O ano de 2021 é um ano cheio de expectativas, uma vez que marca a volta à vida normal (pelo menos em alguns países) após a pandemia.
Mesmo não tendo controlado completamente a disseminação do vírus, o Brasil vem mostrando uma boa recuperação da sua economia e isso pode ser visto nos resultados do primeiro trimestre divulgados para o mercado financeiro pelas maiores empresas do Brasil.
Nesse artigo veremos alguns desses resultados divulgados por essas gigantes de capital aberto. Vamos começar?
O primeiro trimestre de 2021 foi excelente para o Magazine Luiza. Impulsionada pela pandemia, a rede de lojas teve um grande desempenho em suas vendas online.
A empresa cresceu seu lucro em mais de 700% quando comparamos o desempenho do primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2020. Falando em valores absolutos, seu lucro líquido saiu de 30,8 milhões de reais em 2020 para 258,6 milhões de reais em 2021.
O Ebitda da empresa também teve um aumento expressivo: 109% em relação ao do ano passado.
Boa parte desse crescimento da Magazine Luiza é devido ao seu comércio digital, que cresceu cerca de 114% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Mas as lojas físicas também tiveram um aumento no seu desempenho, embora mais modesto: 4% com relação a 2020.
Diferentemente da Magazine Luiza, a Lojas Renner teve prejuízo no primeiro trimestre de 2021. Segundo a empresa, seu prejuízo líquido foi de 147,7 milhões de reais, uma queda bem significativa quando comparada com o lucro de 7,1 milhões no mesmo período em 2020.
O seu Ebitda teve um decrescimento de 85,5%, enquanto que a receita líquida da empresa foi de 1,36 bilhão, 12% menor que no ano passado.
Boa parte desse decrescimento se deve às restrições de mobilidade impostas pela pandemia, o que diminuiu e também ao risco que ela representa aos consumidores.
A gigante do setor de bens de capital apresentou um crescimento de 74% no seu lucro durante o primeiro trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O lucro líquido da empresa saiu de 440 milhões de reais no ano de 2020, para 764,2 milhões em 2021. Dentre os motivos para esse crescimento está o aumento da demanda do mercado externo, aumento da receita obtida com o mercado interno e o aumento do dólar.
Segundo a empresa, o crescimento maior ficou com os equipamentos de ciclo curto, isto é, equipamentos de pequeno porte produzidos em série. Porém, os equipamentos de ciclo longo (produtos voltados para projetos de grande porte) também tiveram uma grande importância para o resultado obtido.
Os resultados do primeiro trimestre de 2021 da Petrobras foram muito satisfatórios quando comparados com os resultados do mesmo período de 2020.
No começo de 2020 a estatal havia apresentado um prejuízo de 48,5 bilhões de reais. Já nesse ano, o resultado obtido foi um lucro de 1,1 bilhão de reais.
A receita líquida da empresa subiu em 14,9%. A alta administração da empresa informou que esse aumento se deu principalmente pelo aumento de 38% no preço do petróleo Brent.
A receita com exportação aumentou em 16,2% em relação ao primeiro trimestre de 2020. O destaque vai para o aumento da participação da China nas exportações, além da Singapura, que se manteve como destino para os produtos da Petrobras fora do Brasil.
A Eletrobras é mais uma empresa que está tendo o primeiro trimestre de 2021 significativamente melhor que o de 2020. Segundo relatório da companhia, seu lucro nesse início de ano foi de 1,6 bilhão de reais, uma alta de 31% quando comparado ao ano passado.
De acordo com o que foi informado pela empresa, o aumento no seu lucro se deve aos resultados obtidos em transmissão de energia elétrica como consequência da Revisão Tarifária Periódica que entrou em vigor em julho de 2020.
A representante do setor alimentício da nossa lista também apresentou lucro no primeiro trimestre de 2021: 2,045 bilhões de reais, uma alta de 75,8% com relação ao mesmo período de 2020, mas uma queda de 49,1% quando comparado ao resultado dos últimos três meses do ano passado.
O início do ano sempre é mais complicado para empresas do setor da JBS, o que significa que os resultados obtidos podem sim serem comemorados.
Segundo o CEO global da JBS, o resultado foi impulsionado pela forte demanda interna, impulsionada pela retomada do foodservice no país. Além disso, houve um aumento das exportações da empresa, especialmente para o mercado asiático.
Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!