O que é Scaled Agile Framework?
Achou interessante como o SAFe pode ser aplicado na sua empresa? Que tal conhecer um pouco mais sobre Scrum?
No que o Scaled Agile Framework é utilizado?
Como implementá-lo?
Como funciona a certificação?
Expanda seus conhecimentos!

Descubra o que é Scaled Agile Framework e no que ele é utilizado

Interessado em implementar agilidade na sua empresa? O Scaled Agile Framework é uma ótima maneira de viabilizar isso a nível corporativo.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Descubra o que é Scaled Agile Framework e no que ele é utilizado

O Scaled Agile Framework (SAFe) é uma estrutura de trabalho que procura levar a agilidade, como o Scrum, e os princípios Lean a nível organizacional numa empresa. Já imaginou ter crescimento em produtividade, qualidade de produtos, aumento no time-to-market e, de brinde, melhorar o engajamento e satisfação de funcionários?

Então, tudo isso pode ser tornar realidade com a aplicação desse framework que usa conceitos e práticas de competências Lean, Agile e DevOps. Ficou interessado em alavancar o seu negócio? Confere o que preparamos para você na forma de tópicos, nesse artigo.

  • O que é Scaled Agile Framework?
  • No que o Scaled Agile Framework é utilizado?
  • Como implementá-lo?
  • Como funciona a certificação?

Preparado para expandir seus conhecimentos sobre SAFe? Vamos lá!

O que é Scaled Agile Framework?

Criado em 2011, o SAFe, acrônimo que representa o Scaled Agile Framework, procura tornar os princípios ágeis e enxutos escaláveis, podendo ser aplicados nas empresas como um todo. Esse método promove alinhamento entre as equipes e a gerência, já que funciona a nível corporativo.

Desde sua criação, esse framework já sofreu diversos updates, estando atualmente na versão Scaled Agile Framework 5.0. As versões são atualizadas pela mantenedora Scaled Agile, que fornece diversos conteúdos especializados para os interessados no tema.

Com o amplo uso de métodos ágeis em equipes, surgiu o questionamento da possibilidade de se expandir essas metodologias como, por exemplo, Scrum, Kanban, Disciplined Agile e Extreme Programming, para atingirem todas as dimensões de uma organização.

Nesse sentido, o SAFe baseou-se em princípios integrados, comprovados e práticos para empresas enxutas. Uma de suas vantagens é que esse método pode ser rapidamente compreendido graças a criação da Big Picture, isto é, uma visão ampla e geral.

A Big Picture nada mais é que um grande esquemático em forma de imagem que permite o entendimento dos fluxos, papéis e atividades dentro do SAFe. Com isso, o tempo de aprendizado da metodologia é reduzido para, em média, uma semana.

Confira na imagem abaixo, um exemplo de Big Picture diretamente trazido da especialista Scaled Agile.

Fonte: Scaled Agile.

Além disso, esse framework funciona em três níveis organizacionais: team (equipe), program (programa) e portfolio (portfólio). A nível de equipe é fornecido um modelo de processo para equipes ágeis, o que auxilia em nível operacional.

Já a nível de programa ocorre a integração entre as equipes ágeis buscando fornecer produtos de maior valor para clientes. Essa atuação será a nível estratégico.

Por fim, a nível de portfólio verificam-se os programas e seu alinhamento à estratégia presente no negócio e para investimentos. Isso será a nível gerencial.

Achou interessante como o SAFe pode ser aplicado na sua empresa? Que tal conhecer um pouco mais sobre Scrum?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

No que o Scaled Agile Framework é utilizado?

O SAFe é utilizado para integrar toda a organização dentro de uma estrutura ágil. Isso significa que, a partir desse método, todas as partes da empresa passam a usar práticas e ferramentas ágeis e não só a equipe de desenvolvimento.

Além disso, o SAFe é útil para reduzir o tempo de lançamento de um produto no mercado para aumentar a produtividade e a qualidade e, por fim, para motivar e engajar seus funcionários.

De acordo com estudos de caso, as empresas que fizeram uso do SAFe obtiveram:

  • 20 - 50% aumento de produtividade
  • 25 - 75% melhora em qualidade
  • 30 - 75% mais rápido time-to-market
  • 10 - 50% melhora em motivação dos empregados.

Já imaginou ter um resultado como esse na sua empresa? É realmente incrível! Agora confere o próximo tópico para descobrir como implementá-lo na sua organização!

Como implementá-lo?

A implementação do Scaled Agile Framework acontece por meio de um roadmap que contém 12 passos. Um roadmap nada mais é do que um recurso visual, como o nome sugere, um mapa, que guia os passos a serem adotados durante a implementação.

Os 12 passos recomendados são:

  1. Atingir o momento de virada
  2. Treinar agentes de mudança lean-ágil
  3. Treinar executivos, gerentes e líderes
  4. Criar um centro de excelência lean-ágil
  5. Identificar fluxos de valor e ARTs (Agile Release Trains)
  6. Criar plano de implementação
  7. Preparação para lançamento de ART
  8. Treinar times e lançar o ART
  9. Treinar a execução do ART
  10. Lançar mais ARTs e fluxos de valor
  11. Ampliar o portfólio
  12. Acelerar

O custo de implementação é gratuito, isto é, não é necessário adquirir uma licença para utilizá-lo.

Como funciona a certificação?

Existem vários tipos de certificação SAFe cujos treinamentos levam de 2 a 4 dias. Você poderá escolher qual certificação se aplica melhor à sua realidade e buscar um treinamento próximo de você.

Os treinamentos podem ser encontrados diretamente na mantenedora Scaled Agile.

Expanda seus conhecimentos!

Percebeu como o uso de ferramentas enxutas e ágeis podem melhorar (e muito) o rendimento da sua empresa? Um bom lugar para começar a expandir seu conhecimento nessa área é realizar uma formação de Scrum Master.

Para isso, nós do Grupo Voitto preparamos para você esse Curso de Formação de Scrum Master Exin!

É só clicar no botão abaixo para começar a sua jornada sobre esse conhecimento tão importante para o mercado atual.

Curso de formação scrum master exin

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.