O bem-estar do colaborador é fundamental para impulsionar produtividade do seu trabalho, o que consequentemente, beneficia a empresa como um todo.

7. Treinamentos

Quem não gosta de receber um curso de presente? Aqui na Voitto essa é uma das principais vantagens dos nossos colaboradores.

Oferecer capacitações e treinamentos faz parte de uma cultura de desenvolvimento profissional e incentiva aos funcionários a se tornarem players de destaque no mercado de trabalho.

Bom para a empresa e para o colaborador, não é mesmo?

Como comentamos anteriormente, a demanda por lideres realmente profissionais é um grande gap no mercado. Por isso, investir em um curso de liderança é a escolha certa para quem quer dar o próximo passo na carreira como gestor!

Qual a relação entre retenção de talentos e liderança?

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores  irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!!

Liderança para Gestores

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.