Para abrir uma empresa não basta só ter boas ideias, você tem que realizar análises, ter atitude para tirar as ideias do papel e ainda considerar um fator importante: os riscos de abrir um negócio.
Em um contexto de alta mudança e volatilidade do mercado, os riscos têm acompanhado a mesma proporção. Assim, empreender está diretamente relacionado a mensurar e monitorar os mesmos continuamente.
Mas então, como minimizar os riscos do novo negócio para potencializar os resultados?
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Aprenda agora, em três passos, como gerenciar os riscos de abrir um negócio e também como isso pode ser usado durante sua operação.
O primeiro passo para quem quer minimizar os riscos de abrir um negócio é a identificação. Nesta etapa, é fundamental detalhar e registrar todos os riscos envolvidos no projeto, sendo eles positivos ou negativos.
Os riscos positivos incluem casos que aparentemente seriam bons para a empresa, mas que geram consequências negativas a longo prazo. Um exemplo seria o crescimento rápido de um negócio que não possui infraestrutura suficiente para atender as demandas.
Para realizar a identificação dos dois tipos de riscos de abrir um negócio podemos utilizar algumas fontes de informação:
Nesta etapa vamos procurar priorizar, dentre os riscos de abrir um negócio, os que mais impactam. Para isso, podemos classificar os riscos e atribuir valores.
Uma ferramenta para auxiliar neste passo é a matriz GUT. GUT é a sigla para gravidade, urgência e tendência, e, na matriz, você pode classificar os riscos nesses três fatores e depois atribuir notas. Abaixo podemos ver como seria feita essa distribuição:
O resultado da multiplicação entre gravidade, urgência e tendência seria um indicador de qual risco deve ser abordado primeiro. Abaixo um exemplo:
O resultado obtido com a matriz GUT seleciona os riscos de abrir um negócio que são prioritários, ou seja, os que trazem maior impacto para quem quer abrir um negócio.
Vale a pena ressaltar que a matriz pode ser usada também para empreendimentos que já estão em funcionamento. Você pode usá-la para classificar os riscos identificados durante a operação.
Após identificar e priorizar os riscos de abrir um negócio, é hora de planejar as ações que serão tomadas, buscando minimizar os impactos antes mesmo de começar um negócio.
As ações devem ter o objetivo de mitigar os resultados, no caso dos riscos negativos, ou potencializar, no caso dos riscos positivos. E podem ser ações de forma preventiva ou corretiva.
De forma preventiva, estamos antecipando um problema e impedindo que ele apareça. Mas nem todos os problemas podem ser previstos e alguns podem surgir durante a operação ou não foram traçadas estratégias para atuar em cima deles.
Para isso são feitas as ações corretivas, que são aplicadas logo após o problema ter ocorrido e devem receber uma atenção para que não voltem a ocorrer.
Para definir de forma completa os planos de ações, a dica é usar como ferramenta o 5W2H, que tem como base 7 perguntas que irão ajudar a tomar decisões para combater os riscos de abrir um negócio:
Na imagem abaixo, podemos ver como pode ser montada uma tabela com as perguntas:
Através de respostas objetivas a cada pergunta, é possível traçar uma estratégia para minimizar os riscos de abrir um negócio.
Os passos adotados aqui podem ser aplicados tanto para pequenas empresas quanto para os grandes empreendimentos, passando sempre pelos três estágios: identificação, priorização e planejamento de ações.
Todos os empreendedores precisam monitorar e levantar quais são os riscos de abrir um negócio, para que seja possível criar cenários de tomada de ação. Quanto mais preparado para isso cada vez mais você estará apto para driblar os possíveis problemas e potencializar os resultados.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
E não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu feedback sobre este conteúdo! Sua opinião é muito importante para nós, e, nos ajuda a estar sempre melhorando! Até a próxima!
Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!